quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Mourinho garante empate em Paris com gritos e 10 minutos queimados

Jogadores do Chelsea se contrariam em versões sobre o que o time queria no jogo de ida contra o PSG, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa


Por
Paris, França



Mata-mata da Liga dos Campeões é a especialidade de José Mourinho. Há mais de 10 anos disputando duelos como entre Chelsea e Paris Saint-Germain, o português sabe exatamente o que fazer em momentos como esse. Um gol fora de casa é meia vitória para os times do treinador luso, que, no campo do adversário, pouca vontade têm de atacar. O empate em 1 a 1 na última terça-feira, no Parque dos Príncipes, deixou o comandante satisfeito, depois de muito trabalho à beira e dentro do campo.

Para José Mourinho, as duas chances de gol contra as 14 do PSG foram suficientes para conseguir um resultado positivo para os ingleses. O luso disse na entrevista coletiva que o time da casa merecia a vitória, mas durante os 90 minutos deu indicações contrárias aos seus jogadores, nunca os incentivando a atacar mais, mas sim a segurarem a bola e fecharem o meio de campo e defesa, pedindo aos mais avançados que recuassem. Nas substituições, o técnico do Chelsea também não demonstrou ter alguma vontade de vencer e até os seus jogadores se contrariaram nas declarações após o confronto. Diego Costa se mostrou descontente com a falta de força ofensiva, Ramires pareceu despistar, e Hazard foi sincero quanto à retranca.

- Não fizemos nada no ataque - reclamou Diego Costa.

- O treinador nos pediu a vitória. Era a vitória que a gente procurava e jogamos para vencer - disse Ramires na zona mista, sendo contrariado logo depois por Hazard.

- Um empate é um bom resultado, era o que o nosso time procurava - confessou Hazard.

Chelsea x PSG - Mourinho (Foto: Reprodução/ Facebook)
Mourinho segura a bola durante PSG x Chelsea: 
tática para segurar ímpeto adversário 
(Foto: Reprodução/ Facebook)


CATIMBA E SUBSTITUIÇÕES DEMORADAS

No primeiro tempo, os Blues controlaram as investidas do PSG, que, apesar de chegar mais vezes no gol adversário, conseguiu criar pouco. No intervalo, chamou a atenção o papo entre Mourinho e Ibrahimovic, seu ex-comandado no Internazionale, por causa do desentendimento em campo entre David Luiz, ex-Chelsea, com alguns jogadores do time inglês.


saiba mais

Só que, no segundo tempo, Blanc deu uma injeção de moral nos seus craques, que voltaram ao gramado com mais ideias. Ibrahimovic, Cavani e Lavezzi driblaram, tabelaram e criaram várias ocasiões, assustando o Chelsea e provocando uma reação imediata de Mourinho. O português berrava com Terry e Willian, pedindo ao brasileiro que ajudasse na defesa da lateral ocupada por Cavani, em noite inspirada.

O gol do uruguaio mudou a estratégia de Mou. O Parque dos Príncipes se exaltou, os jogadores do PSG foram para cima, e o luso tratou imediatamente de minimizar o dano, pensando nos três gols que o adversário marcou no Chelsea em Paris, na edição passada da Champions. O técnico mandou vários jogadores para o aquecimento e, com 35 minutos de jogo faltando, fechou o time.

Ramires e Fàbregas praticamente deixaram de criar jogadas e focaram as atenções em não perder as disputas no meio de campo. Diego Costa jogou recuado, dividindo bolas com David Luiz e Veratti, enquanto Willian passou a atuar praticamente como lateral. Hazard teve pouco espaço, e Mourinho chamou Cuadrado. O colombiano escutou as indicações do técnico e entrou a cerca de 14 minutos para o fim do confronto.

Chelsea x PSG - Mourinho (Foto: Claudia Garcia)Mourinho conversa com Remy em
substituição para segurar o empate 
(Foto: Claudia Garcia)


O PSG estava massacrando o gol de Courtois, e Mourinho não hesitou em fazer três substituições seguidas, com entra e sai demorados que queimaram quase 10 minutos de tempo de jogo. Além de Cuadrado no lugar de Willian, entraram Remy e Óscar nas vagas de Diego Costa e Fàbregas. Quando o meia brasileiro pisou no gramado, o cronômetro da partida marcava 39, e o PSG havia perdido um pouco o fôlego conquistado logo após o gol de Cavani.

- Mourinho é assim, é um grande treinador, fez três substituições em 10 minutos. É um treinador um pouco diferente dos outros, arrisca fazendo essas alterações. Ele nos propôs dificuldade na criação de jogo. É um campeão, mas espero que na partida de volta a gente possa levar a melhor - afirmou Thiago Silva na zona mista após o confronto, torcendo por melhor sorte no jogo em Stamford Brigde.

- Talvez conhecendo um pouco da personalidade do Mourinho, acredito que jogando em casa ele vai fechar um pouco. Porque, dependendo de um empate a zero, é natural - disse o capitão do PSG ao mesmo tempo que Mourinho passava por trás na zona mista e dava palmada em suas costas.

Chelsea x PSG - Mourinho (Foto: Claudia Garcia)
Mourinho observa o jogo entre Chelsea e 
PSG ao lado de sua equipe técnica no 
banco (Foto: Claudia Garcia)


Thiago Silva, que esteve perto de assinar pelo Inter de Milão treinado por Mourinho em 2009, sorriu e não descartou vir a trabalhar com o técnico no futuro.

- Já tive a oportunidade de assinar pelo Inter de Milão. Infelizmente, as coisas não aconteceram. Agora passou um pouco. O futuro, a gente nunca sabe, mas com grandes treinadores é sempre um prazer trabalhar - admitiu o zagueiro, que, assim como Ibrahimovic, foi procurado pelo treinador luso para um caloroso cumprimento no final do confronto.

Como sempre, Mourinho saudou o treinador adversário alguns segundos antes do término do jogo, quando conversaram por alguns instantes. Laurent Blanc e o luso se conhecem desde os tempos de Barcelona, quando o português era auxiliar técnico e o francês ainda jogava. Antes de voltar ao vestiário, o luso aguardou um a um os seus jogadores. Mereciam, depois de impedir que 14 finalizado PSG se transformassem em gol.


Nenhum comentário: