sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Freguês de Guga, argentino Cañas brinca: 'É muito melhor que Federer'

Ex-nº 8 do mundo trata com bom humor 0% de aproveitamento contra Kuerten em torneios ATP, mas ressalta que suíço é o maior tenista de todos os tempos

Por Matheus Tibúrcio Rio de Janeiro

Número 1 do mundo ao fim da temporada 2000, Gustavo Kuerten foi homenageado pela ATP pelo feito histórico, na última terça-feira. Até chegar no mais alto patamar do tênis internacional, o catarinense colecionou rivalidades com nomes como Andre Agassi e Pete Sampras, mas também passava como um trator diante de vários  outros adversários.

Um dos tenistas que mais sofreram diante do brasileiro foi o argentino Guillermo Cañas, ex-número 8 do mundo, que perdeu todos os sete confrontos diretos que os dois tiveram em torneios ATP, entre 1998 e 2004. Mas o mesmo Cañas foi capaz de vencer duas vezes consecutivas Roger Federer em 2007, quando o suíço era o líder do ranking mundial. Diante disso, o argentino, que participa nesta sexta-feira e no sábado do Desafio de Campeões Entre Países, no Rio de Janeiro, brincou diante da antiga freguesia com Kuerten e disse que Guga era melhor que o atual número 5 do mundo.

Guga, Roger Federer e Maria Esther Bueno tênis São Paulo (Foto: Reprodução / Twitter) 
Cañas foi freguês de Guga, mas teve histórico equilibrado contra Federer (Foto: Reprodução / Twitter)
 
- Guga é muito melhor que Federer (risos). Mas eu ganhei dele em um Challenger... (competição menor na hierarquia da ATP) - disse Cañas, se lembrando da vitória sobre o catarinense nas quartas de final do Challenger de Mendoza, na Argentina, em 1995. As sete derrotas em torneios ATP foram todas no saibro, incluindo uma decisão do ATP de Stuttgart, em 2001.

O tom de Cañas era mesmo de brincadeira e o ex-tenista tratou de afirmar que, para ele, não existiu ninguém igual a Federer no mundo do tênis. O argentino pode se orgulhar, porém, de não ter levado a pior nos confrontos diretos com o astro. Em seis encontros, todos em Masters 1.000, foram três vitórias para cada um.

- Acho que Federer e Guga são jogadores incríveis. Para mim, o Federer é o melhor da história, mas cada tenista gosta de jogar contra alguém. (Eu e Guga) nos enfrentamos sete vezes e nunca pude ganhá-lo. A forma como o Guga jogava me prejudicava, e ele também era um dos melhores do mundo (na época).

Chela, Cañas, Mello, Meligeni, Pioline e Fleurian (Foto: João Pires) 
Cañas (segundo da esquerda para direita) joga torneio de veteranos no Rio (Foto: João Pires)
 
Cañas mantém a opinião mesmo diante da queda de rendimento de Federer nesta temporada. O suíço conquistou apenas um título neste ano (ATP de Halle) e sofreu eliminações surpreendentes nos últimos três torneios disputados: derrotas para o ucraniano Sergiy Stakhovsky (então 116º do mundo) na segunda rodada de Wimbledon, para Federico Delbonis (então 114º do mundo) nas semifinais do ATP 500 de Hamburgo e para Daniel Brands (então 55º do mundo) na primeira rodada do ATP 250 de Gstaad, na Suíça.

- Acho que cada jogador chega a uma determinada idade que o nível abaixa. Federer está com 32 anos, ganhou tudo, foi melhor do mundo por muito tempo. Federer tem tênis para voltar a ganhar grandes torneios. Ele pode ganhar outro Grand Slam e será sempre um jogador que estará entre os favoritos nos próximos dois, três anos. Mas ele está no final da carreira.

Canãs está no Rio de Janeiro para participar do Desafio de Campeões Entre Países. Junto com Juan Ignacio Chela, ele defende a Argentina contra a França, representada por Jean Philippe Fleurian e Cedric Pioline. Serão dois jogos de simples e, caso haja empate, um duelo de duplas. Quem avançar pega o Brasil, de Fernando Meligeni e Ricardo Mello, no sábado.

Confira a programação do Desafio de Campeões Entre Países nesta sexta:
Argentina x França, a partir das 18h
Guillermo Cañas x Jean Philippe Fleurian
Juan Ignacio Chela x Cedric Pioline

Local: Jockey Club Brasileiro
Sede da Lagoa - Av. Mário Ribeiro, 410 - Rio de Janeiro/ RJ]
Entrada Gratuita


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/08/fregues-de-guga-argentino-canas-brinca-e-muito-melhor-que-federer.html

Nenhum comentário: