domingo, 9 de dezembro de 2012

“Sonho com muita gente no programa. Roberto Carlos... Já chamei uma, duas vezes.



'Esquenta!': Regina Casé volta ao ar cercada de sambistas, que contam o que pouca gente sabe sobre ela

Regina Casé e seus homern do “Esquenta”
Regina Casé e seus homern do “Esquenta” Foto: Alex Carvalho/ Rede Globo / Divulgação

Carolina Marques

“Bateria arrebenta, todo mundo comenta que essa família é muito unida e também muito ouriçada". Ops, samba errado! Mas no lugar certo. Porque se você é fã do "Esquenta!" — ou só viu o programa uma vez na vida —, já percebeu que no palco do programa acontece a reunião de uma grande família.

E como todo clã que se preza sobra lugar na mesa para mais um. Mas Regina Casé, a matriarca dessa galera, é superlativa em tudo o que faz e, nesse caso, há lugar para mais dois.


Arlindo Cruz, Péricles e Xande de Pilares no
Arlindo Cruz, Péricles e Xande de Pilares no "Esquenta" Foto: AlexCarvalho / TV Globo / Divulgação

A partir deste domingo, quando o "Esquenta!" volta ao ar para sua maior temporada — fica na programação até julho, atravessando o verão e chegando até a época de São João —, o público vai perceber que a roda de samba ganhou mais integrantes de peso (sem trocadilho, por favor!) com a chegada de Péricles, ex-Exalta, e Xande, do Revelação:

— Olha, não quero falar nada para não parecer besta. Mas tô demais, viu! Essa temporada está f... — empolga-se Regina Casé, espécie de fada madrinha de quase toda essa turma.

Regina Casé sonha em ter muita gente no programa, como Roberto Carlos. Acima, ela com a Presidente Dilma
Regina Casé sonha em ter muita gente no programa, como Roberto Carlos. Acima, ela com a Presidente Dilma Foto: Roberto Stuckert Filho / TV Globo / Divulgação

Regina Casé:

“Sonho com muita gente no programa. Roberto Carlos... Já chamei uma, duas vezes. Mas se ele não quer ir, o que posso fazer? Claro que amaria tê-lo no meio da roda, naquela bagunça toda, mas se ele não vem posso entrevistar o homem que vende pipoca do outro lado da rua e ser emocionante. Tenho Lula, Fernando Henrique Cardoso e Dilma, gente! Desconfio que ela assiste ao programa, porque citou um slogan nosso e eu disse: ‘Pega pra você!’”.


De braços abertos
Para receber Xande e Pericão (como o sambista é chamado nos bastidores e por amigos) abrem os braços Leandro Sapucahy, que também assina a direção musical do dominical, Arlindo Cruz, Mumuzinho e Douglas Silva, o único não músico, mas um veterano nessa turma.

— É muito boa essa mistura entre a gente, que se conhece há muito tempo. Se for fazer uma conta tem sambista de tudo que é geração aqui — diz Arlindo Cruz, que sonha com parcerias fora da TV também: — Cada um tem sua carreira, sua trajetória. Mas a gente faz versões que não têm em outro lugar, só no programa. Eu mesmo já cantei com Maria Bethânia. Quando iria fazer isso se não fosse o "Esquenta?". Seria difícil. Esse encontro musical é um privilégio para nós e para quem nos assiste.

Por essas e outras razões, todos os "homens de Regina" não são nada econômicos ao falar dela. Elogios sobram.

— Poxa, a Regina é uma pessoa que onde chega leva alegria. Não tem tempo ruim com ela. E é amiga mesmo! — garante Péricles, que a conheceu na época do "Central da periferia", em 2008.

No programa de Natal, Regina receberá Fernanda Montenegro
No programa de Natal, Regina receberá Fernanda Montenegro Foto: Estevam Avellar / TV Globo / Divulgação

Regina conta que a amizade com este séquito de sambistas aconteceu por ela simplesmente amar o gênero. Sempre frequentou as rodas de subúrbio, o pai era um grande amante dos baticuns, então, o samba corre na veia e no coração que sempre cabe quem o faz.

— Na minha casa sempre rolaram essas festas, onde vai chegando um, dois dez. E eles passaram a frequentar com a família, aquilo cheio de criança, cachorro, todo mundo misturado. O "Esquenta!" é uma extensão do que eu sempre fiz na minha vida pessoal mesmo — conta.

Leandro Sapucahy conhece bem essas festas. Foi numa delas e nem sabia o que fazer direito ao ver tanta gente:

— Sabe um lugar que tem gente muito superior a você e muito inferior também e todos na mesma roda? Foi assim e é sempre assim com a Regina.

Mumuzinho, praticamente uma cria de Regina, a vê quase como mãe.

— Ela sempre deu oportunidade para quem corria atrás. A Regina é generosa, mas também puxa a orelha se tem que puxar. Devo muito a ela.

O último a chegar na turma foi Xande, que como os demais, se derrete por Regina:
— Cara, já gostava dela desde que fazia a Tina Pepper!
Como se vê, quem tem amigo tem tudo nessa vida!


Leandro Sapucahy e Arlindo Cruz
Leandro Sapucahy e Arlindo Cruz Foto: Estevam Avellar / TV Globo / Divulgação

Leandro Sapucahy
“Não sei como a Regina conseguiu, mas ela teve acesso a um disco meu, que nem era para ser comercializado. Sei que tocou no programa dela, e depois nos conhecemos. Daí fui a uma festa na casa dela... Tanta gente conhecida e eu lá! Posso dizer que a Regina foi minha fada-madrinha profissional. Somos amigos de ir na casa um do outro... Agora, vou contar, ela é ciumenta com os amigos. Se falo mais com a filha do que com ela, sai de baixo (risos). Ela fala, ‘agora você só quer saber de fulana.’”
Arlindo Cruz

“Conheci a Regina no trio elétrico, o Expresso 2222 do Gil, lá na Bahia. Logo tivemos muita afinidade e começamos a nos encontrar em casa de amigos em comum. Eu a admiro pela inteligência e rapidez. É amigona mesmo. Foi ela que me colocou frente a frente com a Babi (a mulher), a gente andava brigando, fizemos as pazes e casamos. A Regina é muito religiosa. Na casa dela em Mangaratiba tem uma capelinha com todos os santos e ela sabe o nome de todos.

Sempre rezamos juntos quando estamos lá.”

Mumuzinho e Douglas Silva
Mumuzinho e Douglas Silva

Mumuzinho
“Quem me levou até a Regina foi o Douglas Silva. Ele já fazia ‘Cidade dos homens’, tinha intimidade. Mas eu não. Sempre morei em comunidade, vida simples, nem achava que ela ia me dar ideia, né? Que nada... A Regina é uma mãezona mesmo. Quer saber tudo da sua vida, conversa olhando no seu olho. Nunca vi de mau humor. Já vi assim brava sabe? Quer irritá-la? Matrata um garçom. A Regina tem um apreço por eles, chega num restaurante faz questão de dar atenção a eles. Regina é uma dama!”.
Douglas Silva

“A Regina é a pessoa mais humana que eu conheço. Você pode passar um tempão sem encontrá-la. Ela não vai mudar o jeito dela contigo. Devo muito a ela. Minha formação. Todas as broncas — que levo até hoje — só me fizeram um homem melhor. Ela é uma mãezona mesmo, que dá conselhos, se preocupa. Acho que de todos da roda, sou o que convive há mais tempo, desde pequeno, e ela sempre foi a mesma comigo. Me deu oportunidades incríveis de ser alguém nessa vida.”
Péricles

“A Regina estava gravando o ‘Central da periferia’ na favela de Heliópolis quando nos conhecemos. Ela disse que já era fã do Exaltasamba, sabia os sambas de cor. Nossa amizade nasceu ali. Um tempo depois, ela fez aniversário e todos nós fomos convidados. Ano passado, estava no programa e ela me surpreendeu ao botar meu filho pra cantar. Se alguém é responsável pela carreira que ele vai fazer, é ela. Já queria estar na roda. Se ninguém me convidasse eu iria me convidar.”
Xande de Pilares

“Nossa, sempre fui fã dela, desde Tina Pepper. Era muito engraçada. A vi uma vez no aeroporto, quis falar, mas fiquei tímido. Anos depois, o Mumuzinho me liga e diz: ‘dá pra você tocar no aniversário de uma amiga que é muito sua fã?’. Fui e era a Regina Casé! Fiquei de cara! O que muita gente não sabe é que ela é aquilo mesmo que é no palco: simples. Fala com todo mundo. Preto, pobre, louro, rico... E com esse convite ainda me deu um presente: conhecer a Mariana Ximenes, de quem sou muito fã”.

FONTE:
http://extra.globo.com/tv-e-lazer/esquenta-regina-case-volta-ao-ar-cercada-de-sambistas-que-contam-que-pouca-gente-sabe-sobre-ela-6977446.html

Nenhum comentário: