sábado, 3 de agosto de 2013

Fred é punido no STJD com quatro partidas e fala até em deixar o Brasil

Atacante deixa tribunal abalado e só volta a jogar pelo Flu no dia 18. Zagueiro Jomar, do Vasco, é apenas advertido, e Digão, absolvido

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro

Fred chegou confiante à sede do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na tarde desta sexta-feira. O atacante tricolor posou para fotos com torcedores, funcionários, distribuiu autógrafos e procurou até sentar na mesma cadeira que usou na última vez que esteve no Tribunal, no fim de 2012.

- Essa deu sorte - brincou.

Fred já tinha sido julgado pelo STJD em outras seis oportunidades e sempre tinha deixado o local sorridente: foram cinco absolvições e uma pena mínima de um jogo. Mas dessa vez a história foi diferente e a fisionomia do camisa 9 mudou após o anúncio feito pelo presidente da 4ª Comissão Disciplinar, Paulo Bracks, condenando-o a quatro jogos de suspensão por agressão física (artigo 254-A), em lance com o zagueiro Jomar, na partida contra o Vasco, no dia 21 de julho (veja no vídeo acima). Antes de deixar o STJD para cumprir um compromisso publicitário, o capitão se disse decepcionado com o resultado e cogitou até aceitar alguma proposta do exterior.

- Fico muito triste, muito chateado pela situação, é complicado. Sempre quero ajudar os companheiros, mas ficar dessa forma aí... Tem tanta coisa aparecendo, vamos ser se tenho de cumprir mesmo, se aparece algo bom aí, jogar fora. Penso em aceitar alguma proposta, em sair, isso deixa a gente angustiado. Agora que as coisas começam a se ajeitar, fiz o gol contra o líder, pegar uma suspensão dessa... Fui claro no depoimento, não tive intenção de machucar um companheiro de profissão. Ele não teve a intenção de me agredir. Faz a gente repensar a carreira inteira. Quero ficar aqui, mas fica difícil - desabafou.

Fred Fluminense julgamento (Foto: Edgard Maciel de Sá) 
Fred foi assediado antes do julgamento e posou para várias fotos (Foto: Edgard Maciel de Sá)
 
Mais tarde, em seu perfil do Facebook, o artilheiro se acalmou e se retratou sobre a parte de querer ir embora.

"Não foram poucas as vezes em que eu disse que gostaria de encerrar a minha carreira no Fluminense. Venho repetindo isso há bastante tempo, e esse é o meu desejo. Hoje, de cabeça quente, falei que tinha vontade de sair, de ir embora do Brasil, pois estou chateado com a pena que obtive no julgamento, que na minha visão foi extremamente pesada. Já vi lances muito mais pesados e realmente desleais em que não tiveram esse mesmo rigor na punição. Alguns, inclusive, passam batidos e nem ao STJD chegam. Contudo, a minha indignação com o resultado permanece.".

Como já cumpriu um jogo, contra o Grêmio, Fred está fora dos próximos três jogos do Fluminense, contra Ponte Preta (domingo), Vitória (quarta-feira) e Flamengo (dia 11). Além disso, como estará com a seleção brasileira para o amistoso contra a Suíça, também não vai enfrentar o Corinthians no dia 14, no Rio. Só voltaria ao time diante do Náutico, no dia 18, em Recife.

Logo que a pena foi anunciada, o advogado tricolor Mário Bittencourt deu entrada no pedido de efeito suspensivo. O Fluminense espera uma resposta ainda nesta sexta-feira, mas a escalação no próximo domingo, contra a Ponte Preta, é improvável.
No julgamento, Fred adotou a estratégia de negar a intenção de acertar Jomar. Alegou, sempre que perguntado, que subiu com o braço aberto apenas para se proteger, já que havia sido atingido no rosto em lance um pouco antes pelo defensor.

O Jomar acertou meu rosto antes. Na hora do jogo, achei que foi para pegar. Mas depois vi que foi sem querer. Eu não gosto desse tipo de jogo. No meu lance, como estou acostumado a levar porrada, não fui para acertar. Confesso que meu antebraço pegou no rosto dele. Mas não tive intenção de agredi-lo"
Fred
 
- Vi o vídeo em casa algumas vezes. O Jomar acertou meu rosto antes. Na hora do jogo, achei que foi para pegar. Mas depois vi que foi sem querer. Eu não gosto desse tipo de jogo. No meu lance, como estou acostumado a levar porrada, não fui para acertar. Confesso que meu antebraço pegou no rosto dele. Mas não tive intenção de agredi-lo. Naquele lance, eu subi, ele ficou, e usei o braço para me proteger. Se ele sobe também, pegaria no peito. Não no rosto. Eu me desculpei depois do lance e não tive intenção de agredi-lo - disse.

Foi a quinta expulsão de Fred com a camisa do Fluminense e a primeira vez que pegou um gancho no STJD. A última, curiosamente, também havia sido contra o Vasco, em partida válida pela Taça Guanabara de 2012. As três primeiras foram em 2009, na primeira temporada nas Laranjeiras, diante de Corinthians, Internacional e LDU.

Jomar leva advertência, e Digão é absolvido
Na mesma sessão, o zagueiro Jomar, alvo de Fred, foi julgado por ter acertado o rosto de Fred momentos antes da expulsão do atacante. Na partida, o defensor sequer levou cartão amarelo. No tribunal, recebeu apenas uma advertência e pode ser relacionado para a partida contra o Botafogo, no domingo. Digão, outro do Fluminense expulso no clássico por receber dois cartões amarelos, foi absolvido.

jomar vasco julgamento (Foto: Edgard Maciel de Sá) 
Zagueiro Jomar, do Vasco, também compareceu à sessão no STJD (Foto: Edgard Maciel de Sá)
 
O presidente da 4ª Comissão Disciplinar do STJD, ao justificar seu voto de quatro partidas de suspensão que veio a confirmar a pena, fez um discurso curioso. No melhor estilo boleiro, o mineiro Paulo Bracks deu uma aula sobre a carreira de Fred. Lembrou as passagens do jogador pelo América-MG, pelo Cruzeiro e pelo Lyon. Disse, inclusive, que estava presente no jogo que Fred fez um gol e tirou o quepe de um policial para comemorar ainda no início de sua carreira. E brincou até mesmo com o fato de o ex-presidente Roberto Horcardes o ter chamado de Celso e Fábio em sua apresentação nas Laranjeiras em 2009.

- É um dos maiores atacantes do mundo. É modelo para muitos jogadores. Tinha criança aqui hoje para vê-lo. Só que minha função é analisar a parte disciplinar. É um atleta que jamais deveria estar aqui. Fred, quero te ver em campo e não no STJD. Mas no Fluminense você já teve problemas disciplinares, você reage, não se acovarda - lembrou Paulo Bracks. - Estamos diante de uma expulsão, que, a meu ver, foi um lance grave. Para mim foi uma agressão física. Ainda que ele diga que apenas se protegeu. Não interpretei dessa forma.

Nesta sexta-feira, Fred treinou pela manhã nas Laranjeiras com os titulares do Fluminense. Caso o jogador não tenha mesmo condições de jogo contra a Ponte Preta no próximo domingo, a tendência é que ele seja substituído por Samuel em Campinas.

fred julgamento fluminense (Foto: Edgard Maciel de Sá) 
Fred acompanhou o julgamento no STJD ao lado do zagueiro Digão (Foto: Edgard Maciel de Sá)
 
Clique aqui e veja mais vídeos do Fluminense

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2013/08/fred-e-punido-no-stjd-por-expulsao-contra-o-vasco-por-quatro-jogos.html

Nenhum comentário: