sexta-feira, 9 de maio de 2014

Mundial: Osasco perde para Dinamo no tie-break e encara anfitriãs na semi

Superadas nos dois primeiros sets, paulistas reagem com Sheilla, Thaisa e Camila Brait, mas param nos ataques de Voronkova. Volero Zurich é o rival por vaga na final


Por Zurique, Suíça

O Osasco não resistiu ao forte time do Dinamo Kazan e acabou derrotado por 3 sets a 2 (25/11, 25/19, 20/25 e 23/25 e 16/14 ) em seu segundo jogo no Mundial de Clubes, que está sendo disputado em Zurique, na Suíça. Sem conseguir achar o ataque adversário e tendo muito problema para superar o paredão das rivais nos dois primeiros sets, as paulistas demonstraram um importante poder de reação e fecharam as duas parciais seguintes, com destaques para Sheilla e Thaisa no ataque e bloqueio, e Camila Brait na defesa. Mas no fim, valeu a força de Irina Voronkova, que sem a presença da gigante Gamova, que só jogou o primeiro set, foi o destaque do duelo com 22 pontos. O revés fez o time de Luizomar de Moura terminar a primeira fase em segundo lugar no grupo B e enfrentar as anfitriãs do Volero Zurich, neste sábado, às 13h (horário de Brasília) por um lugar na decisão. Já o Dinamo terá pela frente, às 10h30m, outra equipe brasileira na segunda semifinal, o Sesi-SP. As duas partidas serão transmitidas pelo SporTV 3.

Mundial de Clubes vôlei - Dinamo Kazan e Osasco (Foto: Divulgação / FIVB)
Fabíola e Thaisa, observadas por Sheilla, 
sobem alto para poder frear o ataque de 
Maria Popova na derrota de Osasco 
para as russas do Dinamo Kazan por
 3 sets a 2 no Mundial de Clubes 
(Foto: Divulgação / FIVB)

Osasco vai mal, e Dinamo passeia
O primeiro set nem parecia um duelo das duas equipes consideradas favoritas da competição. Sem exibir o conjunto que apresentou até a semifinal da Superliga, o Osasco foi presa fácil para o Dinamo Kazan de Gamova e Maria Popova, que marcou seis pontos na parcial. Sacando melhor, as russas foram abrindo vantagem em decorrência dos sucessivos erros das brasileiras. Sheila, Thaisa e cia. encontravam dificuldades em colocar as bolas na quadra adversária. Foram 14 pontos neste quesito do Dínamo contra apenas sete das paulistas no set, o que gerou a grande diferença de 25 a 11.

Mais ligadas do que na parcial anterior, as meninas do Osasco conseguiram equilibrar o duelo. Porém, o forte bloqueio russo e as pancadas de Irina Voronkova ainda incomodavam as brasileiras, que se seguravam nos bons momentos de Juliana Castro e Sheilla. Na metade do período, as comandadas de Luizomar de Moura tiveram duas chances de igualar o marcador. Na primeira, desperdiçaram dois ataques seguidos dentro de um mesmo rali; na segunda, Thaisa parou no bloqueio russo, que poupava a gigante Gamova. As chances desperdiçadas afetaram as paulistas, que voltaram a jogar mal, proporcionando às rivais nova folga na liderança, até fecharem por 25 a 19.

paulistas reagem e empatam
Sem poder errar mais, o Osasco foi com tudo e chegou a abrir 4 a 2. A diferença no placar não demorou a cair, e as russas viraram em 5 a 4 para depois abrirem 7 a 5, com dois erros incomuns de Thaisa, que mostrava-se desconcertada com o volume de jogo das adversárias. Porém, as paulistas encaixaram três bons ataques seguidos, trazendo novamente a vantagem e, agora, a confiança a seu favor antes da primeira parada técnica (8 a 7). A conversa com os treinadores foi boa para as brasileiras, que continuaram melhores, marcando mais duas vezes e forçando o rival a parar o jogo em 10 a 7.

Só que, desta vez, a paralisação foi positiva para o Dinamo, que, aos poucos, foi se aproximando, até igualar o marcador em 11 a 11. Ao contrário dos sets passados, a reação russa não desestabilizou o Osasco, que variava as jogadas, chegava nos bloqueios e defendia muito, principalmente com a líbero Camila Brait. A melhora no saque e também da central Thaisa quebraram o passe e o paredão russo, que passou a pontuar de maneira escassa, permitindo ao time de Luizomar de Moura abrir frente e fechar por 25 a 20.

Fabíola tem bom entrosamento com Thaisa (Foto: Divulgação/FIVB)
Fabíola e Thaissa bem que tentaram, 
mas não evitaram a derrota de Osasco 
(Foto: Divulgação/FIVB)

A confiança conquistada com a vitória no período anterior foi abalada logo no começo do quarto set. Em passagem de Popova pelo saque, o passe paulista não saiu, fazendo com que a bola não chegasse redonda às mãos de Fabíola e permitindo às russas abrirem 4 a 0. Sem acreditar no que estava vendo, Luizomar parou a partida, chamou a atenção de suas comandadas e realizou a inversão do 5-1. A bronca e a mudança tática deram certo, e o Osasco cresceu, igualando o placar em 9 a 9 e passando a liderar o marcador com boa vantagem (15 a 11).

Quando tudo levava a crer que o confronto iria facilmente para o tie-break, as russas "ressuscitaram" com atuação destacada de Voronkova, igualaram o placar e viraram em 21 a 20. Fabiola e Sheilla voltaram à quadra, desfazendo a inversão 5-1. As equipes passaram a se alternar na liderança. Um ataque de Sheilla deu ao Osasco a chance do set point. Após um belo rali, que teve duas grandes defesas da "pequena" Camila Brait, as paulistas levaram o quarto set com um ataque de Sanja, explorando o bloqueio (25 a 23).

após tie-break acirrado, osasco é derrotado
O tie-break começou disputado, sem que nenhuma das equipes tirasse frente no placar. Se pelo lado russo Voronkova continuava destruindo, entre as brasileiras, Sheilla e Thaisa seguravam na frente, e Camila Brait fazia milagres na defesa. A exemplo da parcial anterior, Luizomar de Moura fez a inversão do 5-1, colocando a levantadora Ana Maria no saque. O equilíbrio permaneceu até o oitavo ponto. Mas uma boa passagem no saque de Irina Malkova quebrou o passe das paulistas e deu às russas três pontos de vantagem (11 a 8). O fato não mexeu com as brasileiras, que aproveitaram os serviços de Sheilla para empatar (13 a 13). As russas fizeram 14 a 13. Thaisa voltou a dar números iguais. Larson colocou sua equipe próxima de fechar o embate, o que aconteceu com um ataque para fora de Gabi (16 a 14).
 
Mundial de Clubes vôlei - Dinamo Kazan e Osasco (Foto: Divulgação / FIVB)
As jogadoras do Dinamo Kazan commo0-
ram a vitória sobre o Osasco (Foto: 
Divulgação / FIVB)

grupos

Grupo A
Volero Zurich (Suíça) - anfitrião
Sesi-SP (Brasil) - campeão sul-americano
GS Petroliers (Argélia) - convidado e campeão africano

Grupo B
Dinamo Kazan (Rússia) - campeão europeu
Hisamitsu (Japão) - campeão asiático
Osasco (Brasil) - convidado


tabela
Quarta-feira (07/05)
Osasco 3 x 1 Hisamitsu
Volero Zurich 3 x 2 Sesi-SP

Quinta-feira (08/05)
Dinamo Kazan 3 x 1 Hisamitsu
Volero Zurich 3 x 0 GS Petroliers

Sexta-feira (09/05)
Sesi-SP 3 x 0 GS Petroliers
Osasco 2 x 3 Dinamo Kazan

Sábado (10/05)
10h30 - Dinamo Kazan x Sesi-SP (com transmissão ao vivo do SporTV 3)
13h - Volero Zurich x Osasco (com transmissão ao vivo do SporTV 3)

Domingo (11/05) - Finais
9h - Disputa do 3º lugar
11h30 - Final (com transmissão ao vivo do SporTV)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/05/no-tie-break-dinamo-kazan-vence-osasco-e-fecha-chave-em-primeiro.html

Nenhum comentário: