Espanhol mantém invencibilidade na quadra dura, conquista nono título no ano e o 59º de simples da carreira. Ele será número 2 do mundo novamente
Com o primeiro triunfo em Cincinnati, Nadal completa 26 títulos de Masters 1.000 (Foto: Agência Reuters)
Com o triunfo em Cincinnati, Nadal continua isolado como o mais vitorioso tenista em Masters 1.000. Esse foi o 26º título do espanhol em torneios desse nível, aumentando a vantagem para o suíço Roger Federer, que tem 21. Novak Djokovic poderia ter feito história como o primeiro atleta a vencer, pelo menos uma vez, todos os nove Masters 1.000 da temporada, mas foi eliminado nas quartas de final por Isner.
Nadal voltará a ser o número 2 do mundo na próxima segunda-feira (Foto: Agência Reuters)
Agora dono de 59 títulos de simples, o Miúra também vai ser beneficiado no ranking da ATP, que será atualizado nesta segunda-feira. Somando 1.000 pontos com o título aos 7.860 que possuía antes de Cincinnati - ele não jogou o torneio no ano passado e por isso não tinha pontos para defender - ele vai ultrapassar o britânico Andy Murray, que aparecerá com 8.700 após a campanha até as quartas de final. Com 8.860 pontos, o espanhol será o número 2 do mundo, posição que deixou de ocupar após a eliminação na segunda rodada de Wimbledon de 2012. A partir de então, ele ficaria sete meses parado tratando uma lesão crônica no joelho esquerdo, mas o retorno seria bem melhor do que o esperado.
Agora Nadal terá pela frente o US Open, último Grand Slam da temporada, também na quadra dura. O torneio começa no dia 26 de agosto, com transmissão ao vivo do SporTV.
- Falta uma semana para o US Open, e vencer em Montreal e agora em Cincinnati significa muito. Espero que eu esteja pronto - revelou o Miúra.
O jogo
Tanto Nadal quanto Isner entravam na quadra central do complexo em Cincinnati na condição inédita de finalistas do torneio. Por isso o duelo foi bem estudado, com o espanhol tentando responder o forte saque do tenista da casa, um dos mais potentes do circuito, e buscando sempre atacar com a canhota. O americano não confiava somente no saque, por vezes subia à rede para tentar voleios que matassem o ex-número 1. Até deixadinha ele mandou. Com a folga que o alto aproveitamento no serviço lhe dava, Isner passou a contra-atacar bem. Ele chegou a ter dois set points quando estava na devolução, mas foi justamente com quatro excelentes saques que Nadal se salvou e forçou o tie-break.
Isner soltou o braço e, mesmo com 11 aces, não
conseguiu superar Rafael Nadal (Foto: EFE)
conseguiu superar Rafael Nadal (Foto: EFE)
O jogo continuou muito disputado e com poucas chances de quebra. Para variar, Isner teve uma no meio do segundo set, e Nadal salvou outra vez com um lindo voleio curto. Apesar da seca de break points, Nadal ficou a dois pontos do título quando fez 0-30 no décimo game. O americano, sem deixar a potência do saque cair, virou. Equilibrado, o confronto teve mais um tie-break e novamente o tenista da casa levou a pior. Com dois ataques na rede, um de esquerda e outro de direita, Isner deu duas mini-quebras para o Miúra. O espanhol perdeu uma após o americano desafiar com sucesso um voleio que o ex-número 1 havia mandado para fora. Com 5 a 3 contra, Isner resolveu arriscar e mandou uma devolução na rede. No ponto seguinte, Nadal conquistou a vitória ao prever onde o adversário atacaria e respondendo com uma bola vencedora na passada.
Extasiado com o título, o Miúra desabou no chão e vibrou intensamente, principalmente por significar a manutenção da invencibilidade na quadra dura.
Nadal se joga no chão e comemora o terceiro título na quadra dura nesta temporada (Foto: Reuters)
FONTE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário