quinta-feira, 9 de maio de 2013

Manchester United anuncia David Moyes como substituto de Ferguson


Treinador do Everton comandará os Diabos Vermelhos a partir da próxima temporada. Contrato terá a duração de seis anos e começa em 1º de julho

Por GLOBOESPORTE.COM Manchester, Inglaterra

O sucessor do escocês Sir Alex Ferguson no Manchester United será mesmo seu compatriota David Moyes. Através de sua página oficial, o clube inglês confirmou nesta quinta-feira a escolha do treinador do Everton como o novo comandante da equipe a partir da próxima temporada. Ele será o primeiro à frente dos Diabos Vermelhos após a "Era Fergie", que durou incríveis 27 temporadas. O contrato terá a duração de seis anos e início no dia 1º de julho.

- É uma enorme honra ser apontado como o próximo treinador do Manchester United. Estou muito satisfeito que Sir Alex tenha me recomendado para o trabalho. Eu tenho grande respeito por tudo que ele fez e pelo clube. Sei o quanto será difícil substituir o maior treinador da história, mas a chance de treinar o Manchester United não é algo que acontece o tempo todo - declarou Moyes, agradecendo ao Everton e dizendo que o clube de Liverpool ficará próximo pelo resto de sua vida.

David Moyes novo treinador do Manchester united  (Foto: Reprodução / Site Oficial do Manchester United)Comunicado anunciou a contratação de David Moyes (Foto: Reprodução / Site Oficial do Manchester United)
O United divulgou a escolha por um comunicado em seu site oficial, onde diz que a diretoria "de forma unânime aprovou a recomendação de Sir Alex Ferguson".

- Quando discutimos os candidatos que sentíamos ter os atributos certos, de forma unânime escolhemos David Moyes. David é um homem de grande integridade e com trabalho ético. Eu admiro seu trabalho há muito tempo, e me aproximei dele em 1998, para debater sobre um emprego de assistente técnico. Ele era um jovem em começo de carreira e desde lá fez um trabalho magnífico no Everton. Não há dúvidas que ele tem todas as qualidades que esperamos de um técnico para este clube - declarou Ferguson.

Aprovação unânime

A recomendação de Alex Ferguson foi acatada pela diretoria e pelas principais figuras ligadas ao clube, como o ídolo Sir Bobby Charlton.

- Sempre disse que queria que o próximo treinador fosse um homem genuinamente do Manchester United. Em David Moyes temos alguém que entende as coisas que fazem deste um clube especial. Contratamos um homem que está comprometido com o contrato e irá construir times para o futuro como agora. Estabilidade gera sucesso - declarou o ex-jogador.

Sei o quanto será difícil substituir o maior treinador da história, mas a chance de treinar o Manchester United não é algo que acontece o tempo todo"
David Moyes

O vice-presidente geral do clube, Ed Woodwark, também elogiou a contratação.
- Fiquei muito impressionado como a personalidade de David e sua forma de comandar, que refletem os valores do Manchester United. Eu não tenho dúvidas de que ele vai adotar e em breve será parte integral da cultura e herança única do United.

Avie Glazer, um dos donos do clube, afirmou que o clube não precisou de muito esforço para chegar ao nome do substituto de Ferguson.

- A procura por um novo treinador foi muito curta. Alex foi muito claro com a recomendação e estamos satisfetos que David concordou em aceitar o emprego. Ele vem com excelente credenciais e uma boa trajetória. Sei que ele está ansioso para começar e Ed (Woodward) se reunirá com ele assim que a temporada acabar para discutir os planos - disse.

David Moyes, técnico do Everton (Foto: Getty Images)David Moyes comandou o Everton desde 2002, mas sem resultados expressivos (Foto: Getty Images)
Mais de uma década no Everton

O escocês David Moyes tem 50 anos e trabalhou em apenas duas equipes em sua carreira como treinador: o Preston North End, entre 1998 e 2002, e o Everton, onde permanecerá até o fim da atual temporada. O técnico não conseguiu nenhum título na equipe de Liverpool, mas tem em seu currículo algumas premiações individuais, como três troféus de melhor treinador do ano da Associação de Treinadores da Inglaterra (2002/03, 2004/05 e 2008/09).

Com Moyes, a melhor colocação do Everton no Campeonato Inglês foi um quarto lugar, na edição 2004/05. Na temporada seguinte, a equipe chegou a disputar a terceira fase preliminar da Liga dos Campeões em 2005/06, mas foi eliminada para o Villarreal. O técnico ainda comandou o time em quatro edições da Liga Europa, alcançando as oitavas de final em 2007/08.

Os números também não são muito animadores. Em 516 partidas nos Toffees, Moyes conseguiu 217 vitórias, 139 empates e 160 derrotas, com 42,05% de aproveitamento. A situação é ainda pior quando computados apenas resultados diante de quatro dos maiores clubes do país fora de casa: Manchester United, Chelsea, Liverpool e Arsenal: são 45 partidas, nenhuma vitória, 18 empates e 27 derrotas.

Carreiras quase se cruzaram em 1999

Curiosamente, David Moyes e Alex Ferguson poderiam ter trabalhado juntos há quase 15 anos. Quando Brian Kidd deixou o United para assumir o cargo de treinador do Blackburn, na virada de 1998 para 1999, Ferguson iniciou a procura por um novo auxiliar. Moyes - que estava no Preston North End - foi um dos entrevistados, mas o técnico do Manchester escolheu Steve McClaren.

David Moyes everton e Alex ferguson manchester united (Foto: Agência Getty Images)David Moyes e Alex Ferguson lado a lado (Foto: Agência Getty Images)

- Eu encontrei Fergie no ano que ele venceu a Liga dos Campeões. Ele me chamou para tomar um chá, pois estava procurando um assistente. Eu o encontrei, mas ele deu o emprego a McClaren. Eu fiquei bem com aquilo porque estava gostando do que vinha fazendo no Preston. Mas se a oportunidade viesse, eu não recusaria - contou ao "Mail on Sunday".

Quando Moyes completou uma década à frente do Everton, no ano passado, foi alvo dos elogios de Ferguson. Desde então, David vinha sendo apontado como o possível treinador do United após a aposentadoria de Ferguson, anunciada na última quarta-feira.

Além da nacionalidade, Moyes e Ferguson estão indiretamente ligados por outros fatos curiosos. Os dois foram formados pelo clube Drumchapel Amateurs, de Glasgow. Além disso, o lendário técnico do United jogou nas categorias de base de uma equipe treinada pelo pai de Moyes, de acordo com "The Guardian". O pai de Moyes também teria trabalhado na mesma empresa naval que o pai de Ferguson, no distrito de Govan.



Nenhum comentário: