segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Atlético-PR vence o Criciúma de virada e assume a quinta posição

Resultado de 2 a 1 na Vila Capanema toma a colocação do rival Coritiba. Tigre continua sem vencer fora de casa e continua na zona de rebaixamento
 
A CRÔNICA 
 
por GLOBOESPORTE.COM

O Atlético-PR venceu o Criciúma de virada por 2 a 1, na Vila Capanema, e chegou a quinta  posição do campeonato Brasileiro com 24 pontos, um a  menos que o quarto colocado, o Corinthians, além da marca de não  perder um jogo há oito rodadas. De quebra, os atleticanos ainda comemoraram o fato de terem ultrapassado o rival Coritiba pela primeira vez na tabela, que caiu para a sexta colocação.

Valente, o Criciúma tentava a sua primeira vitória fora de casa dentro do Brasileirão, que também valeria a saída do time da zona de rebaixamento. A equipe não se intimidou na Vila Capanema que recebeu 9.416 torcedores atleticanos (renda de R$ 107.180,00) e saiu na frente com gol de Sueliton no primeiro tempo, mas viu o veterano Baier e o xodó, e artilheiro, Ederson virarem a partida.

Pelo Brasileirão, o Atlético-PR joga contra o Botafogo no próximo domingo, na Vila Capanema. Antes disso, na quarta-feira, vai a São Paulo para o primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil contra o Palmeiras. O Criciúma também joga no meio de semana, mas pela Copa Sul-Americana, contra a Ponte Preta, na quarta-feira. No Brasileirão, o Tigre recebe o Coritiba, no próximo sábado.

Ederson gol Atlético-PR (Foto: Geraldo Bubniak / Ag. Estado) 
Xodó da torcida, Ederson fez o gol que deu a vitória para o Atlético-PR (Foto: Geraldo Bubniak / Ag. Estado
 
Primeiro tempo de muita correria e gol do Tigre
A partida começou em alta velocidade com o Atlético-PR empolgado dentro de casa, armando as jogadas e chegando com perigo desde os primeiros minutos. Como corria muito e atacava também, o Rubro-Negro abria espaços para os contra-ataques do Tigre, que aparecia com perigo.

O Atlético-PR tinha mais volume de jogo e criou várias chances de gol, principalmente com Paulo Baier nas cobranças de falta que rondavam a área do Criciúma. Mas a improvisação feita pelo técnico Vagner Mancini com o lateral-direito Léo no lado esquerdo, para cobrir a ausência do suspenso Pedro Botelho, se transformou no caminho do Tigre.

O Criciúma passou a procurar suas chances e Wellington Paulista era o homem de referência do técnico Vadão sendo municiado pelas boas descidas pela direita de Sueliton, que mostrou técnica, visão de jogo e dificultou para o Atlético-PR.

O lateral do Criciúma deu provas que seria complicado para Léo fazer o seu trabalho aos 16 minutos, quando o jogador atleticano recebeu o cartão amarelo tentado segurar Sueliton. Aos 44 minutos, ele fez a bela jogada levando a bola em velocidade, tirando Léo no jogo de corpo e ainda fitando Luiz Alberto dentro da área para finalizar com efeito. Indefensável para o goleiro Wéverton, a bola entrou e o Criciúma foi premiado.

Furacão de Baier e Éderson viram o jogo
No segundo tempo, os dois técnicos fizeram mudança. Do lado do Tigre,  Vadão foi obrigado a tirar Ivo machucado, para colocar Leandro Machado no meio de campo. Já Mancini tentou recuperar o lado direito tirando Jonas e substituindo por Carlos Alberto. No entanto, a improvisação de Léo continuou.

Bastante corrido e com times abertos, o segundo tempo começou como o primeiro. O Criciúma assustou logo no início com um bom lançamento de Leandro Brasília para Wellington Paulista, mas que o juiz viu impedimento. Éverton respondeu pelo Furacão no meio de campo chutando pertinho do ângulo de Helton Leite.

O empate atleticano veio com o pênalti sofrido por Marcelo, que já havia caído na área duas vezes sem Sandro Meira Ricci ter acredito muito no atacante. Na terceira vez, o empurrão por trás de Gilson foi a senha para Paulo Baier marcar o seu 95º na era dos pontos corridos do Brasileiro e deixar o placar igual.

Baier ainda protagonizou umas das jogadas mais feias de sua longa carreira, quando tentou dominar lançamento de Everton dentro da área, mas pisou na bola, caiu e acabou com a tentativa do segundo atleticano.

O torcedor não teve chance de reclamar de Baier, pois logo depois Marcelo descolou um lançamento da esquerda para dentro da área e o xodó da torcida, Ederson subiu para cabecear e fazer o seu oitavo gol se isolando ainda mais como artilheiro do Furacão.  Aos 40 minutos, Baier foi substituído por Juninho para receber os aplausos da feliz torcida atleticana.

 
FONTE:
 

Nenhum comentário: