domingo, 14 de julho de 2013

Ceará espanta 'fantasma' do ASA e goleia na Arena Castelão por 4 a 1

Após eliminações no Nordestão e na Copa do Brasil para time de Arapiraca, Vovô 'se vinga' e coloca alagoanos na zona de rebaixamento da Série B

Por GLOBOESPORTE.COM Fortaleza, CE
 
No reencontro com o Ceará, o técnico Leandro Campos viu o ex-time estragar sua estreia no comando do ASA. Na noite deste sábado, na Arena Castelão, o Vovô goleou a equipe de Arapiraca por 4 a 1, pela oitava rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, espantou 'fantasmas' e deixou a zona de rebaixamento, alcançando a 12ª posição, com dez pontos. Já o ASA acabou empurrado para o Z4 e está na 18ª colocação, com apenas sete pontos.

A vitória da equipe de Sérgio Guedes começou a ser construída ainda no primeiro tempo, quando Anderson Marques e Magno Alves, em apenas três minutos, colocaram o Alvinegro em vantagem. 'Entalados' com as recentes eliminações diante do ASA na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil, os jogadores do Vovô sedimentaram a defesa e não abriram brechas para a chegada do adversário ao ataque.

Anderson Marques comemora, Ceará x Asa (Foto: LC Moreira/Agência Estado) 
Anderson Marques comemora gol (Foto: LC Moreira/Agência Estado)
 
O goleiro Fernando Henrique praticamente não trabalhou nos 90 minutos. Na etapa complementar, o Magnata repetiu a boa atuação e levou o Vovô ao terceiro. O ASA ainda descontou com Léo Gamalho, mas parou por aí. Nos minutos finais, Douglas fechou a goleada no Castelão. Na próxima rodada, o Ceará enfrenta o Bragantino, no sábado, dia 20, às 16h20m, fora de casa. O ASA recebe o Atlético-GO, no mesmo dia, às 21h, em Arapiraca.

Afagos e domínio alvinegro
Antes de a bola rolar, jogadores do Ceará e o treinador do ASA, Leandro Campos, trocaram afagos e se cumprimentaram no gramado do Castelão. Depois do apito inicial, o treinador viu seu ex-clube ter mais volume de jogo nos primeiros minutos e atacar mais, embora sem tanta precisão. Aos 11 minutos, em uma cobrança de falta ensaiada, o Vovô teve a primeira grande oportunidade da partida. Mas a tentativa não saiu exatamente de um atacante alvinegro. Após cruzamento de Richely na área do ASA, foi o atacante Léo Gamalho, o autor do gol que eliminou os cearenses da Copa do Nordeste, quem quase fez contra.

Ceará x ASA pela Série B no Castelão (Foto: Kiko Silva/Agência Diário) 
ASA esbarra na defesa do Ceará (Foto: Kiko Silva/Agência Diário)
 
Acoado, o time alagoano assistia à troca de passes do Ceará, recuava e deixava a partida mais lenta. O Ceará, porém, mudou o panorama do duelo em apenas três minutos. Aos 25,  o meia Rogerinho, que ganhou a vaga de Ricardinho, cobrou escanteio perfeito para Anderson Marques, de cabeça, colocar o Vovô na frente. Não deu tempo nem de o ASA ensaiar uma reação. Aos 28, Magno Alves deixou para trás a marcação dos alagoanos e arriscou um chute rasteiro. O goleiro Gilson se esticou, mas não evitou o segundo.

Apático e sem encontrar espaços na defesa do Vovô, o ASA só assustou com Tiago Garça, aos 35, em um chute forte perto da meta defendida por Fernando Henrique. Mas, a essa altura do jogo, o futebol das duas equipes já havia caído de produtividade. A última emoção da etapa inicial veio novamente com o time de Sérgio Guedes. Nos acréscimos, Anderson Marques arriscou um chutaço, a bola desviou em Gilson e atingiu o travessão.

Goleada se concretiza
Os jogadores do ASA voltaram para o segundo tempo com a missão de sair mais para o jogo e reverter o resultado. A equipe de Leandro Campos, no entanto, esbarrava nos erros de finalização. Tiago Garça tentou de falta aos 11 minutos, e só acertou a rede do Ceará pelo lado de fora. No entanto, quem estava muito perto de sorrir de novo, era o Ceará. Em jogada iniciada por Marcos pela direita, a bola acabou sobrando para Magno Alves que, de primeira, fez o segundo dele na noite e o terceiro do Vovô: 3 a 0.

A exemplo dos últimos confrontos com o Alvinegro, Léo Ramalho não viu a partida terminar sem deixar a marca dele. O atacante recebeu um passe açucarado de Valdívia e fez o primeiro dele nesta Série B, aos 22. Gamalho ainda tentou novamente cinco minutos depois, mas não teve êxito.
Encabeçado por Magno Alves, o Ceará pressionava o adversário, apesar da vantagem. Sérgio Guedes tirou Rogerinho de campo e colocou Ricardinho. E foi dos pés do meia que nasceu o quarto gol do Vovô. Ricardinho lançou a bola na área e Douglas, de cabeça, fechou a goleada alvinegra. Era o fim do incômodo de cinco jogos sem vitória e também dos fantasmas que 
perseguiam os alvinegros nos últimos duelos contra a equipe alagoana.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-b/noticia/2013/07/ceara-espanta-fantasma-do-asa-e-goleia-na-arena-castelao.html

Nenhum comentário: