segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Na raça, Nadal supera gigante Isner e fatura Cincinnati pela primeira vez

Espanhol mantém invencibilidade na quadra dura, conquista nono título no ano e o 59º de simples da carreira. Ele será número 2 do mundo novamente

Por SporTV.com Cincinnati, EUA

Em mais uma final em 2013, mais um título para Rafael Nadal. Na 11ª decisão dele na temporada, o Touro Miúra saiu de quadra com seu primeiro troféu de campeão do Masters 1.000 de Cincinnati, nos Estados Unidos, neste domingo. Diante do poderoso saque do tenista da casa John Isner, de 2,08m de estatura, o ex-número 1 do mundo viu o rival aplicar 11 aces na partida e não conseguiu nenhuma chance de quebra antes dos games de desempate. Pelo contrário, teve que salvar três break points e três set points no primeiro set. Se saindo bem sob pressão, o espanhol levou a melhor nos dois tie-breaks da partida, venceu com as parciais de 7/6(8) e 7/6(3) e, além do título, manteve a invencibilidade na quadra dura neste ano.

tênis Rafael NAdal ATP de Cincinnati (Foto: Agência Reuters) 
Com o primeiro triunfo em Cincinnati, Nadal completa 26 títulos de Masters 1.000 (Foto: Agência Reuters)
 
- É incrível. Estou muito feliz por isso (vencer Cincinnati pela primeira vez). Infelizmente não tive a chance de jogar bem anteriormente, mas esse ano estava sentindo que estava indo bem. A primeira coisa que posso dizer é dar os parabéns para Isner. Ele passou por grandes oponentes. Me desculpe por hoje (risos). Não tive muitas chances na partida, foi muito difícil lidar com o saque e a direita dele. Tive que ser paciente - disse Nadal, ao receber o troféu de campeão.
Com o triunfo em Cincinnati, Nadal continua isolado como o mais vitorioso tenista em Masters 1.000. Esse foi o 26º título do espanhol em torneios desse nível, aumentando a vantagem para o suíço Roger Federer, que tem 21. Novak Djokovic poderia ter feito história como o primeiro atleta a vencer, pelo menos uma vez, todos os nove Masters 1.000 da temporada, mas foi eliminado nas quartas de final por Isner.

tênis Rafael NAdal ATP de Cincinnati (Foto: Agência Reuters) 
Nadal voltará a ser o número 2 do mundo na próxima segunda-feira (Foto: Agência Reuters)
 
Nadal tem nove títulos em 2013, três deles nos únicos três torneios que disputou em quadra dura: os Masters 1.000 de Indian Wells, Montreal e Cincinnati. Os outros sucessos foram no saibro: Aberto de São Paulo, ATP de Acapulco, ATP de Barcelona, Masters 1.000 de Madri, Masters 1.000 de Roma e Roland Garros. Somente em Wimbledon, único evento na grama que jogou, é que o espanhol não conseguiu chegar até a final, parando logo na primeira rodada. O atual 3º do ranking ainda foi vice-campeão no ATP de Viña del Mar e no Masters 1.000 de Monte Carlo, ambos jogados na terra batida.

Agora dono de 59 títulos de simples, o Miúra também vai ser beneficiado no ranking da ATP, que será atualizado nesta segunda-feira. Somando 1.000 pontos com o título aos 7.860 que possuía antes de Cincinnati - ele não jogou o torneio no ano passado e por isso não tinha pontos para defender - ele vai ultrapassar o britânico Andy Murray, que aparecerá com 8.700 após a campanha até as quartas de final. Com 8.860 pontos, o espanhol será o número 2 do mundo, posição que deixou de ocupar após a eliminação na segunda rodada de Wimbledon de 2012. A partir de então, ele ficaria sete meses parado tratando uma lesão crônica no joelho esquerdo, mas o retorno seria bem melhor do que o esperado.

Agora Nadal terá pela frente o US Open, último Grand Slam da temporada, também na quadra dura. O torneio começa no dia 26 de agosto, com transmissão ao vivo do SporTV.

- Falta uma semana para o US Open, e vencer em Montreal e agora em Cincinnati significa muito. Espero que eu esteja pronto - revelou o Miúra.

O jogo
Tanto Nadal quanto Isner entravam na quadra central do complexo em Cincinnati na condição inédita de finalistas do torneio. Por isso o duelo foi bem estudado, com o espanhol tentando responder o forte saque do tenista da casa, um dos mais potentes do circuito, e buscando sempre atacar com a canhota. O americano não confiava somente no saque, por vezes subia à rede para tentar voleios que matassem o ex-número 1. Até deixadinha ele mandou. Com a folga que o alto aproveitamento no serviço lhe dava, Isner passou a contra-atacar bem. Ele chegou a ter dois set points quando estava na devolução, mas foi justamente com quatro excelentes saques que Nadal se salvou e forçou o tie-break.

john isner cincinnati tenis (Foto: EFE)Isner soltou o braço e, mesmo com 11 aces, não
conseguiu superar Rafael Nadal (Foto: EFE)
 
No game de desempate, o Miúra perdeu a chance de vencer a parcial quando sacaria duas vezes com 5 a 4 de frente. Porém, Isner mostrou grande capacidade de recuperação e foi o primeiro a ter um set point no tie-break. Só que ele também falhou, jogando uma bola para fora. Depois, o americano errou um voleio após contra-ataque de direita do Miúra, que fechou o primeiro set no ponto seguinte com uma devolução do adversário na rede.

O jogo continuou muito disputado e com poucas chances de quebra. Para variar, Isner teve uma no meio do segundo set, e Nadal salvou outra vez com um lindo voleio curto. Apesar da seca de break points, Nadal ficou a dois pontos do título quando fez 0-30 no décimo game. O americano, sem deixar a potência do saque cair, virou. Equilibrado, o confronto teve mais um tie-break e novamente o tenista da casa levou a pior. Com dois ataques na rede, um de esquerda e outro de direita, Isner deu duas mini-quebras para o Miúra. O espanhol perdeu uma após o americano desafiar com sucesso um voleio que o ex-número 1 havia mandado para fora. Com 5 a 3 contra, Isner resolveu arriscar e mandou uma devolução na rede. No ponto seguinte, Nadal conquistou a vitória ao prever onde o adversário atacaria e respondendo com uma bola vencedora na passada.
Extasiado com o título, o Miúra desabou no chão e vibrou intensamente, principalmente por significar a manutenção da invencibilidade na quadra dura.

nadal cincinnati tenis (Foto: Reuters) 
Nadal se joga no chão e comemora o terceiro título na quadra dura nesta temporada (Foto: Reuters)
 
FONTE:

Nenhum comentário: