sábado, 10 de janeiro de 2015

De luto, PSG vacila, leva virada e perde para o Bastia fora de casa

Em dia de homenagem a mortos em atentado terrorista, parisienses abrem 2 a 0, com direito a golaço de Lucas, mas sucumbem à pressão do adversário e tropeçam


Por
Bastia, França

 

Até os 31 minutos do primeiro tempo, parecia tudo tranquilo para o Paris Saint-Germain: a equipe vencia por 2 a 0, controlava o jogo contra o penúltimo colocado do Campeonato Francês e caminhava para um triunfo protocolar que a colocaria na liderança do torneio. Entretanto, um pênalti infantil mudou completamente a história e estendeu o significado da faixa preta na camisa dos parisienses: ao luto pelo atentado terrorista no país se somou a tristeza pela derrota de virada por 4 a 2 para o Bastia, fora de casa (confira os melhores momentos no vídeo acima).

Ibrahimovic e Guillaume Gillet, Bastia x PSG  (Foto: AFP)
Ibrahimovic disputa a bola com Gillet: sueco 
esteve discreto no jogo (Foto: AFP)


Antes da partida, houve homenagem aos mortos no atentado terrorista à revista "Charlie Hebdo", em Paris. Durante o minuto de silêncio, jornalistas presentes na tributa de imprensa mostraram cartazes com os dizeres "Eu sou Charlie". Os jogadores utilizaram faixas pretas nas camisas, simbolizando luto pelos mortos (veja no vídeo abaixo).


Em campo, a tristeza ficou só do lado do PSG. Apesar do golaço de Lucas que abriu o placar, a equipe desperdiçou a chance de assumir a liderança - uma vitória por dois gols de diferença faria o time ultrapassar o Olympique de Marselha no saldo. Agora, os parisienses seguirão em terceiro lugar, com 38 pontos - o Lyon, com 39, joga no domingo e tem a oportunidade de ir para o topo. Já o Bastia festejou, pois chegou a 21 pontos e assumiu a 14ª posição, saindo da zona de rebaixamento. 

LUCAS FAZ GOLAÇO, E PSG SAI NA FRENTE

Jogando em casa e lutando contra o rebaixamento, o Bastia "esqueceu" a diferença técnica entre as duas equipes e começou no ataque, pressionando e marcando forte o PSG. A postura dos anfitriões deixava espaços generosos para os parisienses, que logo aproveitaram.


Lucas, Bastia X PSG (Foto: Agência AFP )
Lucas toca a bola para encobrir Aréola e abrir 
o placar: Bastia virou sobre o PSG (Foto: 
Agência AFP )


Aos nove minutos, Lucas foi lançado em velocidade por Cabaye, saiu na cara do gol e tocou por cobertura de Aréola, marcando seu 50º gol na carreira. Aos 20, Rabiot aproveitou saída de bola errada de Squillaci e ampliou a vantagem.

Com o placar confortável, o PSG passou a administrar o jogo, trocando passes, sem ser incomodado pelo Bastia. Mas um lance isolado mudou a história: aos 31 minutos, o árbitro marcou pênalti após a bola bater no braço de Van der Wiel na área. Boudebouz bateu bem e diminuiu. 


REAÇÃO DO BASTIA

Foi o suficiente para o clima no estádio se alterar: os torcedores voltaram a cantar, o time da casa se animou e passou a pressionar: a recompensa veio aos 44, quando o zagueiro Modesto aproveitou cobrança de escanteio e cabeceou para empatar.



saiba mais

A animação do Bastia continuou na segunda etapa. O PSG, apático, mal conseguia trocar passes e sofria com a forte marcação. Aos 10 minutos, Palmieri pegou rebote da zaga após cobrança de escanteio e acertou um belo chute de fora da área: a bola foi no ângulo direito de Douchez, colocando os donos da casa na frente. 

Ainda atordoado, o PSG foi à frente, mas pouco fez para ameaçar. Thiago Silva chegou a chutar uma bola no travessão, mas foi pouco. Aos 44 minutos, em contra-ataque, Keita cruzou para Palmieri definir a vitória do Bastia. 

Julian Palmieri, Bastia x PSG (Foto: AFP)
Palmieri comemora um de seus gols no triunfo 
do Bastia sobre o PSG (Foto: AFP)


FONTE:

Nenhum comentário: