domingo, 13 de setembro de 2015

Venezuela surpreende a Argentina e garante título inédito da Copa América

Andrés Nocioni é o cestinha do confronto, mas hermanos não conseguem conter a empolgação dos venezuelanos, que garantem título inédito com placar de 76 a 71



Por
Cidade do México


Se na sexta-feira a festa já havia sido intensa com a vitória diante dos favoritos canadenses na semifinal, a classificação para os Jogos Olímpicos de 2016 e a vaga para a decisão da Copa América, os venezuelanos comemoraram ainda mais, de forma frenética, neste sábado. Na final da competição disputada na Cidade do México, eles encararam a experiente Argentina, fizeram um jogo truncado, mas terminaram com o placar de 76 a 71 e o caneco inédito, em uma campanha que entrou para a história do basquete do país.

Venezuela vence Argentina e conquista Copa América de Basquete (Foto: Henry Romero / Reuters)
Venezuela vence Argentina e conquista 
Copa América de Basquete (Foto: 
Henry Romero / Reuters)


Sob o comando do argentino Néstor "Che" García, a Venezuela brilhou no México. Antes disso, os venezuelanos haviam sido vice-campeões para os Estados Unidos na edição de 1992, disputada em Portland. Nem mesmo a experiência de Luis Scola & cia. foi páreo para o ímpeto e a empolgação dos adversários do outro lado da quadra.

O cestinha do confronto foi Andrés Nocioni. Campazzo, da Argentina, chamou a atenção com sete assistências. Do lado venezuelano, destaque para Guillent, com 15 pontos, Vargas, com sete rebotes (Luis Scola conseguiu 11 no confronto), e Vargas, com quatro assistências. 
A Venezuela só participou das Olimpíadas em Barcelona 1992.

Venezuelanos e argentinos fizeram a final da Copa América (Foto: REUTERS/Henry Romero)
Venezuelanos e argentinos fizeram a 
final da Copa América (Foto: 
REUTERS/Henry Romero)


Canadá bate o México com dois pontos no finzinho

Canadá e México brigaram pela medalha de bronze e pela classificação para o Pré-Olímpico Mundial. Eles fizeram um confronto muito disputado, brigado ponto a ponto até o final. Mas quem levou a melhor foram os canadenses, que fizeram 87 a 86. Os últimos dois pontos foram eletrizantes. Faltando 8s para o fim, Cory Joseph acertou a cesta e sacramentou a vitória de virada, garantindo a vaga no último torneio classificatório para os Jogos de 2016.

Canadenses comemoram após medalha de bronze na Copa América (Foto: REUTERS/Henry Romero)
Canadenses comemoram após medalha de 
bronze na Copa América (Foto: 
REUTERS/Henry Romero)


Um outro lance ainda chamou a atenção durante o confronto. Foi no segundo set, quando houve uma pequena confusão. O canadense Melvin Ejim deu um encontrão no mexicano Hector Hernandez, que se irritou. Os dois bateram boca, e a arbitragem deu faltas técnicas a ambos.

México e Canadá fizeram um jogo eletrizante na Copa América  (Foto: REUTERS/Henry Romero)
México e Canadá fizeram um jogo 
eletrizante na Copa América 
 (Foto: REUTERS/Henry Romero)


FONTE:

Nenhum comentário: