sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Irmãs australianas dividem porca de estimação e paixão pela velocidade

Estrelas da natação australiana, Cate e Bronte Campbell são adversárias em Barcelona. Curiosidades envolvem a história da dupla nascida no Malawi

Por Lydia Gismondi Direto de Barcelona
 
Eric e Jenny Campbell só queriam garantir a inclusão social das filhas mais velhas na nova cidade, quando decidiram colocá-las em uma escolinha de natação em Brisbane. Os pais de Cate e Bronte nasceram na Austrália, mas viveram anos na pequena cidade de Blantyre, no Malawi. A piscina ao lado da casa passou a ser a "zona de conforto" das meninas, que estavam acostumadas com uma infância silenciosa nadando às margens do Lago Malawi. A relação com a água foi tornando-se mais intensa, enquanto a cultura local já nem parecia tão diferente assim. Em pouco tempo, estavam não só defendendo as cores azul, vermelha e branca em competições internacionais como também fazendo história com elas. Em Londres 2012, tornarem-se as primeiras irmãs do país a se classificar para uma mesma disputa: os 50m livre. No Mundial de Barcelona, aos 21 e 19 anos, mais uma vez são os destaques da seleção feminina australiana. A curiosa história e o talento das duas já seriam suficientes para atrair holofotes. Mas a dupla também chama atenção pelo jeito autêntico. Um porco de estimação, um contrato com o pai para ele não falar besteira na imprensa e uma alimentação regada a ovo e atum são algumas das peculiaridades das estrelas.

Cate e Bronte Campbell natação especial (Foto: Getty Images) 
Cate e Bronte Campbell no Campeonato Australiano este ano (Foto: Getty Images)
 
Marinheiro, o pai australiano foi transferido com a esposa Jenny, ex-atleta de nado sincronizado, para a tranquila cidade de Blantyre, onde tiveram seus cinco filhos. Na infância, Cate e Bronte, as duas mais velhas, estudavam em casa e brincavam no quintal. Mas também tinham responsabilidades, como cuidar e limpar os cercados das galinhas. Nos fins de semana, a família costumava nadar no Lago Malawi, onde as crianças desde cedo aprendiam a ficar alertas a um possível desagradável encontro com um hipopótamo. Quando a primogênita fez nove anos, porém, Eric e Jenny resolveram voltar ao seu país de origem na expectativa de garantir um futuro melhor para os filhos.

Cate e Bronte Campbell natação especial (Foto: Getty Images) 
Irmãs ficam na torcida após nadar a final do 4x100m livre (Foto: Getty Images)
 
Ao chegar na cidade australiana, seus pais inscreveram Cate e Bronte em uma escolinha de natação perto de casa. O objetivo era apenas ajudar na adaptação das meninas, dando-as a chance de fazer novas amizades. Deu certo. Até mais do que a família poderia sonhar. Com apenas 16 anos, Cate, que ao chegar em Brisbane ficava espantada com os sinais de trânsito, conquistou suas duas primeiras medalhas olímpicas, dois bronzes (50m livre e 4x100m livre), nos Jogos de Pequim 2008. Nessa época, Bronte também começava a se destacar nas mesmas provas da irmã. Anos mais tarde, o pai revelou em uma entrevista que as filhas sempre tiveram, desde a infância, uma grande rivalidade.

Uma foi puxando a outra, e as duas foram evoluindo. Até que, em Londres 2012, seus pais realizaram o sonho de ver as filhas mais velhas disputando juntas os Jogos Olímpicos. Foi a primeira vez que a Austrália classificou duas irmãs para uma mesma prova, os 50m livre. No geral, contando todos os países, a última vez que isso aconteceu antes foi em Munique 1972. Cate, a mais alta da dupla com 1,86m, ainda deixou a competição com a medalha de ouro, do 4x100m livre, pendurada no pescoço. E as duas chegaram às semifinais dos 50m livre.

Cate e Bronte Campbell natação especial (Foto: Getty Images) 
Bronte e Cate sobrem ao pódio do Mundial de Barcelona juntas (Foto: Getty Images)
 
No Mundial de Barcelona, a dupla ampliou a "parceria". As australianas se classificaram para disputar três provas juntas. Em uma delas, unidas. Nas outras duas, como adversárias. Logo no primeiro dia de competição sentiram o gostinho de dividir o mesmo espaço no pódio do Palau Sant Jordi, com a prata no 4x100m livre. Nos 100m livre, as duas foram até as semis, mas só Cate avançou e ainda conquistou a medalha de ouro. Para a despedida dos sonhos, elas planejam um reencontro na entrega das medalhas dos 50m livre, no domingo, último dia de competição.

- É realmente muito interessante ter a minha irmã como adversária. A gente treina junto, então sei exatamente do que ela é capaz, o que às vezes é assustador. Mas é bom. Ela me dá um suporte - disse Bronte, em Barcelona.

Cate e Bronte Campbell natação especial (Foto: Instagram) 
Cate e Bronte Campbell tem  uma porquinha de estimação (Foto: Instagram)
 
Adversárias dentro da piscina e amigas fora dela, as irmãs Campbell compartilham muito mais do que o amor pela natação. As duas têm os mesmos gostos e uma rotina regrada, que inclue a ajudar nos cuidados com o irmão Hamish, que é portador de uma doença mental. São fãs de ginástica artística e de saltos ornamentais, têm uma dieta exageradamente rica em proteínas, com muito atum e ovo, e têm um porco como "animalzinho" de estimação. Sim, um porco. Na verdade, uma porca. Chamanda pelas nadadoras de Pimenta.

- É verdade. Nós temos um porco de estimação. Ela é muito, muito fofa. E não liga quando a gente vem para uma competição. É bom. É como um cachorro, mas muito mais cabeça dura. Ela fica no quintal. É suja para ficar dentro de casa - contou Brote, que, ao lado de sua irmã, costuma levar a Pimenta para passear presa em uma coleira.

As peculiaridades das irmãs não param por aí. Depois que a dupla ficou famosa, na época da Olimpíadas de Londres, o pai deu várias entrevistas. Em algumas, exagerou nos comentários e nas revelações sobre as intimidades da família. Acabou levando um cartão vermelho das filhas. Bronte escreveu um contrato que dizia: "Não vou constranger as minhas filhas em rede nacional". Ele teve de assinar, e o "documento" até hoje é guardado a sete chaves como garantia.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/mundial-de-esportes-aquaticos/noticia/2013/08/irmas-australianas-dividem-porco-de-estimacao-e-paixao-pela-velocidade.html

Nenhum comentário: