segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Emoção, trapalhada, polêmica, heróis: dez momentos marcantes de Sochi

Sochi 2014 sochi 2014 

Falha, protesto, ouro contestado, novos reis e rainhas. GloboEsporte.com lista as histórias mais interessantes nos 16 dias de disputas das Olimpíadas de Inverno

Por Sochi, Rússia

Foram 16 dias de disputas. Emoção, trapalhadas, polêmicas, beleza, novos e velhos heróis. O GloboEsporte.com listou os momentos mais marcantes das Olimpíadas de Inverno de Sochi 2014. Confira abaixo o top 10


01
Anel olímpico Fail

As Olimpíadas de Sochi tiveram um momento inusitado antes mesmo do início oficial. Na cerimônia de abertura, um efeito especial se transformou em piada: um dos floquinhos de neve não abriu, e os anéis olímpicos, que representam os cinco continentes, ficaram desfalcados. Virou até camiseta. No encerramento dos Jogos, os russos riram da própria falha. Fingiram errar de novo, arrancando risos. Veja como foi a falha na cerimônia de abertura

sochi aneis olimpicos olimpiadas de inverno   (Foto: AP) 
Na abertura, um dos anéis olímpicos não abriu 
(Foto: AP)


02
#FORÇALAIS

A passagem de Josi Santos por Sochi foi só emoção. Parceira de Lais Souza nos treinos de esqui aéreo, a ex-ginasta, mesmo abalada, foi à Rússia para representar o Brasil. Competiu por Lais, fez o "L" de Lais depois de acertar os dois saltos sobre a rampa (veja os saltos dela no vídeo ao lado).

Lais se machucou no dia 27 de janeiro - sofreu uma lesão na coluna depois de se chocar com uma árvore, nos treinos em Utah. Ainda está internada, em Miami, mas já saiu da UTI e respira sem aparelhos. #ForçaLais



03
zebraça

No snowboard halfpipe masculino, acreditava-se que a disputa seria pela prata e pelo bronze. Afinal, o ouro era certo para Shaun White, bicampeão olímpico. Era. 

O americano até desistiu no slopestyle para se dedicar apenas ao halfpipe. Mas errou na final e voltou para casa sem nenhuma medalha- quarto colocado na decisão. O ouro? Ah, o ouro não foi para nenhum favorito. Quem ficou com ele foi o suíço-russo Iouri Podlatchikov. Festa na Suíça e festa na Rússia, com os voluntários dos Jogos.


voluntários jogos Sochi comemoração Iouri Podladtchikov (Foto: AP) 
Iouri Podladtchikov comemora com os voluntários 
(Foto: AP)



04
Curling - SIDOROVA E CALÇAS DA NORUEGA

chamada Anna Sidorova curling música (Foto: Helena Rebello)Anna Sidorova curte a foto de Anderson do Molejo (Foto: Helena Rebello)

O curling caiu no gosto dos brasileiros há 4 anos, durante as Olimpíadas de Vancouver 2010. E em Sochi o esporte virou até música - uma paródia composta pelo GloboEsporte.com e gravada pelo Grupo Molejo. A musa russa Anna Sidorova terminou apenas em nono. Mas não foi só ela quem chamou atenção. Os noruegueses caíram nas graças por conta de suas calças para lá de criativas. Quem quiser, pode continuar jogando curling. Ao menos pela internet.



noruega calça hoquei  soquei (Foto: AP) 
Criatividade nos uniformes: calças da Noruega 
fazem sucesso (Foto: AP)


05
CALOR NO FRIO

Olimpíadas de Inverno com temperatura beirando os 20 graus? Pois em Sochi foi assim durante alguns dias. Na costa, onde fica o estádio olímpico, os termômetros chegaram a marcar 20 graus; na montanha, 11 graus. Teve gente até indo à praia. Veja mais fotos

torcida Sochi caminhada sol (Foto: Reuters) 
Torcedores mergulham no Mar Negro 
(Foto: Reuters)

06
protestos

Madonna posta foto de apoio à banda Pussy Riot (Foto: Reprodução/Instagram)Madonna posta foto de apoio à banda Pussy Riot (Foto: Reprodução/Instagram)

As Olimpíadas de Sochi viram protestos por todos os lados, na Rússia e fora dela. Um dos motivos foi a lei antigay do governo, que proibia a propaganda homossexual no país. A polêmica envolveu até Yelena Isinbayeva, prefeita da Vila dos Atletas. No ano passado, ela deu declarações politicamente incorretas. Acusada de homofobia,  se retratou: disse ter sido um mal-entendido.

Durante os Jogos, a banda punk Pussy Riot foi detida pela polícia por encenar performances de provocação política direcionadas ao governo de Vladimir Putin. Nos últimos dias, elas lançaram um clipe de protesto relatando agressões e chicotas de agentes de segurança em Sochi. O grupo ganhou apoio até de Madonna.
07
donos da montanha e do gelo

Ole Einar Bjoerndalen (Foto: Getty Images)Ole Bjoerndalen tem 13 medalhas 
(Foto: Getty Images)

A Rússia liderou o quadro de medalhas, mas Noruega (segunda colocada) e Holanda (quinta) mostraram seu domínio em determinados esportes. Tradicionalíssimo nas provas de montanha, o país escandinavo deixou Sochi com os dois maiores vencedores nas Olimpíadas de Inverno. Ole Bjoerndalen ganhou dois ouros no biatlo e aumentou sua coleção para 13 medalhas olímpicas. Marit Bjoergen venceu os 30km estilo livre do cross country e conquistou seu sexto ouro olímpico – um total de dez medalhas – se tornou a maior medalhista da história da competição. O domínio holandês foi na patinação de velocidade: 23 medalhas - oito ouros, sete pratas e oito bronzes. 

 Irene Wust, Marrit Leenstra, Lotte van Beek e Jorien Ter Mors Holanda sochi patinação (Foto: Reuters) 
Equipe feminina da Holanda: país levou 23 
medalhas na patinação em Sochi 
(Foto: Reuters)

08
beleza e polêmica na patinação

Olimpiadas de Inverno Sochi - Patinação Artística - Yulia Lipnitskaya (Foto: Getty Images)Olimpiadas de Inverno Sochi - Patinação Artística - Yulia Lipnitskaya 
(Foto: Getty Images)

Antes mesmo de os Jogos começarem, a patinação artística no gelo era rodeada de polêmicas. Um jornal francês afirmara que Rússia e Estados Unidos haviam entrado em acordo para dividir entre eles os títulos. Na primeira prova, ouro russo, o primeiro do país-sede em Sochi. Destaque para a apresentação da pequena Yulia Lipniskaya, de 15 anos, com música-tema do filme "A Lista de Schindler". Evgeni Plushenko, tricampeão mundial e dono de dois ouros, ajudou seu país naquela conquista, mas não houve quem o ajudasse dias depois, quando sentiu dores nas costas no aquecimento. Desistiu e se aposentou

Foram dias de muita beleza, muita música. No último, a decisão do ouro feminino. A sul-corena Yuna Kim parecia deslizar do rinque para o lugar mais alto do pódio. Mas quando a nota saiu, a decepção. A russa Adelina Sotnikova, que sofrera uma queda, levou o ouro. O resultou gerou protestos: uma petição online para solicitar a abertura de uma investigação sobre o resultado ultrapassou a marca de 1,2 milhão de assinaturas. O Comitê Olímpico Internacional afirmou que não vai investigar o resultado a menos que receba uma reclamação formal. 

09
Bolshoiazo

Torcedora lamenta derrota da Rússia Hockey sochi (Foto: Reuters)Torcedora lamenta derrota  (Foto: Reuters)

Se na patinação artística no gelo a Rússia conquistou dois ouros, no hóquei masculino o sonho acabou em um duelo contra a Finlândia. Silêncio na Arena Bolshoi. Sem conseguir se encontrar durante toda a competição, a seleção russa foi derrotada por 3 a 1 nas quartas de final.
O campeão, tanto no masculino quanto no feminino, foi o Canadá. Veja a tabela
10
lágrimas no adeus


No adeus, Sochi fez uma homenagem ao eterno Misha, mascote dos Jogos Olímpicos de Verão de 1980. Enquanto ele aparecia no telão do estádio olímpico, o urso de Sochi apagou, com um sopro, a chama dentro do estádio e a pira olímpica, do lado de fora. Como em 80, uma lágrima escorreu do rosto do ursinho. Era o ato final da cerimônia de encerramento. Até 2018, em Pyeongchang.





FONTE: 

Nenhum comentário: