quinta-feira, 9 de maio de 2013

Fora do padrão Fifa, estádios deverão ter bancos de reservas modificados


Equipamento deve estar no nível do solo, como diz caderno de encargos. Rio, BH, Brasília e Recife já foram avisados sobre necessidades de ajustes

Por GLOBOESPORTE.COM* Rio de Janeiro

Recém-reformados ou construídos, os seis estádios da Copa das Confederações deverão passar por novos ajustes em breve para receber o torneio entre 15 e 30 de junho: os bancos de reservas instalados no Maracanã, no Mineirão, na Arena Pernambuco, no Mané Garrincha, na Fonte Nova e no Castelão não se enquadram no caderno de encargos da Fifa. Quatro cidades-sedes já foram notificadas pela entidade sobre a alteração e preparam a mudança: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Recife.

Veja as simulações da troca no Maracanã: o banco e a visão da primeira fileira

A necessidade do ajuste se dá por conta da construção nas seis novas arenas: os bancos estão localizados abaixo do nível do campo de jogo - com degraus para subir ao gramado -, fora do padrão exigido pela Fifa. Em contato com o GLOBOESPORTE.COM, os responsáveis pelas obras em Salvador e Fortaleza afirmaram que não receberam nenhum comunicado da entidade ou do Comitê Organizador Local (COL) sobre o assunto. Em Belo Horizonte, oficialmente a assessoria de imprensa da Minas Arena disse que os bancos foram feitos "rigorosamente dentro dos padrões da Fifa" e que a administradora do Mineirão também não foi notificada sobre mudanças. Mas o GLOBOESPORTE.COM apurou que o aviso do problema já foi feito, assim como no Rio, Brasília e Recife.

Se o caderno de encargos da Fifa for seguido à risca, todos os estádios da Copa das Confederações precisarão se adequar às exigências. O livro pode ser encontrado no site oficial da Copa do Mundo de 2014. Na página 85 da quinta edição, há o seguinte texto:

"Os bancos devem ser instalados ao nível do solo, mas não devem obstruir a visão dos espectadores. Eles devem ser protegidos por uma concha transparente do tipo Plexiglas contra intempéries e objetos lançados por espectadores".

Além disso, o documento ainda mostra as medidas exatas que a estrutura deve ter para competições da entidade:
Livro FIFA Banco de Reservas (Foto: Reprodução)Caderno de encargos da Fifa tem as recomendações para os bancos de reservas (Foto: Reprodução)

Em Brasília, a Secopa-DF confirmou que haverá um equipamento diferente para a Copa das Confederações. Pelo projeto original, há um desnível de aproximadamente 30 cm no espaço reservado para os bancos que serão usados na abertura do Mané Garrincha, dia 18 (final do Campeonato Brasiliense), e na partida entre Santos e Flamengo, dia 26, pelo Brasileirão. Porém, para o torneio da Fifa, a entidade vai instalar bancos próprios dentro das exigências do caderno de encargos. Ainda não há confirmação se os equipamentos serão mantidos no estádio para 2014 ou retirados após a competição deste ano.

Palco da abertura da Copa das Confederações, a arena da capital federal ainda corre contra o tempo para ficar pronta e o banco nem foi instalado até o momento. Segundo a Secopa, quando houver a colocação do novo equipamento da Fifa não haverá prejuízo para a visibilidade dos torcedores que ocuparem as primeiras filas.

mosaico banco de reservas estádios Copa do Mundo (Foto: Editoria de Arte)

No Rio de Janeiro, a Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop), responsável pelas reformas no Maracanã, não soube informar sobre a necessidade de troca no banco de reservas do estádio da final da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de 2014. Em resposta à solicitação do GLOBOESPORTE.COM, o órgão afirmou por email que vai "apurar os fatos".

Em Recife, os bancos atuais (chamados de "modelo legado") serão substituídos durante os torneios da Fifa e quatro fileiras de assentos na arquibancada, localizadas atrás do equipamento, não serão usadas por torcedore. Depois da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, a Arena Pernambuco voltará a ter os bancos que estão instalados atualmente. Até a manhã desta quinta, os responsáveis pela obra não atenderam às ligações para comentar a mudança.
No Rio, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza, pelo menos três fileiras de assentos atrás das estruturas não terão a visão completa do campo de jogo com a mudança do tipo de banco de reservas. Segundo a Fifa, a situação já era esperada, tanto que os ingressos para estas cadeiras não estão sendo vendidos.

- Os assentos localizados diretamente atrás dos bancos de reservas serão destinados aos membros (equipe técnica) das equipes que disputam a partida, já que nenhum assento com visibilidade reduzida é colocado à venda. É também por esta razão que a capacidade dos estádios durante a Copa das Confederações e Copa do Mundo é significativamente menor do que nos jogos normais (instalações temporárias, tais como plataformas de câmera, podem inutilizar alguns assentos) - explicou o departamento da comunicação da entidade por email.

*Com apuração de Chico Feitosa, Fabrício Marques, Felippe Costa, Marcelo Baltar, Márcio Iannacca, Roberto Leite e Rodrigo Fuscaldi

Banco de reservas do Maracanã (Foto: GLOBOESPORTE.COM)O banco do Maracanã como está atualmente: visão livre para primeira fileira (Foto: GLOBOESPORTE.COM)
 
FONTE:

Nenhum comentário: