quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Em duelo de 3 horas, Feijão confirma boa fase e vai às quartas no Rio

Brasileiro supera Blaz Rola, contra quem só colecionava derrotas, e avança na competição; mais uma vitória e João Souza será o número 1 do país no ranking


Por
Rio de Janeiro

 
O posto de número 1 do Brasil está cada vez mais próximo de João Souza. Foi na raça, no apoio dos torcedores e, principalmente, na estabilidade mental, que o paulista de Mogi Mirim mostrou um tênis de alto nível para vencer sua segunda partida no Aberto do Rio, desta vez contra o esloveno Blaz Rola, por 2 sets a 1, parciais de 6/4 e 6/7(9) e 6/4 em 3h02m. Com a derrota de Thomaz Bellucci na estreia da competição para Rafael Nadal, Feijão precisa ir à semifinal do torneio para garantir o ranking de melhor do país na ATP.

Feijão, João Souza, tênis, Brasil Open (Foto: Nestor J. Beremblum / Ag. Estado)
Feijão teve bastante dificuldade com Blaz Rola, 
mas venceu novamente no Rio (Foto: Nestor 
J. Beremblum / Ag. Estado)


Feijão teve muito mais dificuldade do que em seu jogo de estreia. Durante a partida,o paulista se mostrou concentrado e ficou em vantagem no primeiro set. No segundo, salvou seis set points do esloveno e desperdiçou um match point com um voleio simples, deixando o adversário vencer no tie-break. O erro não tirou o brasileiro do jogo. Mesmo em desvantagem no terceiro set, tendo sofrido uma quebra de saque, comandou o público e chegou à vitória.


saiba mais

O próximo adversário de Feijão no Rio de Janeiro, pelas quartas de final, será o austríaco Andreas Haider-Maurer (74º), que surpreendeu o espanhol Tommy Robredo (18º), cabeça de chave número 3 do torneio, nas oitavas. A partida será disputada na sexta-feira, na quadra central, ainda sem horário definido.

- Foi uma grande vitória contra Robredo, uma das maiores da minha carreira. Sei que se enfrentar o Feijão será um jogo difícil, ele está bem confiante, jogando em casa, mas cada rodada é um passo, e acho que tenho chance de ir além no torneio - disse o rival do brasileiro após sua vitória contra o espanhol Robredo.

O SporTV transmite ao vivo o Aberto do Rio, a partir das 11h (de Brasília) pelo SporTV2. Os assinantes do Canal Campeão também podem acompanhar o torneio pelo SporTV Play na internet. 

O jogo

João Feijão vibra com ponto no Aberto do Rio contra Blaz Rola (Foto: Thiago Quintella)João Feijão vibra com ponto no Aberto do Rio contra Blaz Rola (Foto: Thiago Quintella)


Ao longo da semana, Feijão afirmou em diversos momentos que a concentração e sua preparação psicológica o fariam ir mais longe na carreira. E foi justamente com esse foco que o brasileiro mostrou bastante eficiência em seus golpes logo no primeiro set e conseguiu se recuperar nos momentos mais difíceis. Logo no início, errando muito pouco, o paulista de Mogi Mirim quebrou o saque de Blaz Rola e confirmou seu serviço, abrindo 2/0 para ganhar o controle da partida.

A sorte também estava ao lado do brasileiro, que no quarto game, salvou um break point com a bola batendo na fita e caindo na quadra do esloveno. Em seguida, conseguiu confirmar seu serviço com bons saques. Por outro lado, Rola não conseguia encontrar seu saque e, com duas duplas faltas, sendo a última no ponto decisivo, viu Feijão quebrar seu serviço mais uma vez. 
Foi a vez, então, de o esloveno reagir quando o brasileiro sacava para fechar em 5/2, diminuindo a vantagem para 5/4, com uma quebra e um serviço confirmado. Nada que abalasse o brasileiro, que sacou para o jogo e, aos gritos de "Feijão, Feijão", correspondeu e fechou o set em 6/4 com um belo backhand cruzado.

O set seguinte foi muito mais duro para o brasileiro. O esloveno cresceu no jogo e passou a complicar os games de Feijão, que sacava muito abaixo do que vinha fazendo no confronto. Mas a torcida estava do lado do paulista. Após sofrer uma quebra de saque no sexto game, ele reagiu logo em seguida. Com os gritos por seu nome, ele quebrou o serviço do rival e vibrou alto: "Vamos!". Em um dos pontos, Blaz Rola deixou uma bola fácil passar e nitidamente sentiu o erro.

Feijão, tênis, Rio Open (Foto: Thiago Quintella)
Público compareceu em bom número, mas 
setor central teve muitos espaços 
(Foto: Thiago Quintella)


No embalo da torcida, Feijão conseguiu grandes recuperações no set, mas vacilou no momento decisivo. Primeiro, salvou três chances de quebra que dariam o set para o adversário. Depois, no tie-break, evitou três set points para delírio do público. Com a chance de fechar o jogo, porém, o brasileiro errou uma bola fácil, em um smash próximo à rede, que foi para fora. Em seguida, o esloveno conseguiu, enfim, fechar o longo set com um 11/9 no game desempate.

No terceiro set, o jogo se desenhou complicado para o brasileiro. Com dificuldade para confirmar seus serviços, ele viu Blaz Rola quebrar seu saque no sétimo game. Porém, logo em sequência ele devolveu a quebra para delírio do público. Feijão sentiu o momento e passou a reger a torcida. O adversário sentiu e acabou sendo quebrado novamente no décimo game após dupla falta, em ponto que decidiu o confronto. No fim, torcedores de pé para aplaudir o triunfo do brasileiro.

Robredo é eliminado, e Monaco passa por Nieminen

Tommy Robredo, Rio Open Tenis (Foto:  Nestor J. Beremblum / Estadão Contéudo)Tommy Robredo caiu na segunda fase no Rio (Foto: Nestor J. Beremblum / Estadão Contéudo)


Na segunda partida do dia na quadra central, o cabeça de chave número 3 do Aberto do Rio, Tommy Robredo, deu adeus à competição de forma bastante rápida. Em apenas 1h08m de partida, o espanhol viu Andreas Haider-Maurer (74º no ranking da ATP) atropelá-lo com 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/2. O austríaco não deu uma chance de quebra sequer para o adversário em toda a partida e teve 11 oportunidades, conseguindo converter três para fechar o confronto e avançar para enfrentar o brasileiro João Feijão nas quartas de final.

Em seguida, foi a vez de Juan Monaco (66º) entrar em quadra e conseguir mais uma vitória na competição. Depois de passar por Santiago Giraldo com o abandono do colombiano no segundo set, o argentino superou Jarkko Nieminen (77º) com 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 7/6(4) em 1h22m de confronto. Monaco por pouco não se complicou na partida, já que chegou a sacar para fechar o jogo com 5/1 no segundo set, mas deixou o finlandês reagir, decidindo o confronto no tie-break. Na próxima fase, o argentino encara o vencedor de David Ferrer e Thiemo de Bakker, que jogam logo mais, no último jogo desta quarta-feira.

Juan Monaco, Rio Open Tenis (Foto: Getty Images)
Argentino Juan Monaco avançou e pode enfrentar 
David Ferrer na próxima fase do Aberto do Rio 
(Foto: Getty Images)


FONTE:

Nenhum comentário: