segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Montes Claros reclama de arbitragem mineira na derrota para o Minas

Confederação Brasileira de Vôlei esclarece que não há uma regra para o uso de arbitragem neutra em jogos com equipes do mesmo estado


Por
Montes Claros


Jogadores e comissão técnica reclamaram da marcação de vários lances (Foto: Fredson Souza/MCV)
Jogadores e comissão técnica reclamaram da 
marcação de vários lances (Foto: 
Fredson Souza/MCV)


O Montes Claros Vôlei reclamou muito da arbitragem após a derrota de 3 sets a 1 para o Minas no sábado, 21. Já no segundo set, o líbero Ezinho reclamou com veemência de uma marcação e levou cartão amarelo. O time se desconcentrou e perdeu fácil por 25 a 12.

O descontentamento do time da casa não por aí, e em vários lances os jogadores se mostraram nervosos com a marcação dos árbitros Alair Lúcio e Anderson Caçador, ambos de Minas Gerais.

O lance mais polêmico e que gerou maior insatisfação foi nos instantes finais do quarto set quando em um ataque do ponteiro Polaco, o juiz de linha deu bola dentro, mas o árbitro principal confirmou bola fora. Novamente o time da casa se desconcentrou, e o Minas aproveitou para fechar o set em 25 a 22.

Montes Claros Vôlei e Minas - penúltima rodada da Superliga 2015 (Foto: Jucilene Magalhães/GloboEsporte.com)Edinho foi contido pelos colegas (Foto: Jucilene Magalhães/GloboEsporte.com)


Após a partida o oposto Edinho, muito exaltado tentou tirar satisfação com a arbitragem e teve que ser contido pelos companheiros.

 O técnico Marcelinho Ramos admitiu que a equipe jogou mal, mas reclamou dos fatos dos dois árbitros serem mineiros e apitarem uma partida entre dois times também de Minas.

- A gente sempre joga fora e os primeiros árbitros da partida são de outros estados, enquanto que aqui são caseiros. Qual a explicação para isso? Porque funciona nas outras federações e aqui não. Então gera rivalidade e confusão. Assim fica difícil, a gente não sabe a quem recorrer e fica mesmo complicado - disse.

Em nota a Confederação Mineira de Vôlei esclareceu que não há uma regra para o uso de arbitragem neutra em jogos com equipes do mesmo estado. A recomendação prevista em regulamento é somente para jogos com equipes de estados diferentes e só no 2º turno e só para O 1º árbitro da partida.

 A Entidade diz que ainda assim, a critério da CBV, pode ser usado árbitro neutro em jogos com equipes do mesmo estado. A nota diz também que Minas gerais é um estado diferenciado, porque conta com quatro árbitros internacionais (o maior número do país), e todos credenciados a atuarem em qualquer jogo no país, inclusive em Minas Gerais.


Nenhum comentário: