domingo, 14 de julho de 2013

Com quatro aces seguidos, Lucão tem dia de 'artilheiro' na vitória do Brasil

Central é um dos poucos jogadores liberados por Bernardinho para soltar o braço na hora do saque; time enfrenta EUA novamente neste domingo

Por Gabriel Fricke e Marcello Pires Rio de Janeiro
 
São poucos os jogadores da seleção brasileira masculina de vôlei que têm o aval do técnico Bernardinho para soltar o braço na hora do saque. Lucão é um deles. Na vitória por 3 a 1 sobre os Estados Unidos, neste sábado, o central cumpriu à risca a ordem do chefe e fuzilou a recepção americana. Com quatro aces consecutivos em uma de suas passagens pelo saque no segundo set, o campeão da Superliga pelo Rio de Janeiro viveu uma manhã de artilheiro e terminou a partida com 16 pontos, mesma pontuação de Matthew Anderson e um ponto a menos que o maior pontuador do clássico Lucarelli. Neste domingo, às 9h45m (de Brasília), o Brasil volta a enfrentar os americanos. A TV Globo transmite ao vivo e o GLOBOESPORTE acompanha em Tempo Real.

Um dos jogadores mais assediados pela imprensa após a vitória, Lucão não pensou duas vezes para destacar sua atuação como a mais completa da Liga Mundial. Já na hora de lembrar um desempenho tão fulminante no saque como a deste sábado, o camisa 16 teve mais dificuldades para refrescar sua memória.

- Fiz boas partidas contra Bulgária e Polônia também, mas acho que contra os Estados Unidos fui mais completo em todos os fundamentos. Não me lembro se já tinha feito quatro aces seguidos antes, mas quando ainda jogava pelo Florianópolis fiz oito pontos de saque numa partida contra a Unisul - afirmou Lucão.

Além da liberdade dada por Bernardinho e sua comissão técnica, o central apontou o posicionando dos americanos em quadra como o mapa da mina para seu sucesso.

LUCÃO brasil x eua volei masculino maracananzinho (Foto: Dhavid Normando/Futura Press/Agência Estado) 
Com quatro aces consecutivos no segundo set, Lucão teve uma manhã de artilheiro na vitória do Brasil por 3 a 1 sobre os Estados Unidos, pela Liga Mundial (Foto: Dhavid Normando/Futura Press/Agência Estado)
 
- O Anderson teve uma certa dificuldade em receber esse saque muito forçado, e para minha sorte ele encaixou no fundo de quadra justamente na minha passagem pelo saque. Consegui acertar a mão e felizmente ele não achou as bolas - explicou o central, que prevê um equilíbrio muito grande entre as seis equipes finalistas.

- Vai ser complicado, pois agora começa outro campeonato. As equipes se equivalem e não vejo a seleção brasileira como favorita. É um outro processo, um time completamente renovado e que ainda está buscando uma identidade. Mas estamos jogando bem e vamos fortes para a Argentina brigar por mais um título da Liga Mundial - completou Lucão.

De olho em Lucão desde as categorias de base, Bernardinho estava certo quando o convocou pela primeira vez para a seleção adulta, em 2006, quando o central ainda era juvenil. Naquela época, o comandante do vôlei masculino nas últimas três Olimpíadas já enxergava o jogador como uma referência da nova geração.

- Eu o convoquei ainda muito jovem não só pela capacidade técnica e coragem em quadra, mas também pela estatura. Nós investimentos muito nele durante esse período e acho que ele foi uma peça importante da seleção no último ciclo olímpico. É verdade que poderia ter rendido mais em Londres, mas era a primeira Olimpíada dele e isso tem um peso. Ele é um jogador com muito potencial e ainda vai crescer muito até 2016 - disse Bernardinho.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/07/com-quatro-aces-seguidos-lucao-tem-dia-de-artilheiro-na-vitoria-do-brasil.html

Nenhum comentário: