quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Sem palavrões! Gabriela Cé joga bem, mas cai para sueca nas oitavas no Rio

Número 3 do país e 261 do mundo, brasileira vende caro a derrota para Johanna Larsson, 69° do ranking da WTA, após quase duas horas de partida no Jockey Club


Por
Rio de Janeiro
 

Depois de vencer há dois dias seu primeiro jogo numa chave principal do WTA e soltar ''palavrões de alegria'', a brasileira Gabriela Cé, hoje a número 261 do mundo, voltou à quadra central nesta quarta-feira. Apesar da derrota para a sueca Johanna Larsson, deu bastante trabalho para a 69° do ranking, além de contar com grande apoio do bom número de torcedores que acompanhou o duelo. Pelas oitavas de final do Aberto de tênis do Rio, a gaúcha de 21 anos perdeu por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (4) e 6/4, em 1h49 de jogo. Apesar da queda, Gabriela deve ganhar boas posições no ranking.

Gabriela Cé tenis (Foto: José Geraldo Azevedo)Gabriela Cé durante a partida desta
quarta-feira (Foto: José Geraldo Azevedo)


- Esse jogo é de detalhe. Na segunda-feira tive minha chance e consegui jogar nos momentos importantes. Hoje não consegui e, por isso, ela ganhou. Acho que é por isso que ela é número 60 e 200 e pouco. Não vou te dizer que saio triste daqui, porque fiz um bom primeiro jogo, mas devido às circunstâncias saio chateada porque não soube administrar bem os momentos de pressão - disse Gabriela Cé logo após a partida.

Nas quartas de final, a sueca cabeça de chave número 5 enfrenta a vencedora do jogo entre a americana Madison Brengle e a alemã Dinah Pfizenmaier, que ainda jogam nesta quarta-feira.
O SporTV2 transmite ao vivo o Aberto do Rio, a partir das 11h (de Brasília). Os assinantes do Canal Campeão também podem acompanhar o torneio pelo SporTV Play.


O jogo

Gabriela começou a partida já de forma agressiva e confirmando o primeiro serviço, depois de salvar uma chance de quebra de Larsson, e demonstrou em quadra a postura que já havia mostrado na estreia. A primeira quebra do jogo, de uma série delas, veio no terceiro game, quando a sueca fez 2/1. Mas Gabriela devolveu logo em seguida e não deixou a adversária crescer. No quinto game, mais uma quebra da sueca, que desta vez sacou para confirma-la e chegou a 4/2. Foi então que a torcida, já em bom número na quadra central, passou a incentivar mais a tenista gaúcha.

Gabriela Cé perde na segunda rodada do Aberto do Rio de tênis (Foto: Agif)
Gabriela Cé perde na segunda rodada do 
Aberto do Rio de tênis (Foto: Agif)


Mais “pilhada” na partida, Gabriela Cé teve trabalho para confirmar seu saque no sétimo game, mas subiu à rede para mostrar força na hora de um winner e depois fechou a parcial com uma largada sem chance alguma para a rival. Para se aproximar mais da vitória no set, a sueca sacou no oitavo game e acelerou os primeiros pontos, mas Gabriela liderou com boa troca de bolas no fundo da quadra e, numa dupla falta de Larsson, devolveu a quebra e deixou tudo igual: 4/4, para delírio da torcida.

Johanna Larsson x Gabriela Cé segunda rodada do Aberto do Rio de tênis (Foto: Agif)Johanna Larsson enfrentou a brasileira
Gabriela Cé (Foto: Agif)


O problema para a brasileira, assim como se mostraria para a sueca, era confirmar os serviços, e ela foi quebrada mais uma vez, com Larsson chegando a 5/4 e sacando para o set. A sueca chegou a 30/0 e ficou a dois pontos de fechar o primeiro set. Mas não havia bola perdida para Gabriela, que num dos pontos do décimo game salvou uma bola incrível no fundo e mandou por cima da sueca, que devolveu para bola. Com 30/40, a brasileira mandou uma bola vencedora de esquerda e quebrou a sueca, para fazer 5/5 e deixar tudo igual. Larsson voltou a sacar para o jogo em 6/5, após mais uma quebra de saque, e Gabriela foi buscar pela quarta vez a quebra de desvantagem que tinha, levando o jogo para o tie-break. Aí, num jogo mais intenso de fundo, prevaleceu a experiência da sueca para forçar o erro da brasileira, que perdeu por 7-4 no desempate.

O segundo set começou com uma quebra de Larsson logo no segundo game, para fazer 2/0. Gabriela Cé respondeu logo em seguida para devolver a quebra, e em seguida empatar o jogo. O jogo não sairia de seu equilíbrio, apesar de a brasileira ter sempre que buscar a pequena vantagem que abria a sueca, que conseguiu nova quebra, a sexta dela no jogo, e fez 4 /2.

Ainda com o apoio da torcida, Cé fechou rapidamente seu serviço e chegou a 5/3. Ainda buscou uma quebra para deixar em 5/4 o jogo, mas precisava confirmar seu serviço, e não conseguiu, para ver a sueca chegar a 6/4 e garantir a classificação.


Nenhum comentário: