sábado, 3 de agosto de 2013

Valdivia brilha, Kardec marca de novo, e Palmeiras bate o Bragantino

Com boas atuações do Mago e do centroavante, Verdão vence e abre cinco pontos de vantagem sobre a Chapecoense na liderança da Série B

A CRÔNICA 
 
por Marcelo Prado

O Palmeiras contou com a individualidade de Valdivia e o faro de goleador de Alan Kardec para vencer o Bragantino por 2 a 1 na noite desta sexta-feira, no Pacaembu, na abertura da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Kadu descontou para os visitantes no fim do jogo.
Além de consolidar a boa fase do meio-campista chileno, que teve noite de gala com lindos dribles, boas arrancadas e passes precisos, o resultado serviu para ampliar a folga alviverde na competição – o time do técnico Gilson Kleina manteve a liderança do torneio, agora com 28 pontos e cinco de vantagem para o Chapecoense, que, neste sábado, terá duelo direto com o Sport, terceiro colocado.

O Bragantino até tentou impor uma marcação forte para conter os avanços do Verdão. A tática, confundida com violência em alguns momentos, principalmente por Elias, expulso no segundo tempo, não foi suficiente para intimidar as jogadas de efeito do Mago e dos atacantes alviverdes. No fim, o palmeirense Charles também foi expulso, por agredir Paulinho em disputa pelo alto. E o uruguaio Eguren fez sua estreia, substituindo Luis Felipe, deslocando Márcio Araújo para a lateral direita.

As duas equipes voltam a campo na terça-feira. O Palmeiras vai até o ABC paulista para enfrentar o São Caetano, no estádio Anacleto Campanella, às 19h30m (horário de Brasília). Mais tarde, às 21h50m, o Bragantino recebe o Avaí no Nabizão.

Valdivia, Palmeiras x Bragantino (Foto: José Patricio/Agência Estado) 
Valdivia escapa da marcação do Bragantino (Foto: José Patricio/Agência Estado)
 
Bragantino assusta, mas Verdão abre o placar
Para tornar ainda mais agudo o melhor ataque da Série B, o técnico do Palmeiras, Gilson Kleina, resolveu dar a Alan Kardec a primeira chance como titular. Mas, para manter os cuidados defensivos, ele preferiu fazer o básico - sacou Vinícius e manteve os três volantes, com Valdivia sozinho na armação. No Bragantino, que sonhava se aproximar do G-4, Wagner Benazzi apostou no 3-5-2 e surpreendeu pela postural inicial, com marcação bem adiantada e velocidade.
Com a saída de Vinícius, Leandro passou a fazer o papel tático importante pelo lado esquerdo. Além de atacar, tinha a obrigação de recuar e acompanhar o lateral-direito Diego Macedo. Foi do artilheiro palmeirense a primeira chance, aos 13, após roubada de bola no meio-campo e chute à direita do gol do Braga.

O time do interior não dava espaço aos principais jogadores do Verdão. Valdivia era sempre vigiado por dois. Charles, que funcionou como homem-surpresa em alguns jogos, também tinha marcação especial, assim como os dois laterais. Com pouco espaço para tocar, o jeito era arriscar de longe. E Luis Felipe, aos 17, exigiu boa defesa de Leandro.

 Jogando de igual para igual, o Bragantino respondeu aos 24, com Cesinha perdendo uma chance inacreditável, após cruzamento de Léo Jaime da esquerda.

A partir dos 25, a marcação do Braga afrouxou, e o Palmeiras ganhou terreno. Foram três grandes chances. Na primeira, Álvaro salvou ao interceptar chute de Valdivia. Na segunda, Leandro defendeu chute de Luis Felipe. Na terceira, não teve jeito. Aos 43, após bola roubada por Márcio Araújo, Valdivia acionou Alan Kardec, que chutou no ângulo e fez um golaço: 1 a 0 no Pacaembu.

Alan Kardec, Palmeiras x Bragantino (Foto: William Volcov/Agência Estado) 
Alan Kardec fez seu terceiro gol em quatro jogos no Verdão (Foto: William Volcov/Agência Estado)
 
Valdivia faz golaço e sai aplaudido
Como os visitantes partiram com tudo em busca do empate, o Palmeiras passou a ter espaço para buscar o contra-ataque. Valdivia, inspirado, começou a levar vantagem sobre os marcadores. Em uma jogada iniciada pelo camisa 10, Wesley arrematou e Leandro defendeu. Quem também apareceu bem foi Luis Felipe, que se tornou a principal válvula de escape da equipe.
Melhor em campo, o Palmeiras não demorou a aumentar sua vantagem. E novamente com um golaço. Charles roubou a bola no meio, avançou e tocou para Valdivia, que arriscou e mandou longe do alcance de Leandro, para delírio da torcida: 2 a 0 e festa para o chileno, que marcou o seu segundo gol na competição.

A partir daí, o Bragantino esqueceu o jogo e iniciou a temporada de caça a Valdivia. O chileno apanhou bastante. Elias, em uma das inúmeras faltas que cometeu, foi expulso por Guilherme Ceretta de Lima. Isso significaria que o Verdão teria ainda mais espaço. Mas Charles, logo depois, se desentendeu com Paulinho e também foi para o chuveiro mais cedo.

Com dez homens de cada lado, Gilson Kleina resolveu mexer, com Mendieta entrando na vaga de Valdivia, que saiu ovacionado de campo - o público foi de 20.604 pagantes, com renda de R$ 660.305,00. Leandro só não fez o terceiro porque o goleiro do Bragantino fez bela defesa em chute de pé direito. O Bragantino descontou no fim, com Kadu, aproveitando bola alçada na área do Verdão. Nada que pudesse estragar a festa alviverde.

Valdivia, Palmeiras x Bragantino (Foto: Léo Pinheiro/Agência Estado) 
Valdivia comemora com Leandro o segundo gol do Verdão (Foto: Léo Pinheiro/Agência Estado)
 
 
 
FONTE:

Nenhum comentário: