sexta-feira, 9 de maio de 2014

De verde e cachecol do Atlético-PR, Dilma fecha "tour" pela Baixada

Ainda em obras, estádio do Atlético-PR é o último dos 12 palcos do Mundial a receber a visita da presidente, que usou acessório rubro-negro para disfarçar cor do rival


Por Curitiba


A presidente Dilma Roussef encerrou suas visitas pelos estádios da Copa do Mundo pela Arena da Baixada, em Curitiba, nesta sexta-feira. A passagem foi rápida e marcada pelo assédio de operários, convidados e conselheiros do Atlético-PR, que aproveitaram a oportunidade de tirar "selfies" com a presidente. A visita também foi marcada por uma pequena gafe: Dilma vestia um blazer verde, cor do rival Coritiba. No entanto, pouco antes de sua entrada no estádio, um cachecol do Furacão foi colocada sobre ela, que também ganhou uma camisa do clube com seu nome o número 13.

Acompanhada do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, do vice-governador do Paraná, Flávio Arns, e do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, a presidente conheceu as instalações e passeou pelo gramado que receberá quatro jogos do Mundial. Dilma elogiou a arena, mas cobrou os responsáveis pela obra sobre o atraso: um lado inteiro da arquibancada superior ainda está sem assentos e faltam acabamentos dentro e fora do estádio.


dilma arena da baixada (Foto: Fernando Freire)
Presidente Dilma recebe uniforme do 
Atlético-PR e ouve coro: 'veste, 
veste". Ela evitou (Foto: 
Fernando Freire)

Com a visita à Arena da Baixada, a presidente encerrou um "tour" por todos os 12 estádios da Copa, iniciado ainda em 2012, com a reinauguração do Castelão. O plano inicial de Dilma era participar da entrega de todos os palcos do Mundial. Funcionou com os seis primeiros, usados na Copa das Confederações: Mineirão, Fonte Nova, Maracanã, Mané Garrincha e Arena Pernambuco, além do próprio Castelão. Este ano, a presidente também conseguiu inaugurar a Arena das Dunas, em Natal.

Porém, por conta dos atrasos nas construções e da agenda presidencial, a partir da Arena da Amazônia, em fevereiro, Dilma passou a fazer apenas visitas nos estádios ainda em obras. Também em fevereiro, a presidente esteve no Beira-Rio e, no mês de abril, passou pela Arena Pantanal. Na última quinta-feira, Dilma conheceu a Arena Corinthians, que, assim como a Arena da Baixada, também está atrasada e só ficará pronta a poucos dias do início da Copa.



01
dilma elogia arena, mas cobra conclusão das obras



saiba mais

A presidente não deu entrevista durante a sua passagem pela Arena da Baixada, mas segundo a senadora Gleisi Hoffmann e o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a presidente gostou do estádio. Porém, Dilma demonstrou preocupação com os atrasos e cobrou os responsáveis sobre o término da obra.

- Ela achou muito bonito o estádio e fez grandes elogios. Só perguntou ao presidente do clube o que faltava para terminar. Demonstrou essa preocupação em relação ao prazo, mas viu que estruturalmente o estádio está bem avançado. O presidente também comentou sobre o preço e ela gostou de saber que era o estádio de menor custo (R$ 330 milhões, de acordo com o Atlético-PR) - contou a senadora Gleisi Hoffmann.


- A presidente está preocupada, tanto que ela perguntou ao Mário Celso (secretário estadual da Copa) e a outros dirigentes, que garantiram que vai estar tudo em ordem. Então ela saiu tranquila. Mas ela cobrou e quer esteja tudo pronto para os jogos - completou o ministro Paulo Bernardo.

Durante a visita de Dilma Rousseff à Arena da Baixada, um pequeno grupo munido de apitos e buzinas protestou do lado de fora. Os manifestantes exibiam faixas pedindo mais recursos para saúde e educação.


protesto arena da baixada curitiba (Foto: Thiago Ribeiro/ÓTV)
Pequeno grupo protestou do lado de 
ora da Arena da Baixada (Foto: 
Thiago Ribeiro / ÓTV)


02
secretário admite que centro de imprensa não ficará pronto
Apesar de garantirem que as obras do entorno da Arena da Baixada estarão prontas para a Copa do Mundo, uma estrutura já está descartada. O secretário estadual da Copa, Mario Celso Cunha, informou que o centro de imprensa foi excluído pela Fifa na última visita do secretário geral, Jérôme Valcke. A alternativa será montar tendas para receber os jornalistas que irão cobrir os jogos em Curitiba.

- O prédio da imprensa não vai ficar pronto, ele não é para a Copa do Mundo. Esse foi um pedido do Jérôme Valcke. Quando veio aqui (na Arena da Baixada), ele falou "o prédio da imprensa é por nossa conta, nós vamos fazer aqui umas tendas, aquelas tendas de alta tecnologia. A Fifa mandou os suportes, e tudo já está aqui. Ele vai atender a imprensa através dessas tendas. O Petraglia (presidente do Atlético-PR) falou que o prédio da imprensa ficaria pronto até 31 de maio, mas a Fifa falou que não precisa. Ele (Petraglia) falou "e se eu fizer dois andares?". Ele (Jérôme Valcke) falou "prefiro as tendas". Então, ficou combinado que fariam tendas e que o prédio seria usado só depois da Copa.


arena da baixada curitiba (Foto: Fernando Freire)
Arena da Baixada ainda não tem todas 
as cadeiras instaladas. Jogo-teste será 
no dia 14 (Foto: Fernando Freire)

Dentro da arena, faltam ser instaladas cerca de 10 mil cadeiras de um total de 43 mil. Também faltam obras de acabamento em corredores, banheiros, camarotes e na cobertura. Na parte externa, a Rua Buenos Aires - principal acesso da torcida - segue em obras. Outra entrada, pela Praça Afonso Botelho, está com a infraestrutura pronta, mas ainda sem os estandes de patrocinadores e as catracas.

Enquanto algumas áreas preocupam, outras já estão concluídas. É o caso dos vestiários, dos bancos de reservas, dos telões, do gramado e das traves. Essas estruturas, inclusive, foram testadas em jogo-treino entre Atlético-PR e JMalucelli, no dia 29 de março, com presença de 10 mil torcedores. 

O segundo jogo no estádio está marcado o dia 14 de maio: amistoso entre Atlético-PR e Corinthians. Ainda não foi divulgada qual a carga de ingressos que será colocada à venda. A partida servirá como evento-teste oficial do COL (Comitê Organizador Local da Copa), que avaliará algumas áreas operacionais visando o Mundial.

A Arena da Baixada será entregue à Fifa no dia 22 de maio. O estádio vai receber quatro jogos da Copa, todos pela primeira fase. O primeiro será entre Irã e Nigéria, no dia 16 de junho. Os outros serão Honduras x Equador (dia 20), Austrália x Espanha (dia 23) e Argélia x Rússia (dia 26).


03
veja imagens da visita da presidente e das obras na arena


Dilma Arena da Baixada (Foto: Fabricio Marques)
Dilma Rousseff foi bastante tietada na 
Arena (Foto: Fabricio Marques)


Dilma Arena da Baixada (Foto: Fabricio Marques)
No campo, presidente posou para fotos 
com operários e engenheiros da obra 
(Foto: Fabricio Marques)


Dilma Arena da Baixada (Foto: Fabricio Marques)
Dilma tirou foto com um bebê 
atleticano de apenas seis meses 
(Foto: Fabricio Marques)


Arena da Baixada (Foto:  Fabricio Marques)
Um lado inteiro da arquibancada 
superior da Arena da Baixada ainda 
está sem cadeiras (Foto: 
 Fabricio Marques)


Arena da Baixada (Foto:  Fabricio Marques)
Corredores ainda precisam de 
acabamento e limpeza (Foto:  
Fabricio Marques)


Arena da Baixada (Foto:  Fabricio Marques)
Na parte interna, ainda há muito entulho 
e materiais de construção 
(Foto: Fabricio Marques)



Arena da Baixada (Foto:  Fabricio Marques)
Gramado é um dos itens que merece 
elogios no estádio (Foto: 
 Fabricio Marques)

Arena da Baixada (Foto:  Fabricio Marques)
No lado de fora do estádio, há muita 
obra por fazer (Foto: Fabricio Marques)


Prédio da imprensa da Arena da Baixada, do Atlético-PR, no dia 7 de maio (Foto: Fernando Freire)
Governo admitiu que prédio não ficará 
pronto e jornalistas usarão estrutura 
temporária na Copa (Foto: 
Fernando Freire)


FNTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-pr/noticia/2014/05/de-verde-e-cachecol-do-atletico-pr-dilma-fecha-tour-pela-baixada.html

Nenhum comentário: