domingo, 9 de dezembro de 2012

Federer dá esperado show, derrota Tsonga e deixa fãs de SP em êxtase


Suíço faz sua última exibição em SP neste domingo, contra Tommy Haas

Por Alexandre Cossenza São Paulo

O tênis espetacular de Roger Federer não apareceu no Ibirapuera na quinta-feira, contra o brasileiro Thomaz Bellucci. Neste sábado, contudo, quem voltou ao ginásio foi recompensado. Com uma atuação irretocável, repleta de lances espetaculares, o campeão de 17 Grand Slams deixou o público paulista boquiaberto e venceu o jogo mais esperado de sua passagem pelo país, superando o francês  Jo-Wilfried Tsonga por 7/6(3) e 6/3.

- É um privilégio fazer parte de algo assim. O tênis me deu tudo isso e mais. Para ser empolgante, é necessário um ótimo oponente, como Jo, e de grandes espectadores, como os que estavam aqui hoje à noite - afirmou Federer.

Dos muitos assentos que estavam vazios na partida anterior, entre Victoria Azarenka e Serena Williams, poucos restaram desocupados no jogo principal. E, desde a entrada de Roger Federer em quadra, a empolgação dos fãs amplificou a brilhante atuação do maior nome do tênis mundial. Dos vários lances belos, destaque para uma passada de slice na paralela que deixou Tsonga sem ação junto à rede. O suíço pediu mais barulho e foi correspondido com a plateia aplaudindo e gritando de pé em seguida. Com uma quebra no quinto game do primeiro set, Federer assumiu a liderança.

Tênis Federer x Tsonga (Foto: Moisés Nascimento / Ag. estado)Roger Federer derrotou Jo-Wilfried Tsonga e fez a alegria dos fãs (Foto: Moisés Nascimento / Ag. estado)


Tsonga não ficou tão atrás. Nem no nível de tênis apresentado nem no placar. E também levantou a galera. Ao alcançar uma curtinha, fingiu rebater para um lado e, sem olhar, mandou a bolinha na direção oposta. Federer ficou perdido à rede, e a torcida voltou a se levantar para aplaudir. Pouco depois, o francês devolveu a quebra e manteve o jogo equilibrado até forçar o tie-break. No game de desempate, o suíço fez a diferença com uma devolução indefensável na paralela, que deixou o placar em 6/3. No ponto seguinte, sacou e subiu à rede para matar o ponto e selar a parcial: 7/6(3).

A exibição não teve apenas tênis bem jogado. Federer e Tsonga também dançaram ao lado da mascote do evento. Os dois mostraram habilidade com a bola no pé, fazendo embaixadinhas e  chutando as amarelinhas, e interagiram bastante com o público. Depois de um ponto longo, Tsonga pediu que uma fã o abanasse. Em seguida, deu uma flor a outra torcedora. Federer, por sua vez, disputou animados pontos com um par de boleiros.

- Espero que o tênis torne-se um esporte mais popular. Temos mais fãs no mundo todo, mais TVs mostrando tênis, está se tornando mais empolgante. Se conseguirmos ajudar a popularizar o esporte inspirando as suas crianças, ficarei muito feliz - destacou o suíço.

O segundo set foi igualmente bem jogado por ambos, que se alternavam nas subidas à rede e abusavam de curtinhas, lobs e smashes. Como no primeiro, Federer conseguiu a quebra inicial. 

Depois de uma esquerda e uma direita espetaculares, o suíço contou com um erro de Tsonga para chegar à quebra de saque. No oitavo game, mais uma série de direitas incríveis fez Federer chegar a dois match points. O suíço, então, deu a raquete a um boleiro e sentou-se no fundo de quadra, protegendo a cabeça para não ser atingido pelo saque do francês.

O atual número 2 do mundo arriscou duas bolas e perdeu um duplo match-point, mas teve a chance de sacar para o jogo na sequência e não perdoou. Com uma bela subida à rede, forçou um erro de Tsonga e fechou a partida.

Federer ainda tem uma apresentação a fazer em São Paulo. Neste domingo, a partir das 18h, encara o alemão Tommy Haas. A partida tem transmissão ao vivo do SporTV.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/desafio-internacional-de-tenis/noticia/2012/12/federer-da-esperado-show-derrota-tsonga-e-deixa-fas-de-sp-em-extase.html

Nenhum comentário: