sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Cielo vai às semis dos 50m livre com 2° tempo e inicia busca por tri inédito

Bicampeão mundial da prova fica atrás apenas do algoz francês Florent Manaudou nas eliminatórias. Marcelo Chierighini se classifica em oitavo

Por Lydia Gismondi Direto de Barcelona
 
A saída ainda não está do jeito que Cesar Cielo queria. Ainda assim, o bicampeão mundial dos 50m livre garantiu com tranquilidade a classificação para as semifinais da prova mais rápida da natação, nesta sexta-feira, no Mundial de esportes aquáticos de Barcelona. Com o segundo melhor tempo, atrás apenas do algoz francês Florent Manaudou, o brasileiro começou bem sua luta pelo tricampeonato inédito e avançou para a disputa da tarde. Em oitavo lugar no geral, Marcelo Chierighini também garantiu a classificação.

Cesar Cielo, da natação, no Mundial de Barcelona (Foto: Satiro Sodré / SS Press) 
Cesar Cielo faz o segundo melhor tempo das eliminatórias dos 50m livre (Foto: Satiro Sodré / SS Press)
 
Nadando na última das 11 séries das eliminatórias dos 50m livre, Cesar Cielo teve uma prévia nesta sexta do provável duelo contra o francês Florent Manaudou na final. O brasileiro, que estava na raia ao lado do atual campeão olímpico da prova, acompanhou o ritmo do rival, mas bateu em segundo, em 21s76. O favorito ao ouro fez 21s72.

- Foi uma manhã tranquila. Achei os tempos até um pouquinho acima do que eu estava esperando. Não pensei que 22s2 fosse entrar tão fácil assim (nas semifinais). Foi tranquilo, mas tenho que melhorar a saída. Ficou claro que a saída do Manaudou está muito boa. Acho que não é nem a minha saída que não está boa. A dele é que está muito boa. Tenho que melhorar os meus primeiros 15 metros de prova em relação a ele. Hoje à tarde, vou tentar buscar um bom tempo, quem sabe o melhor tempo da vida sem os trajes - disse Cielo, que pode ser o primeiro nadador a conquistar três títulos mundias nos 50m livre.

Marcelo Chierighini e Cielo , da natação, no Mundial de Barcelona (Foto: Satiro Sodré / SS Press) 
Marcelo Chierighini e Cesar Cielo largam lado a lado (Foto: Satiro Sodré / SS Press)
 
Um dia depois de disputar a final dos 100m livre, Marcelo Chierighini voltou para a piscina do Palau Sant Jordi nos 50m livre. O brasileiro, que terminou em sexo na prova mais longa, nadou ao lado de Cielo nesta manhã e terminou em terceiro lugar, com o tempo de 22s01. Na classificação geral, avançou para as semifinais em oitavo.

- Nos 100m livre, não me senti bem pela manhã. Mas me senti bem agora. Vi que dá para  melhorar a minha saída. Acho até que dei uma tremidinha ali. Tenho que ver o vídeo depois. Mas dá para fazer melhor. Estou empolgado para as semis - disse Chierighini.

Nos 100m borboleta, Thiago Pereira também garantiu vaga nas semifinais, com o 12° tempo das eliminatórias: 52s23. O russo Evgency Korotyshkin fez 51s55 e foi o mais veloz entre todas as séries, seguido pelo francês Chad Le Clos, com 51s88, e o húngaro Laszlo Cseh, com 51s89.

O Brasil ainda teve representantes em outras três provas, mas em nenhuma delas conseguiu avançar. Nos 50m borboleta, Daynara de Paula ficou em 20° lugar (26s68) e, nos 800m livre, Carolina Queiroz terminou em 26° (8m52s10). O revezamento 4x200m livre masculino brasileiro, formado por Nicolas Oliveira, Fernando Santos, João de Lucca e Vinícius Waked, fez o 11° tempo (7m15s97) das eliminatórias. O quarteto saiu da piscina chateado e discutindo sobre o que havia acontecido de errado.

- A última vez que conseguimos classificar para essa final foi em 2007. Então faz tempo que a gente está tentando. Está faltando um pouquinho mais de união e uma preparação para esse grupo de revezamento para tentar ter um desempenho melhor - disse Nicolas Oliveira.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/mundial-de-esportes-aquaticos/noticia/2013/08/cielo-vai-semis-dos-50m-livre-com-2-tempo-e-inicia-busca-por-tri-inedito.html

Nenhum comentário: