sábado, 3 de agosto de 2013

GUIA DA RODADA #11: pelo fim do clássico troca-troca na liderança

Após sete trocas na primeira posição do Brasileiro, Bota tenta manter a ponta contra Vasco, que luta para ficar entre primeiros, assim como Grêmio e Inter

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Montagem Seedorf e Juninho Pernambucano (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com) 
Seedor e Juninho se enfrentam pela 11ª rodada (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)
 
Você teria coragem de juntar as suas fichas e apostar em um campeão? Diria, com convicção, em uma roda de amigos, quem será o vencedor do Campeonato Brasileiro de 2013? Difícil. Seria um mero chute. Até porque ocorreram, em dez rodadas, sete trocas na liderança. Quatro times (Botafogo, Coritiba, Cruzeiro e São Paulo) brincaram nessa da dança da cadeira. Somente São Paulo e Coritiba ficaram por duas rodadas seguidas como o "bam-bam-bam". E olha que os paulistas, hoje na zona de rebaixamento, ficaram no posto ainda no embrionário Brasileirão, na segunda e terceira vez que entraram em campo. O Coritiba fez o mesmo nas duas rodadas seguintes. Depois foi o tal de entra o Botafogo, volta o Coxa, vira o Cruzeiro.

No vai e volta do reinado, é a vez dos alvinegros tentarem continuar com o trunfo na mão. Trunfo de poder permanecer soberano por um fim de semana, até que o baralho seja redistribuído. Para isso vai ter superar um adversário com a faca nos dentes para entrar no G-4 e não sair mais. Por falar em soberania, no lado vascaíno tem um rapaz que manda. Não à toa o apelido é Reizinho. Juninho, poupado contra o Goiás, está de volta ao time - ele fez dois gols e deu duas assistências em dois jogos. O Maracanã será a arena para os cariocas, três anos depois do último clássico por lá, que terminou com o título da Taça Guanabara do Botafogo, em 2010.


Mas é só falar de batalha, misturar com futebol e não tem como não passar pela cabeça algum Gre-Nal, sempre daquele jeito disputado como se fosse a final do Mundial. O objetivo é igualzinho ao de Juninho e companhia. Mira apontada para o G-4 e bola para o alto.

Disputas à parte, a 11ª rodada é um pouco atípica. Quatro times não entrarão em campo. São Paulo e Bahia haviam antecipado o jogo e ficarão só observando. Já Santos e Náutico tiveram o jogo adiado. O Peixe está na Europa, onde disputou amistoso com o Barcelona agora de Neymar, que terminou 8 a 0 para os espanhois. Uma viagem daquelas.

CRUZEIRO X CORITIBA

Confronto Guia da Rodada - bolinhas - Cruzeiro x Coritiba (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO, 18H30M - MINEIRÃO
Sabe aquele gostinho na boca de alcançar seu objetivo? Sabe aquela sensação de que tiraram o doce da sua boca logo depois? Foi o que aconteceu com o Cruzeiro. O time chegou à liderança do Campeonato Brasileiro com propriedade ao golear seu maior rival por 4 a 1. Mas a rodada seguinte calhou de ser contra o Fluminense, no Maracanã. Era a estreia de Vanderlei Luxemburgo como técnico tricolor, o time precisava sair da crise e Fred voltava de suspensão. O atacante até que perdeu um pênalti, mas fez de cabeça o gol da vitória dos cariocas. Não deu para ficar mais tempo na liderança, mas agora Marcelo Oliveira comandará o time novamente em Minas Gerais. Melhor: deve repetir os 11 titulares pela quarta vez seguida. Melhor ainda: diferente do Flu que teve a volta de Fred contra a Raposa, o Coritiba vive o oposto. Uma entorse no tornozelo esquerdo tirou o principal jogador, o meia Alex, velho conhecido dos cruzeirenses - foi campeão brasileiro, da Copa do Brasil, Mineiro e da Copa Sul-Minas pelo clube. Lincoln será o responsável por organizar a equipe com o auxílio de Robinho. O alento: juntos, os dois têm cinco gols e quatro assistências. Quem vencer pode assumir a liderança novamente.
Cartola FC: com Dagoberto e Borges lesionados, Vinícius Araújo vem ganhando espaço no ataque do Cruzeiro. O jovem atacante tem a melhor média de pontos do time (7.40) e custa apenas C$ 5,69, sendo uma ótima aposta. No Coxa, que não contará com o craque Alex, o volante William Farias pode ser uma boa opção. O jogador roubou nada menos do que sete bolas no confronto contra a Ponte Preta, na última quarta-feira. Ele custa C$ 7,27.
Na TV: SporTV (menos MG) e PremiereFC 2: Júlio Oliveira e Bob Faria.
Arbitragem: Francisco Carlos do Nascimento (AL)  apita o jogo, auxiliado por Fábhio Pereira (TO) e Thiago Gomes Brígido (CE).
Você sabia que... uma partida entre Cruzeiro e Coritiba não termina empatada há cinco anos? O último empate foi em 2008, com o 1 a 1 no placar, no Mineirão, pelo Brasileiro. Espinoza (Cruzeiro) e Thiago Silvy (Coritiba) marcaram.

FLAMENGO X ATLÉTICO-MG

Confronto Guia da Rodada - bolinhas - Flamengo x Atlético-MG (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 16H - MANÉ GARRINCHA
Olha, a fase não é dar melhores, não. A coisa anda preta. Preta e vermelha no caso do Flamengo. Se um empate aos 49 minutos do segundo tempo contra um rival chegou a ser comemorado quase como a conquista dos três pontos pelas circunstâncias, a realidade bateu a porta uma rodada depois. O Bahia não teve piedade e fez 3 a 0. E o resultado pune: Mano Menezes e seus comandados voltaram a aparecer na zona de rebaixamento. O zero no placar indica algum problema. O ataque rubro-negro é o terceiro pior da competição, com nove gols. Mas a coisa tá preta e branca também. Tudo bem que a prioridade era a Taça Libertadores, mas ou o Atlético-MG acorda ou poderá visitar aquela coisa incômoda que é o Z-4. Não fosse o número de vitórias, estaria no lugar do Fla, pois a pontuação é a mesma (10 pontos) e o saldo inferior.  Para dar fim à festa e vencer novamente, pode se apegar aos números. O Galo é o que menos erra passes, com média de 22 por partida. Mas o desempenho fora de casa... São quatro derrotas e um triunfo. Quem o fantasma do Z-4 vai assombrar mais?
Cartola FC: muito participativo em campo, o meia Elias é sempre uma ótima alternativa no Flamengo. O jogador é o maior ladrão de bola do time, além de ser também um dos que mais finaliza. Por isso, mesmo não sendo dos jogadores mais baratos, custa C$ 15,87, vale a aposta. Do outro lado, Diego Tardelli pode cair bem no time de quem estiver pensando em escalar alguém do Galo. Um dos destaques do título da Libertadores, o atacante está desvalorizado e custa C$ 11,80, muito menos que os outros nomes badalados da equipe mineira, como Ronaldinho e Réver.
Na TV: Globo para RJ (menos Capital), MG, ES, RS, PR, Criciúma (SC), PE (menos Petrolina), BA, RN, AL, PB, SE, MA, PI e Regiões Norte e Centro-Oeste: Rogério Correa, Júnior e Márcio Resende. PremiereFC 1: Jáder Rocha e Lédio Carmona
Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden (RS) apita o jogo, auxiliado por Altemir Hausmann (RS) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP).
Você sabia que... a última vitória do Galo sobre o Flamengo no Brasileiro foi em 2010? Aconteceu no dia 11 de novembro daquele ano, com um 4 a 1 com direito a gols de Obina, Renan Oliveira (2) e Diego Tardelli - Marquinhos descontou.

GRÊMIO X INTERNACIONAL

Confronto Guia da Rodada - bolinhas - Grêmio x Internacional (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 16H - ARENA DO GRÊMIO
As recordações mais recentes são embaraçosas. Em qual Grêmio confiar mais: o que venceu o Fluminense com certa tranquilidade ou o que perdeu para o Corinthians? Em qual Inter dá para acreditar: no que estava no G-4 ou o que saiu depois de perder por 3 a 0 para o até então lanterna Náutico? Problemas existem. Dos grandes: Zé Roberto, por lesão, e Vargas, por gancho imposto pelo STJD e lesão também, não jogam. Mas nem tudo está perdido. Souza está à disposição e pode ser utilizado. Vai além: a Arena é do Grêmio, e pela primeira vez recebendo o Gre-Nal.  Para animar mais, nos últimos seis jogos como mandante contra o rival no Brasileio, nenhuma derrota (três vitórias e três empates). Em casa, aliás, já são quatro triunfos e um empate na atual edição do Brasileiro. Nem tudo está perdido também pelo lado vermelho do clássico. Como teve o jogo contra o Santos adiado, o Inter não participou da última rodada e teve uma semana pela frente para se recuperar do baque. Mas sabe como é dias que antecedem clássico, né? Dunga fechou o treino e escondeu o jogo para o primeiro encontro com Renato Gaúcho como adversário em campo. Ou melhor, no banco, pois como jogadores, em uma única vez se enfrentaram em um Gre-Nal - em 1983, no Beira-Rio, pelo Gauchão.  
Cartola FC: o paraguaio Riveros fez apenas dois jogos com a camisa do Grêmio, mas já mostrou que pode ser uma boa opção no Cartola. O volante já roubou seis bolas e fez até um gol, por isso ostenta a excelente média de 9.50 pontos por jogo. Ele custa C$ 12,63. No Internacional, os jogadores seguem com preços altos. Dessa forma, vale a pena escolher pela maior pontuação média até o momento, que pertence ao volante Willians, com 8.15 pontos por jogo. O cartoleiro pode comprar o maior ladrão de bolas do campeonato por C$ 16,01.
Na TV: PremiereFC 3: Luís Alano e Batista.
Arbitragem: Fabrício Neves Corrêa (RS) apita o jogo, auxiliado por Marcelo Bertanha Barison (RS) e José Eduardo Calza (RS).
Você sabia que... o Internacional venceu os dois clássicos contra o Grêmio neste ano? Pelo Gaúcho, fez 2 a 1 duas vezes.

PONTE PRETA X FLUMINENSE

Confronto Guia da Rodada - bolinhas - Ponte Preta x Fluminense (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 16H - MOISÉS LUCARELLI
O som de comemoração, de gritos, ainda devem zumbir no ouvido dos jogadores. A Ponte Preta ficou na frente duas vezes, mas sofreu uma insistente virada por duas vezes em um jogo de oito gols (5 a 3) contra o Coritiba. Veio a derrota e veio novamente a chance de entrar na zona de rebaixamento. A posição é desconfortável. Em 15º, a Macaca está pertinho da berlinda. O jeito é recorrer aos céus. Não no sentido figurado. A bola vem, na maioria das vezes, pelo alto. Metade das finalizações da equipe têm origem em jogadas aéreas. Curiosamente foi também pelo alto que o Fluminense encontrou um sopro de alívio. Era crise das brabas, com cinco derrotas seguidas. O adversário era simplesmente o líder. Mas a estreia de Luxemburgo terminou bem. Placar magro: 1 a 0. O gol de Fred, depois de cumprir suspensão. Cumpriu, mas não cumpriu tudo. O STJD decidiu nesta sexta-feira punir o atleta e dar um gancho de quatro partidas pelo lance duro contra Jomar, do Vasco. O Flu tenta reverter a pena com efeito suspensivo. A presença do artilheiro contra  Ponte, porém, é improvável. Talvez só com ajuda divina, aí sim no sentido figurado.
Cartola FC: o atacante William marcou duas vezes na última quarta-feira, diante do Coritiba, e jogando no Moisés Lucarelli, se torna a principal aposta da Ponte Preta. Mas quem quiser ter o artilheiro no time terá que desembolsar uma boa grana, já que ele custa C$ 15,99. Na última rodada, o atacante Fred voltou 'a pegar'. O goleador sempre é uma aposta segura no Fluminense. No entanto, assim como o rival da Macaca, também está caro no mercado: C$ 21,74.
Na TV: Globo para Rio de Janeiro e região (RJ): Luis Roberto, Caio Ribeiro e Renato Marsiglia. PremiereFC 4: Osvaldo Luís e Renato Leal
Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (MG) apita o jogo, auxiliado por Kléber Lucio Gil (SC) e Carolina Romanholi Melo (CE).
Você sabia que... em 2001 os dois times fizeram um dos jogos mais importantes das equipes naquele Brasileiro? Em confronto válido pelas quartas de final, no Maracanã, a partida terminou 1 a 1 no tempo normal. O Flu venceu por 3 a 2 na prorrogação. Pelo tricolor, marcaram Caio e Magno Alves (duas vezes), com Humberto Foguinho e Macedo descontando.

CRICIÚMA X CORINTHIANS

Confronto Guia da Rodada - bolinhas - Criciuma x Corinthians (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 16H - HERIBERTO HÜLSE
O técnico Tite fez questão de lembrar que “o campeonato premia as vitórias”. O discurso, apesar de direcionado ao Corinthians, se encaixa bem no Criciúma. Em um resumo recente, uma conta rápida: oitava rodada, vitória sobre o Grêmio, 11ª posição; nona rodada, derrota para o Vasco, 14ª posição; décima rodada, empate com a Portuguesa e elevador parado na tabela, no 14º lugar. Se quiser fugir da área de risco que o separa da zona de rebaixamento, só ganhando. Ao menos, contra o Corinthians, atuando no Heriber Hülse, pelo Brasileiro, nenhuma derrota (duas vitórias e quatro empates). Para os paulistas é preciso assimilar bem as palavras do treinador. Ou ouve, entende e executa, ou ficará complicado se aproximar do G-4. A receita é simples: é só repetir o que fez contra o Grêmio e vencer. Só falta desequilibrar seus números. É bom ter a defesa menos vazada, mas não deve ser muito agradável ter o pior ataque. Por isso, somente repetindo os dois gols feitos e nenhum sofrido contra os gaúchos para seguir atrás dos primeiros colocados.
Cartola FC: jogando no Heriberto Hulse, o Criciúma se torna um time bem ofensivo. Por vezes, o técnico Vadão lança até três atacantes de início. E um deles, Wellington Paulista, pode ser uma aposta boa. O jogador já fez dois gols com a camisa do Tigre e custa apenas C$ 7,51. No Corinthians, uma ótima alternativa é Ralf. O volante tem demonstrado muita regularidade nas roubadas de bola, além de ter a melhor média de pontos entre os titulares do Timão, com 5,11 por jogo. Ele custa C$ 19,87.
Na TV: Globo para SP, SC (menos Criciúma), Petrolina (PE) e CE: Cléber Machado, Casagrande e Leonardo Gaciba. PremiereFC 3: André Lino e Paulinho Criciúma.
Arbitragem: Sandro Meira Ricci (PE) apita o jogo, auxiliado por Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Rodrigo Henrique Corrêa (RJ).
Você sabia que... a última vez que Corinthians e Criciúma se enfrentaram foi pela Série B? Aconteceu em 2008, nas duas partidas da Segunda Divisão daquele ano. No Pacaembu terminou 0 a 0. EM Santa Catarina, 2 a 0 para o Timão, gols de Chicão e Cristian.

ATLÉTICO-PR X GOIÁS

Confronto Guia da Rodada - bolinhas - Atlético-PR x Goiás (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 16H - DURIVAL DE BRITTO
Quietinho e devagar, o Atlético-PR vai remando aos poucos. São duas vitórias seguidas (Portuguesa e Atlético-MG). Ainda no meio da tabela, pode dar um salto se fizer a trinca contra o Goiás. É preciso exorcizar o fantasma do fator casa. Em quatro partidas como mandante, quatro empates. Está certo que já foram utilizados três estádios diferentes (Vila Olímpica do Boqueirão, Arena Joinville e Durival de Britto). No domingo o Durival de Britto será utilizado pela terceira vez como residência. O convidado é o Goiás, um time que perdeu três das cinco partidas que fez fora de casa (venceu uma e empatou outra).  Mas nada é como parece. O ataque esmeraldino é o terceiro pior, mas pode se apegar ao fato de os paranaenses deixarem a desejar no quesito roubada de bola. É o segundo que menos rouba, com média de 11 por jogo. No entanto o Furacão tem também o segundo melhor ataque.
Cartola FC: após bater o Galo fora de casa, o Atlético-PR encara o Goiás, em casa, buscando embalar de vez no campeonato. Com boas chances de vitória, o técnico Vagner Mancini, que custa apenas C$ 7,68, pode ser uma boa aposta, já que a pontuação do treinador se dá pela média de pontos de todos jogadores. No Goiás, William Matheus é uma boa alternativa. Como o time goiano deve adotar uma postura mais defensiva, o lateral-esquerdo tem se destacado nas roubadas de bola. Foram 21 até o momento no campeonato. Ele custa C$ apenas 8,23.
Na TV: PremiereFC 5: Felipe Lestar e Dida.
Arbitragem: Luiz Flávio de Oliveira (SP) apita o jogo, auxiliado por Márcio Eustáquio e Katiuscia Berger Mendonça (ES).
Você sabia que... há nove anos o Atlético-PR aplicou a maior goleada do confronto? Foi em 2004, na Arena da Baixada, com um sonoro 5 a 0, gols de Antônio Carlos, Alan Bahia (dois), Marcelo Ramos e Pedro Oldoni.

VASCO X BOTAFOGO

Confronto Guia da Rodada - bolinhas - Vasco x Botafogo (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 18H30M - MARACANÃ
É um tal de Juninho para lá, Juninho para cá. É um tal de Seedorf para lá, Seedorf para cá. São duas figuras emblemáticas. Chamam a atenção dos jovens, incendeiam a torcida, decidem. Até mesmo quando não entra em campo o Reizinho da Colina é assunto. Não precisou nenhum jornalista perguntar sobre uma possível “Juninhodependência” do Vasco que o técnico Dorival Júnior foi direto ao ponto e admitiu a falta que o meia fez no empate por 0 a 0 com o Goiás. A ausência teve motivo: o treinador queria poupa-lo para ter condição de jogar contra o Botafogo. Afinal, clássico é clássico. E clássico contra o líder é preciso tomar as devidas providências. Tomar providência é com Seedorf. O holandês assume mesmo o posto de principal nome do time. Durante a semana pediu a palavra em entrevista coletiva e convocou a torcida para o triunfo contra o Vitória, por 2 a 0. Pouco mais 19 mil torcedores foram ver o Glorioso reassumir a liderança. Se empolgaram, e a providência tomada parece ter dado certo. Talvez nem precise mais de convite para domingo. 
Cartola FC: Juninho Pernambucano retorna ao Vasco no clássico. O "Reizinho" tem disparado a melhor média de pontos do time, com 12.10, e custando apenas C$ 12,86 segue sendo a melhor aposta. Do outro lado, o volante Gabriel apresenta uma boa relação custo-benefício. O jogador do Botafogo vem evoluindo nas roubadas de bola - já tem 18 na competição -, e custa apenas C$ 5,74.
Na TV: PremiereFC 1: Eduardo Moreno e Paulo César Vasconcellos.
Arbitragem: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ) apita o jogo, auxiliado por Wagner de Almeida Santos (RJ) e Luiz Antonio Muniz de Oliveira (RJ).
Você sabia que... na última vez que o clássico aconteceu Maracanã o Botafogo venceu? Aconteceu no dia 21 de fevereiro de 2010, pela decisão da Taça Guanabara. O Glorioso fez 2 a 0, gols de Fábio Ferreira e Loco Abreu.

VITÓRIA X PORTUGUESA

Confronto Guia da Rodada - bolinhas - Vitória x Portuguesa (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 18H30M - BARRADÃO
Na última vez que venceu pelo Campeonato Brasileiro, o Vitória era o segundo colocado. Um time que passou a chamar a atenção. Maxi Biancucchi, antes mais conhecido como primo de Messi, passou a ser mais conhecido como o argentino artilheiro (agora com sete gols) do Brasileiro. Era o cenário ideal. Mas uma sequência de dois empates e uma derrota jogou os rubro-negros para a sexta posição. O técnico Caio Júnior pediu a ajuda da torcida. Até porque, em casa, foram três vitórias e dois empates. É preciso não esquecer que estatísticas dificilmente são 100% favoráveis. Se Maxi é o artilheiro, terá de enfrentar um dos jogadores que mais roubam bolas: o volante Correa, com 22. Apenas isso, no entanto, não fará milagre. A defesa da Lusa é a segunda pior. O jeito para a Portuguesa então será acertar o pé, pois ostentar o posto de time que menos finaliza não ajuda ao torcedor acreditar que a penúltima posição na competição é provisória.
Cartola FC: diante da Portuguesa, vice-lanterna do Brasileirão, a principal opção no time do Vitória é o atacante Maxi Biancucchi, artilheiro da competição até o momento, com sete gols. Para ter o argentino, o cartoleiro precisará pagar C$ 19,81. Com a má fase, não é aconselhável escalar jogadores da Lusa, principalmente em jogo fora de casa. Mas o goleiro Lauro pode ser uma alternativa, ainda que arriscada. A tendência é que ele tenha bastante trabalho e, se estiver em um dia inspirado, pode fazer muitas defesas difíceis. O jogador custa apenas C$ 5,20.
Na TV: SporTV (menos BA) e PremiereFC 2: Odinei Ribeiro e Wagner Vilaron.
Arbitragem: Márcio Chagas da Silva (RS) apita o jogo, auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Guilherme Dias Camilo (MG).
Você sabia que... as equipes não se enfrentavam na Série A desde 2008? Na ocasião os baianos fizeram 3 a 1, no Barradão, gols de Marcelo Cordeiro, Robert e Marquinhos, com Heverton descontando para os paulistas.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/08/guia-da-rodada-11-pelo-fim-do-classico-troca-troca-na-lideranca.html

Nenhum comentário: