sábado, 3 de agosto de 2013

Após 156 dias presos, últimos corintianos são libertados na Bolívia

Justiça boliviana solta brasileiros que estavam encarcerados na cidade de Oruro enquanto eram investigados pela morte de um torcedor do San José

Por Leo Bianchi Oruro, Bolívia

Os cinco corintianos que ainda permaneciam presos em Oruro, na Bolívia, foram soltos nesta sexta-feira, 156 dias após terem sido encarcerados, e deixaram a Penitenciária San Pedro no início da noite. São eles: Cleuter Barreto Barros, Leandro Silva de Oliveira, José Carlos da Silva Júnior, Marco Aurélio Nefreire e Reginaldo Coelho. A chegada ao Brasil deve ocorrer neste sábado. Passagens já foram providenciadas para que todos voltem à capital paulista.

O grupo estava detido devido à morte de Kevin Douglas Beltrán Espada, garoto boliviano de 14 anos vitimado por um sinalizador atirado na partida entre San José e Timão, pela estreia da Libertadores da América, no dia 20 de fevereiro. Enquanto os outro sete haviam sido liberados por falta de provas que o incriminassem no caso, eles encontraram resistência, inclusive, da família do garoto para serem liberados.

Corintianos libertados em Oruro (Foto: Joel Carneiro / TV Globo) 
Corintianos libertados em Oruro (Foto: Joel Carneiro / TV Globo)
 
No total, foram 12 presos. O primeiro grupo foi liberado no dia 6 de junho. No dia 24 de julho, Davi Gebara Neto, advogado da Gaviões da Fiel, principal torcida organizada do Corinthians, anunciou a liberação dos cinco torcedores que ainda permaneciam presos em Oruro. Membros da Gaviões da Fiel, principal torcida organizada do Corinthians, estavam em Oruro acompanhando todo o processo.

A justiça boliviana já havia decidido pela liberação dos cinco corintianos, mas eles continuaram na Penitenciária San Pedro. Houve uma série de procedimentos burocráticos antes de eles saírem para a rua. O Ministério da Justiça também anunciou um acordo com a justiça local para liberar os torcedores.

Corintianos libertados em Oruro (Foto: Joel Carneiro / TV Globo) 
Familiares encontram corintianos libertados em Oruro (Foto: Joel Carneiro / TV Globo)
 
Um jovem de 17 anos, identificado apenas como H.A.M., assumiu a autoria do crime, mas nada foi alterado no processo. No dia 11 de julho, aproximadamente 50 torcedores fecharam parte da Avenida Paulista, uma das principais vias de São Paulo, para protestar contra a manutenção dos cinco na Penitenciária de San Pedro.

Sob a ótica dos representantes da Gaviões da Fiel, os corintianos eram mantidos “sequestrados”, uma vez que não havia respostas da justiça local sobre o andamento do processo.

Nota oficial do Ministério da Justiça
No início da noite desta sexta-feira, o Ministério da Justiça brasileiro emitiu uma nota oficial, confirmando a liberação dos torcedores. Veja a íntegra:

Corintianos libertados em Oruro (Foto: Joel Carneiro / TV Globo) 
Emoção marca a saída de corintianos do presídio de Oruro (Foto: Joel Carneiro / TV Globo)
 
"A justiça boliviana decidiu libertar os cinco torcedores corintianos presos na Bolívia. O Ministério da Justiça e a Embaixada do Brasil na Bolívia assessoraram a defesa dos réus, prestaram auxílio aos presos e mantiveram diálogo com suas famílias durante os últimos meses. Os torcedores devem retornar ao Brasil neste fim de semana, acompanhados pelo Defensor Público Federal João Chaves.
Os brasileiros foram investigados no caso relativo ao jovem Kevin Espada, falecido após um acidente ocorrido em partida do Corinthians contra a equipe boliviana San José, pela Copa Libertadores.  Na semana passada, o Ministério Público havia emitido parecer pela libertação dos presos, concluindo que não havia provas contra os brasileiros. No dia de hoje, foram rejeitados os recursos do San José e da família de Kevin"

Nota oficial do Corinthians
Pouco depois da libertação dos torcedores, a diretoria do Timão soltou nota oficial, comemorando a notícia. Veja a íntegra:

A felicidade da conquista de um título. Desta forma, o Sport Club Corinthians Paulista recebeu, nesta sexta-feira (02), a confirmação da liberação dos últimos cinco cidadãos brasileiros – e torcedores corinthianos –, que estavam presos na cidade de Oruro, na Bolívia, desde 20 de fevereiro.

Corintianos libertados em Oruro (Foto: Joel Carneiro / TV Globo) 
Corintianos dão entrevistas a emissoras da Bolívia (Foto: Joel Carneiro / TV Globo)
 
A libertação dos presos coroa a parceria entre o Corinthians e o Ministério da Justiça, que trabalharam de forma coordenada e conjunta para que a liberdade pudesse ser concedida o quanto antes.
Desde o dia da prisão até hoje, a direção do Corinthians, na pessoa do presidente Mário Gobbi, trabalhou diariamente para que a liberdade fosse concedida o mais breve possível e respeitando a diplomacia Brasil-Bolívia e com respeito às leis locais.
Ao longo dos mais de cinco meses, o presidente e o secretário geral Ronaldo Ximenes viajaram a Brasília-DF para realizar reuniões com José Eduardo Cardozo, Ministro da Justiça, e Antônio de Aguiar Patriota, Ministro das Relações Exteriores; receberam os familiares dos brasileiros detidos no Parque São Jorge; mantiveram contatos diários com os dois ministérios citados. Durante o período, o Sport Club Corinthians Paulista também teve o apoio do eterno presidente Andrés Sanchez para reforçar a sua atuação.
Cumpre esclarecer que a doação do Corinthians à família do jovem Kevin Espada no valor de US$ 50 mil, aprovada em diretoria, não possui qualquer vínculo com a libertação dos reclusos. Tratou-se apenas de uma ajuda humanitária para a família, sem participação de representantes da justiça boliviana.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/08/apos-156-dias-corintianos-sao-libertados-em-oruro.html

Nenhum comentário: