quarta-feira, 3 de abril de 2013

Em jogo de artilheiros, Real Madrid e Galatasaray duelam no Bernabéu

Com oito gols cada, Cristiano Ronaldo e Burak Yilmaz lideram as suas equipes nas quartas. GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real

Por GLOBOESPORTE.COM Madri

Oito jogos, oito gols, uma assistência e o topo da tabela de artilharia da Liga dos Campeões dividido com o argentino Lionel Messi. Cristiano Ronaldo e Burak Yilmaz podem ter outras estrelas como companheiros, mas ao menos nos números são os dois que comandam Real Madrid e Galatasaray até o confronto de ida das quartas de final do principal torneio da Europa, disputado a partir das 15h45m (de Brasília) desta quarta-feira, no Santiago Bernabéu. O GLOBOESPORTE.COM acompanhará o jogão em Tempo Real a partir das 15h30m.

Burak Yilmaz Galatasaray (Foto: Reuters)Burak Yilmaz é o artilheiro da Champions ao lado de Cristiano Ronaldo e Messi (Foto: Reuters)
 
As semelhanças entre ambos, no entanto, não vai muito além do fato de terem o gol como objetivo. O craque português de 28 anos é o símbolo do midiático clube merengue, que persegue o seu décimo título da mais cobiçada competição do continente. Um ano mais novo, o turco ganhou cartaz pelas aparições decisivas ao longo da fase de grupos e nas oitavas de final contra o Schalke, quando novamente foi decisivo na primeira classificação do Galatasaray a esta fase em 12 anos.

Depois de rodar por seis clubes na Turquia (entre eles o Fenerbahçe) até se encontrar no Gala, Yilmaz assumiu papel de protagonista. Ele também é o artilheiro do Campeonato Turco, competição na qual o seu time lidera, com 18 gols. Pela seleção, o centroavante de 1,88m brilhou nos duelos pelas eliminatórias para a Copa do Mundo e marcou diante de Turquia e Andorra.

As exibições despertaram a atenção de clubes da Inglaterra, que viram no jogador uma oportunidade certeira e não tão cara. José Mourinho, técnico do Real Madrid, também se impressionou e o colocou no mesmo patamar de nomes como Didier Drogba e Sneijder, outras duas estrelas do Galatasaray.

- Eles contam com jogadores que atuaram nas melhores equipes do mundo e têm experiência suficiente para encarar com tranquilidade um jogo de quartas de final da Liga dos Campeões. Yilmaz, Drogba e Sneijder podem causar estragos contra qualquer equipe - avisou o treinador português.

cristiano ronaldo marcelo arbeloa xabi alondo real madrid treino (Foto: Agência EFE) 
 
Cristiano Ronaldo, à esquerda, com a bola em treino do Real Madrid (Foto: Agência EFE)
Apesar do jogo de palavras, Mourinho sabe que o favoritismo está do lado do Real Madrid. Após um início de temporada regular, a equipe se acertou e acabou com a instabilidade em fevereiro, quando derrotou o Barcelona duas vezes e ainda despachou o Manchester United nas oitavas de final em pleno Old Trafford.

Quando entrar em campo nesta quarta, o time merengue terá completado dois meses sem uma derrota - ela aconteceu no dia 2 de fevereiro, contra o Granada. De lá para cá, acumulou oito vitórias e dois empates, um deles no último sábado, diante do Real Zaragoza, com time misto.
Reencontro de Mourinho com Drogba e Sneijder

jose mourinho real madrid treino (Foto: Agência Reuters)Mourinho voltará a encontrar Sneijder e Drogba em um campo de futebol (Foto: Agência Reuters)
 
Para a partida contra o campeão turco, Mourinho contará com força máxima, inclusive Iker Casillas, já liberado para jogar após uma fratura em um dos dedos da mão, sofrida dois meses atrás. O técnico português, no entanto, descartou a presença do goleiro na partida e até defendeu que ele permaneça na reserva de Diego López. Na defesa, a dúvida é sobre a presença do jovem francês Raphael Varane, que se recupera de dores musculares.

Com tantos nomes à disposição, Mourinho se deu ao luxo de comentar sobre quem está do outro lado. Drogba e Sneijder foram seus comandados no Chelsea (2004 a 2007) e Inter de Milão (2008 a 2010), respectivamente, e ainda estão no coração do treinador português.

- Sneijder e Drogba foram importantes para mim no passado, mas na quarta serão meus amigos, e não jogadores sob o meu comando. Drogba foi um grande jogador para mim, um grande amigo e alguém que vou recordar sempre com carinho. Criamos laços sentimentais que vão para além do futebol.

Para o marfinense, a recíproca é verdadeira.
- Vou enfrentar o meu pai, Mourinho. Tem um lugar especial na minha vida, ele a mudou. Tenho muitas memórias dele. Ele se esforça para conseguir o melhor de cada jogador. Algumas vezes, no Chelsea, quando eu não marcava algum gol, ele me dizia sempre: calma, sem marcar, às vezes pode ser o homem do jogo.

Confira as prováveis escalações:
Real Madrid: Diego López, Arbeloa, Ramos, Varane (Pepe) e Coentrão; Xabi Alonso e Khedira; Di María, Özil e Cristiano Ronaldo; Higuaín (Benzema). Técnico: Jose Mourinho.
Galatasaray: Muslera, Eboué, Semih, Nounkeu e Riera; Altintop, Felipe Melo, Selçuk e Sneijder; Yilmaz e Drogba. Técnico: Fatih Terim.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2013/04/em-duelo-de-artilheiros-real-madrid-e-galatasaray-duelam-no-bernabeu.html

Nenhum comentário: