sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Fábio Santos revê taças de campeão e se emociona: 'Parecia impossível'

Em passeio pelo Parque São Jorge, lateral-esquerdo do Corinthians vai ao Memorial e relembra os cinco títulos que ganhou com o Timão

Por Leandro Canônico São Paulo

Fabio Santos Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Fábio Santos, com o troféu do Mundial de Clubesmda Fifa (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
 
Dos nove títulos conquistados na carreira, cinco foram pelo Corinthians. Todos como titular. Campeonato Brasileiro, Campeonato Paulista, Taça Libertadores da América, Mundial de Clubes, Recopa Sul-Americana... Fábio Santos tem em seu currículo títulos de peso, de expressão. No auge de sua trajetória no futebol, o lateral-esquerdo resume de maneira simples o seu sentimento.

– Como é bom ganhar, meu!

Corintiano, paulistano da zona norte de São Paulo, Fábio Santos deu um passeio pela sede social do Corinthians, no Parque São Jorge, a convite do GLOBOESPORTE.COM. Começou pelo Memorial, onde todas as suas conquistas no clube estão eternizadas em forma de taça. O lateral já conhecia o local, mas ainda não tinha visto todos os cinco títulos reunidos no mesmo lugar. Feliz com os resultados obtidos, ele admitiu que se surpreendeu.

– Eu via tudo isso com um sonho distante, algo que parecia impossível. De repente as coisas aconteceram muito rápido na minha carreira.

Fabio Santos Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Fábio Santos com as taças de campeão paulista e da Recopa (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
 
Revelado nas categorias de base do São Paulo, onde foi campeão paulista, da Libertadores e do Mundial em 2005, sempre como reserva, Fábio Santos teve passagens pelo japonês Kashima Antlers, pelo francês Mônaco e pelos brasileiros Cruzeiro, Santos e Grêmio antes de chegar ao Corinthians. Contratado para ser o suplente de Roberto Carlos, ele brilhou depois que o pentacampeão deixou o clube.

– Os cinco títulos pelo Corinthians foram muito especiais. A trajetória toda, na verdade. Fui formado no São Paulo, fui para fora do país, voltei ao Brasil para clubes de outros estados e depois consegui espaço novamente no mercado paulista, num clube como o Corinthians. É algo incrível para mim, muito importante – disse o lateral, que completa 28 anos em setembro.

Fabio Santos Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Fábio admira espaço dedicado à Libertadores (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
 
Sempre com um sorriso no rosto e bastante atencioso, Fábio Santos atendia com simpatia a todos os torcedores que o paravam no Memorial. Ao mesmo tempo, o corintiano prestava atenção em cada detalhe do museu alvinegro. Mas quando ele se deparou com a foto gigante do time campeão do mundo no ano passado, em cima do Chelsea, no Japão, a emoção tomou conta.

– Um dos meus maiores objetivos era ter uma foto como essa (apontando para a do time posado do Mundial de 2012). Quando fui para o Japão com o São Paulo, era reserva e não participei da foto do título, como da Libertadores, por exemplo, que todo mundo posava. Coloquei na minha cabeça que voltaria para ter uma. E coincidentemente foi no mesmo estádio (em Yokohama) – lembrou.

Levantar a taça do Mundial de Clubes da Fifa, no entanto, não está em primeiro no Top 5 do jogador no Corinthians. A Libertadores da América era o grande objetivo.

– Todas as conquistas pelo Corinthians foram especiais para mim, mas a Libertadores teve algo a mais pela maneira que foi. Vencemos de maneira invicta e eu participei dos 90 minutos em todos os 14 jogos. O Brasileirão de 2011 também foi legal. Quebrei a clavícula, voltei e depois fomos campeões em um clássico, contra o Palmeiras.

Fabio Santos Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Fábio Santos posa à frente da foto do Mundial de Clubes: sonho (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
 
Homem de fé
Devoto de Santo Expedito, Fábio Santos é católico. Não poderia, então, visitar o Parque São Jorge e deixar de ir à pequena capela que existe lá dentro. No caminho, ele incentivou jovens jogadores da base corintiana, deu autógrafos e parou para tirar algumas fotos. Já no local, ele se espantou com a beleza estampada na simplicidade dos detalhes. Há São Jorge por todos os lados.
Nosso maior desafio agora é a motivação para ganhar mais títulos"
Fábio Santos
 
Diante de uma imagem do santo padroeiro do Corinthians, o lateral-esquerdo revelou que deixou de fazer planos para carreira. Planejar não o fez evoluir.

– Não faço muitos planos, porque todos que eu fiz deram errado. Deixo as coisas acontecerem. Mas a minha vontade atualmente é continuar no Corinthians. Já tive mais vontade de jogar fora do país, agora não tenho tanta assim. O Brasil está cada vez mais valorizado, os clubes estruturados, os estádios novos...

O lateral-esquerdo tem contrato até o fim de 2014. Até lá, espera conquistar pelo menos mais um título pelo Corinthians, com um grupo cada vez mais experiente.

– Nosso maior desafio agora é a motivação para ganhar mais títulos. Mas temos um técnico que nos cobra isso toda hora e um grupo muito unido.

Até o final da temporada, o Corinthians disputa o Campeonato Brasileiro, no qual ainda está em posição intermediária, e a Copa do Brasil, mais adiante.

Fabio Santos Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Fábio Santos em visita à capela do Parque São Jorge (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
 
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/08/fabio-santos-reve-tacas-de-campeao-e-se-emociona-parecia-impossivel.html

Nenhum comentário: