sexta-feira, 2 de agosto de 2013

À espera de julgamento, Natália está fora da primeira etapa do Grand Prix

Jogadora está liberada, mas comissão técnica da seleção se previne contra possível suspensão. Técnico Zé Roberto lamenta, mas diz preferir esperar

Por João Gabriel Rodrigues Campinas, SP

Natália estava lá. No último treino da seleção antes da estreia no Grand Prix, a ponteira participou das atividades, brincou com as companheiras e ouviu as orientações do técnico José Roberto Guimarães. Ela, no entanto, está fora da primeira fase da competição, que terá início nesta sexta-feira, às 19h, contra a Polônia, em Campinas. À espera do julgamento da acusação de doping, a jogadora não será inscrita para as três primeiras partidas do torneio. O SporTV transmite o confronto contra as europeias, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real.

Volei Natália Seleção Brasil (Foto: João Gabriel Rodrigues) 
Natália treina com a seleção, mas só jogará após julgamento (Foto: João Gabriel Rodrigues)
 
O STJD ainda não definiu o julgamento de Natália. A ponteira chegou a cumprir 30 dias de suspensão preventiva após um exame apontar a presença da substância 16-OH Prednisolone acima dos níveis permitidos. No entanto, no início de julho, o relator Luiz Correa Meyer apontou, com base em um laudo do próprio Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (Ladetec), que a concentração estava abaixo do limite e, portanto, dentro da lei. Ainda assim, o caso será levado novamente ao tribunal em instância superior.

Na prática, por ter cumprido a suspensão preventiva, Natália está apta a entrar em quadra aos olhos do STJD. Zé Roberto, no entanto, teme uma punição no tribunal, que contaria a partir do último jogo da ponteira. O novo julgamento, a princípio, seria marcado para a primeira quinzena de agosto, mas ainda não tem data definida. Caso atrase, a jogadora poderá até ficar fora do Grand Prix.

Volei José Roberto Guimarães Seleção Brasil (Foto: João Gabriel Rodrigues) 
Zé Roberto: 'Precisamos aguardar para ver o que vai acontecer' (Foto: João Gabriel Rodrigues)

- Eu não sei. A gente precisa aguardar o que vai acontecer. Eu não gostaria de prever nada. Eu prefiro esperar. Ela é uma jogadora muito importante nesse cenário atual, é uma pena que tenha acontecido. Só sei que estou tranquilo quanto à idoneidade dela – disse o treinador.

Zé Roberto afirma que Natália tem encarado o problema com tranquilidade. A ponteira tem sido preservada e não tem dado declarações sobre o caso. O treinador voltou a defender sua jogadora.

- Eu a vejo muito normal. Até porque, não é uma substância para aumento de performance. Se fosse uma coisa, aí seria diferente. Mas é para asma. Eu não a vejo preocupada. Ela está muito segura do que está acontecendo, está esperando o julgamento. E não podemos contar com ela enquanto isso. O problema é que, se eu colocá-la para jogar, começa a contar a partir desse momento. Não sei se vai ser suspensa ou não. Depende do tribunal - afirmou.

Ainda que estivesse com a questão resolvida junto ao STJD, Natália dificilmente estaria em quadra nesta sexta-feira. A jogadora tirou o parafuso que colocou na canela esquerda em cirurgia realizada em dezembro de 2011. Depois de um mês de recuperação, a ponteira voltou a saltar há três semanas e ainda não está em totais condições de jogo.

- Ela não está ainda em condições. Ela tirou o parafuso há três semanas. Não tem condições ainda de jogar. Ela ainda está em processo de evolução.

Além de Natália, Zé Roberto deixará a levantadora Claudinha fora da lista da primeira etapa do Grand Prix. Nesta quinta-feira, apenas uma parte do grupo treinou à tarde. Thaisa, Priscila Daroit, Gabi e as gêmeas Michelle e Monique foram à quadra pela manhã.

Confira as jogadoras inscritas para os jogos em Campinas:

Levantadoras:
Dani Lins
Fabíola

Opostos:
Sheilla
Monique

Ponteiras:
Fernanda Garay
Michelle
Pri Daroit
Gabi

Centrais:
Thaisa
Fabiana
Adenízia
Juciely

Líberos:
Camila Brait
Fabi


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/08/espera-de-julgamento-natalia-esta-fora-da-primeira-fase-do-grand-prix.html
 

Nenhum comentário: