segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Walter decide, Goiás vence, embala e deixa Ponte em alerta no Brasileirão

Walter decide, Goiás vence, embala e deixa Ponte em alerta no Brasileirão
 
A CRÔNICA 
 
por GLOBOESPORTE.COM

A dependência de Ponte Preta e Goiás em relação a William e Walter, respectivamente, ficou evidente no duelo entre os times na tarde deste domingo, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Enquanto a Macaca sofreu com o isolamento do seu camisa 9, o Esmeraldino comemorou a atuação mais participativa do seu artilheiro. Com um gol no primeiro tempo - o sexto na Série A -, Walter foi decisivo e garantiu a vitória goiana por 1 a 0, diante de 4.416 pagantes, para uma renda de R$ 48.315,00.

O resultado embalou de vez o Goiás e ligou o alerta máximo na Alvinegra campineira. Foi o quarto jogo consecutivo sem derrota dos goianos, que pegaram o elevador e subiram para a nona colocação, com 21 pontos. Na parte de baixo da tabela, a Ponte amargou a segunda derrota consecutiva e estacionou nos 15 pontos, à beira da zona de rebaixamento. É a 16ª, com um ponto a mais em relação ao Criciúma, que abre a degola. A torcida não perdoou o tropeço em casa e protestou nos minutos finais, com gritos de 'queremos jogador'.

Os times voltam a campo na quarta-feira por competições diferentes. Pela Sul-Americana, a Ponte enfrenta o Criciúma, em Santa Catarina. No Maracanã, o Goiás tem pela frente o Fluminense, pela Copa do Brasil. Ambas as partidas estão marcadas para as 21h50. Pelo Brasileirão, o próximo desafio da Macaca está marcado para sábado, às 18h30, quando recebe o Cruzeiro, novamente no Majestoso. No domingo, o Goiás visita o Inter, às 18h30.

Waklter gol Goiás (Foto: Luciano Claudino / Ag. estado) 
Walter comemora gol decisivo do Goiás contra a Ponte Preta (Foto: Luciano Claudino / Ag. estado)
 
Goiás domina no primeiro tempo e marca com Walter
O placar de 1 a 0 para o Goiás no primeiro tempo pode ser considerado injusto. Pelo futebol apresentado pelos dois times, a vantagem esmeraldina até merecia ser maior. Os visitantes dominaram do início ao fim. Walter deu o aviso logo aos cinco minutos, com uma cabeçada perigosa. Hugo, com uma bomba, também chegou perto. Com um meio de campo apático, a Ponte não esboçava reação e as ligações diretas beneficiavam a defesa do Goiás.

O gol do Goiás parecia questão de tempo. Na segunda chance clara que teve, Walter não desperdiçou. Aos 17 minutos, ele completou com categoria uma jogada que começou em uma roubada de bola de Dudu Cearense sobre Everton Santos e teve sequência com um passe de Renan Oliveira no campo de defesa para William Matheus avançar sem marcação pela esquerda. O cruzamento ainda desviou em Artur e a bola sobrou limpa para Walter mandar no contrapé de Roberto.

Sem criatividade, a única aposta da Macaca era na bola parada. Foi assim que Artur, em uma cobrança de falta da intermediária, obrigou Renan a fazer a primeira defesa difícil na partida, aos 42 minutos. Enquanto isso, o Goiás continuava perigoso. Hugo comandava as jogadas ofensivas, e Walter fazia o time jogar com toques inteligentes. Os dois ainda tentaram ampliar, mas pararam em Roberto. No fim das contas, o 1 a 0 para o Goiás na primeira etapa foi lucro para a Ponte.
Ponte melhora, mas não consegue o empate

A fraca atuação da Ponte no primeiro tempo obrigou Carpegiani a mexer. As apostas foram em Luis Advíncula e Fernando Bob, que entraram nos lugares de Artur e Everton Santos, respectivamente. A Macaca voltou melhor. Se na etapa inicial Renan só foi trabalhar no fim, no segundo tempo precisou agir logo aos seis minutos, quando Chiquinho bateu colocado, e o camisa 1 do Goiás evitou o empate. Na sequência, só torceu em nova finalização perigosa de Chiquinho.
Carpegiani, então, promoveu a terceira substituição. Com Uendel no meio, ele sacou o volante Baraka e colocou Rodrigo Biro para reforçar o apoio pela esquerda. Com a pressão da Ponte, o Goiás praticamente abdicou do ataque e se limitou a defender. A Ponte tentou o empate até o fim. William ainda acertou o travessão em chute da entrada da área. Pouco depois, Chiquinho já saia para comemorar quando a defesa desviou a finalização que tinha endereço certo. Foi a última esperança da Ponte para evitar a derrota. O Goiás respirou aliviado e saiu de Campinas com os três pontos.

 
FONTE:

Nenhum comentário: