quinta-feira, 9 de maio de 2013

Inconstante, Federer perde para Nishikori e cai nas oitavas em Madri


Suíço mescla bom segundo set com bolas isoladas e irregularidade em quadra e sofre derrota de três parciais em cerca de uma hora e meia de partida

Por SporTV.com Madri


A falta de regularidade pode acometer até os principais tenistas do mundo. Jogando o bom tênis que sabe somente no segundo set, Roger Federer foi batido nesta quinta-feira pelo japonês Kei Nishikori, 16º do ranking da ATP, pelas oitavas de final do Masters 1000 de Madri. Apesar de aplicar mais winners que o adversário (30 a 17) e ter um erro não forçado a mais que ele na partida (31 a 30), a atuação do suíço foi marcada pela instabilidade em quadra, principalmente com algumas bolas "lascadas" e sem a direção correta. Nishikori conquistou a classificação com as parciais de 6/4, 1/6 e 6/2, em uma hora e 34 minutos de jogo.

roger federer Kei Nishikori tenis   (Foto: AP)Atuação de Federer contra Nishikori foi abaixo da média do ex-número 1 do mundo (Foto: AP)

- Roger Federer é um ídolo. Vencê-lo era uma das metas da minha carreira, e isso aconteceu no saibro. É incrível - comemorou Nishikori.

Federer foi eliminado logo na segunda partida após uma pausa de dois meses na participação em torneios oficiais. O objetivo era se condicionar fisicamente melhor para a temporada. Antes de Madri, o suíço perdera para o espanhol Rafael Nadal, nas quartas de final do Masters 1000 de Indian Wells. Ao contrário do número 2 do mundo, o "Rei do Saibro" conquistou quatro títulos e alcançou seis finais em seis competições após sete meses ausente do circuito por causa de uma lesão no joelho esquerdo.

Na próxima fase, Nishikori vai enfrentar o espanhol Pablo Andújar, que derrotou o compatriota Daniel Gimeno-Traver depois de ele abandonar a partida ainda no primeiro set. O duelo válido pelas quartas de final será realizado nesta sexta-feira.

O SporTV2 transmite ao vivo os jogos desta sexta-feira do Masters 1000 de Madri a partir das 10h15m (horário de Brasília).

O jogo

Federer até começou bem a partida. Inclusive um dos games de serviço do suíço (o terceiro do jogo) teve apenas 56 segundos de duração. Porém, Nishikori jogou duro no quinto game. Ele conseguiu o break point em um erro não forçado do suíço e conquistou a quebra com uma bola angulada impossível de se pegar. À medida que o japonês crescia em quadra, Federer perdia tempo de bola. Para coroar a a atuação ruim até então, o ex-número 1 do mundo isolou a bola no último ponto do set e viu o adversário levar a parcial por 6/4.

Kei Nishikori tenis vence roger federer (Foto: Getty Images)Nishikori comemora vítoris sobre o "ídolo Federer" (Foto: Getty Images)

Já no segundo set, Federer "namorou" com a quebra desde cedo. No primeiro game ele acertou dois belos pontos na passada, mas Nishikori acabou confirmando o serviço. No terceiro, aí sim o suíço quebrou o saque do oponente e depois abriu 4/1. A boa vantagem animou Federer, que foi melhorando seu tênis até fechar o set em 6/1.
A mesma vantagem que Federer abriu no começou do segundo set, Nishikori aplicou na parcial seguinte. Com direito a outra bola rebatida com a lateral da raquete, o número 2 do mundo perdeu um game de serviço, e o japonês fez 4/1 em seguida. Federer se meteu novamente em um mau momento e permitiu um duplo break e match point. Nishikori botou o ex-líder do ranking para correr e forçou uma bola do suíço na rede, selando a boa atuação com a classificação para as quartas de final.
Resultados desta quinta-feira:
Grigor Dimitrov x Stanislas Wawrinka
Fernando Verdasco 1 x 2 Jo-Wilfried Tsonga
Andy Murray x Gilles Simon
Kevin Anderson 0 x 2 Tomas Berdych
Rafael Nadal 2 x 0 Mikhail Youzhny
Tommy Haas 1 x 2 David Ferrer
Daniel Gimeno-Traver x Pablo Andujar (vencedor por desistência do rival)
Kei Nishikori 2 x 1 Roger Federer

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/05/fora-do-ideal-federer-perde-para-nishikori-e-e-eliminado-em-madrid.html

Nenhum comentário: