terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Federer parabeniza Wawrinka mesmo com posto de nº 1 da Suíça em perigo

Se não chegar pelo menos na final do Aberto da Austrália, ex-número 1 do mundo pode ser ultrapassado no ranking pelo compatriota, que bateu Djokovic nas quartas

Por Melbourne, Austrália

Desde janeiro de 2001, Roger Federer ocupa o posto de número 1 da Suíça. Mas, com a classificação de Stanislas Wawrinka para as semifinais do Aberto da Austrália, a colocação do ex-líder do ranking mundial está em risco. Se for derrotado pelo britânico Andy Murray, nesta quarta-feira, às 6h30m (horário de Brasília), pelas quartas de final do Grand Slam australiano ou não chegar à final, Federer será ultrapassado pelo compatriota no ranking da ATP que será divulgado na próxima segunda-feira. Mesmo assim, o atual número 6 do mundo torceu e parabenizou Wawrinka (nº 8), pela vitória em cima do sérvio Novak Djokovic nesta terça, em Melbourne.

- Muito merecido para "Stan, o cara" - postou Federer no Twitter, usando as hashtags "nuncadesista", "quepartida" e "muitofeliz".

MONTAGEM - Roger Federer e Stanislas Wawrinka australian open (Foto: Agência Getty Images) 
Federer e Wawrinka disputam quem será o 
número 1 da Suíça ao final do Aberto da 
Austrália (Foto: Agência Getty Images)


tênis tabela briga número 1 suíço federer wawrinka (Foto: ATP) 
Pontuação que Federer e Wawrinka terão segundo campanhas no Aberto da Austrália (Dados: ATP)
 
Durante a partida, Federer já mostrava que estava apoiando o conterrâneo. Depois de um rali de 26 bolas em que Wawrinka ganhou o ponto, o ex-número 1 do mundo se manifestou nas redes sociais:

- Assistindo às quartas de final da sessão noturna do "happyslam" (apelido do Aberto da Austrália). Isso não poderia ficar melhor.

Depois de aplaudir a vitória de Wawrinka, Federer terá que se preocupar consigo mesmo em Melbourne. Uma derrota para Murray fará com que o suíço perca 360 pontos no ranking (ele foi semifinalista em 2013) e fique com 3.995 no total. Para se manter como número 1 da Suíça, Federer precisa chegar pelo menos na decisão. Caso Federer e Wawrinka se enfrentam na briga pelo título, quem for campeão também será o tenista suíço mais bem posicionado no ranking da ATP na próxima segunda-feira.

Djokovic: 'Ele mereceu'

Novak Djokovic era uma pedra no sapato de Wawrinka em Grand Slams, sobretudo em 2013. Tanto nas oitavas de final do Aberto da Austrália quanto nas semifinais do US Open do ano passado, o sérvio e o suíço se enfrentaram durante cinco sets e Nole levara a melhor em ambos os confrontos.

Dessa vez, quem saiu de quadra com a vitória foi o suíço, mas novamente em uma partida de cinco sets, que teve quatro horas de duração. E o número 2 do mundo reconheceu a superioridade do adversário no confronto desta terça.

tênis novak djokovic australian open (Foto: Agência Reuters)Na coletiva de imprensa, Djokovic também parabenizou Wawrinka (Foto: Agência Reuters)
 
- Obviamente estou desapontado, mas amanhã é um novo dia. Tenho que aceitar o fato de que você não pode vencer todas as partidas que joga. Toda vez que ele (Wawrinka) estava em perigo, ele aparecia com grandes saques. Ele aproveitou as oportunidades e mereceu a vitória hoje - disse o campeão das três últimas edições do Grand Slam australiano.

Se não tivesse sido eliminado, Djokovic poderia ter continuado no objetivo de se tornar o segundo tenista na história a vencer o Aberto da Austrália quatro vezes consecutivas. Essa marca agora permanece apenas com o australiano Roy Emerson, que, além de ter sido campeão em 1961, também triunfou entre 1963 e 1967. Djokovic ainda possui um troféu de 2008, o primeiro dele em Grand Slams.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/01/federer-parabeniza-wawrinka-mesmo-com-posto-de-n-1-da-suica-em-perigo.html

Nenhum comentário: