segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Times unidos e provocação sadia: clima de paz marca o Atletiba no Couto

Sem o registro de ocorrências graves, tranquilidade impera no clássico entre Coritiba e Atlético-PR. Carro da polícia de choque vira atração nos arredores do estádio


Por
Curitiba



O esforço das diretorias de Coritiba e Atlético-PR deu certo. O clássico entre as principais forças do futebol paranaense foi marcado pela paz neste domingo, quando as equipes duelaram pela quinta rodada do Paranaense 2015. Em campo, o Coxa levou a melhor e venceu por 2 a 0, e, fora das quatro linhas, o clima de tranquilidade imperou dentro e fora do Couto Pereira.

Durante a semana, presidentes, técnicos e jogadores da dupla Atletiba promoveram uma entrevista coletiva que teve como objetivo selar a união, a paz nos estádios e o fortalecimento entre os clubes. A trégua inédita se refletiu nos arredores do estádio e nenhuma ocorrência grave foi registrada pela Polícia Militar.

- Acho que a iniciativa das diretorias influenciou muito para termos um clima mais tranquilo no Atletiba. Alguém tinha que levantar a bandeira branca, e nada melhor do que essa trégua vir 'de cima'. Acredito que muitos torcedores se sentiram mais tranquilos e seguros ao ir para o Couto, onde estamos acostumados a sempre ver muitas crianças e famílias. O bom relacionamento entre os rivais pode trazer muitos benefícios para o futebol paranaense, já que unidos podemos ter uma força muito maior frente ao cenário nacional - avaliou a coxa-branca Thays Zeni, estudante de Jornalismo.

A reaproximação entre os clubes também foi elogiada pelo psicólogo atleticano Rafael Vasconcelos, que marcou presença no Couto Pereira e destacou a união da dupla Atletiba.

- Achei (a atitude positiva). As diretorias tem de agir profissionalmente e em prol da segurança do futebol. Eu gosto de vir ao Couto ver o Atlético-PR e sei que tem muita gente que também gosta, mas não vem por causa da violência. Acho fundamental essa união - disse.

Antes de a bola rolar, os torcedores do Atlético-PR que foram escoltados desde a Arena da Baixada não tiveram problemas até a chegada ao Couto Pereira. Nas imediações, o clima era de tranquilidade entre os torcedores, ansiosos pelo primeiro encontro dos rivais em 2015. Um carro da polícia de choque acabou virando atração entre os torcedores, que tiraram selfies na frente do veículo. O ônibus que levava a delegação rubro-negra chegou ao estádio sob muita provocação dos alviverdes, fato que se repetiu nas arquibancadas, com gritos como "O freguês voltou", por parte dos donos da casa, e "Caiu no centenário", por parte dos visitantes.

Em campo, Coritiba e Atlético-PR entraram juntos pelo centro do gramado, com cumprimentos amistosos entre os capitães Leandro Almeida e Matteus, respectivamente. Em certos momentos o clima esquentou entre os jogadores, com várias divididas duras e algumas discussões, mas somente dois cartões amarelos foram distribuídos pelo árbitro Rafael Traci, um para cada lado. Houve até espaço para movimentações políticas, com faixas com dizeres idênticos nas duas torcidas contra o atual presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Cury, que busca a reeleição.

Mosaico Atlético o Clássico da União (Foto: Editoria de arte)
União e paz marcou o clássico entre 
Coritiba e Atlético-PR (Montagem: 
Editoria de arte/ 
Fotos: Monique Silva)


Atletiba não registrou ocorrências graves, diz PM

Nas imediações do Couto Pereira, três pessoas foram presas e um adolescente foi apreendido, de acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Militar. Na entrada do estádio, um homem acabou detido no momento da revista pessoal, quando foi encontrada uma bomba caseira com ele. Segundo o coordenador operacional das atividades do 12º BPM, capitão Leandro Sech Riba, em outro ponto da cidade, um homem foi preso após criar alvoroço no acesso dos torcedores do Atlético-PR, mas acabou sendo liberado na sequência.

Durante a partida, um torcedor do Coritiba foi preso após ter sido flagrado lançando uma cadeira contra a torcida adversária e foi encaminhado pelos policiais militares. Em outra ocorrência, outro torcedor coxa-branca acabou sendo preso após arremessar uma bomba caseira na torcida atleticana, que poderá ter sido registrada na súmula do árbitro Rafael Traci. Sem feridos na situação, o rapaz foi contido pelas equipes e preso na sequência. 


saiba mais

Para evitar possíveis confrontos entre torcedores, os torcedores do Atlético-PR deixaram o estádio antes dos coxas-brancas, e foram acompanhados pelas equipes militares na saída do Couto.


FONTE:

Nenhum comentário: