domingo, 9 de dezembro de 2012

Por torneios top, estrutura brasileira deve evoluir, dizem Federer e Tsonga


Ao comentarem interesse do Rio de Janeiro em receber ATP Finals, astros do Desafio usam estrutura do ginásio do Ibirapuera como base para o alerta

Por Alexandre Cossenza e João Gabriel Rodrigues São Paulo

Durante todo o evento, elogios ao público e à atmosfera. Mas nem tudo é perfeito. Após a partida mais esperada do Desafio Internacional de tênis, Roger Federer e Jo-Wilfried Tsonga admitiram que a estrutura do ginásio do Ibirapuera. Ao comentarem a intenção brasileira de passar a receber grandes torneios do circuito, os dois afirmaram que ainda há muita coisa a melhorar.

Recentemente, o Rio de Janeiro, que terá um ATP 500 a partir de 2014, abriu as portas para passar a receber o ATP Finals, que reúne os oito melhores tenistas da temporada. A organização, no entanto, renovou o contrato com Londres e frustrou as pretensões cariocas. Sem conhecer a estrutura do Rio, Federer usou as condições de São Paulo para analisar a possibilidade de uma grande competição do circuito passar a ser realizado no Brasil. O suíço, sem parecer saber que o Brasil Open, de nível 250 da ATP, é realizado justamente no ginásio do Ibirapuera, afirmou que o local teria de passar por mudanças até para receber um torneio desse porte.


Tênis Federer x Tsonga (Foto: Wander Roberto / Inovafoto)Federer durante a partida contra Tsonga (Foto: Wander Roberto / Inovafoto)

- Acho que precisariam melhorar algumas coisas, sem dúvida nenhuma. Porque você quer fazer com que os fãs tenham a melhor experiência possível, a mídia. Você precisa pensar grande. A imprensa de todo o mundo vai à sede do torneio. Então, obviamente, a ATP tem uma exigência alta com toda a estrutura. A atmosfera é ótima, o público é incrível. Então, não devem se preocupar com isso. Mas acho que o ginásio é um pouco velho, não sei o quanto, mas você precisa de mais espaço para todos, alguns ajustes. Talvez pudesse receber um torneio 250, mas seria necessário construir uma segunda quadra – afirmou.

Tsonga foi além. Primeiro a responder sobre a questão, o francês chegou a rir ao pensar sobre o assunto. O número 8 do mundo também afirmou que o ginásio do Ibirapuera não teria condições de receber eventos maiores, como o ATP Finals.

- Eu não sei (risos). Depende do que você quer dizer com grandes eventos. Não nesse ginásio, com certeza. O ginásio em Londres é realmente impressionante. É um grande local para nós, sempre com ingressos esgotados. É um ginásio muito bonito, com muitas facilidades, perfeito.


O francês, porém, acredita que a proximidade de eventos como a Copa do Mundo de futebol e as Olimpíadas ajudará no fortalecimento da estrutura esportiva do país.

- No futuro, o Brasil vai melhorar muito. Vai receber a Copa do Mundo, as Olimpíadas... Então, serão várias coisas boas. Eu tenho certeza que, no futuro, o país terá condições de receber um grande torneio – disse Tsonga, que espera estar nos Jogos Olímpicos de 2016.

Durante a semana, os tenistas evitaram criticar a estrutura do local. A maior preocupação era com o forte calor dentro do ginásio. Neste domingo, o Desafio Internacional chega ao fim com dois jogos. Às 16h, Thomaz Bellucci encara o espanhol Tommy Robredo. Logo depois, não antes das 18h, Roger Federer enfrenta o alemão Tommy Haas. O SporTV transmite o evento, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/desafio-internacional-de-tenis/noticia/2012/12/por-torneios-top-estrutura-brasileira-deve-evoluir-dizem-federer-e-tsonga.html

Nenhum comentário: