quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Com a energia de um garoto, Federer enfrenta Gasquet sem temer cinco sets

Com vítórias por 3 a 0 em NY, suíço lembra duelo com Monfils em 2014 e afirma estar preparado para nova batalha nesta quarta. Wawrinka pega Anderson, algoz de Murray



Por
Nova York


Pelo segundo ano consecutivo, Roger Federer se vê na possibilidade de avançar as semifinais do US Open, torneio que ganhou cinco vezes, entre 2004 e 2008. Mais uma vez o adversário nas quartas de final é um francês: Richard Gasquet, 12º do ranking da ATP. Se no ano passado ele levou a melhor num intenso confronto de cinco sets com Gael Monfils, o atual número 2 do mundo garante estar pronto caso o duelo desta quarta-feira também se estenda e torne a parte física ainda mais importante. Os dois tenistas se enfrentam às 21h (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV 2.

Roger Federer, US Open (Foto: Reuters)
Federer salta para um plástico smash na 
primeira rodada: energia de sobra em 
Nova York (Foto: Reuters)


Federer não foi o único tenista a chegar às quartas de final sem ter cedido um set sequer. O francês Jo-Wilfried Tsonga também conseguiu. Porém, o suíço vem de uma conquista em Cincinnati também sem sofrer quebras. Significa que desde o vice-campeonato em Wimbledon, em julho, o ex-número 1 do mundo não sabe o que é perder um set.

Federer leva ampla vantagem no confronto direto com Gasquet. Venceu 14 vezes e perdeu apenas em duas oportunidades. Ele não é derrotado pelo francês desde 2011 e até agora são seis vitórias consecutivas, todas sem ter perdido sets. Apesar do retrospecto bastante favorável, o suíço tem na memória o que aconteceu nas quartas de final do US Open de 2014. Também diante de um francês, Gael Monfils, Federer lutou durante cinco sets para se classificar para as semifinais (foi então eliminado na fase seguinte pelo croata Marin Cilic, que viria a vencer o torneio). Um ano depois, dominando um estilo de jogo que o poupa fisicamente, o suíço se sente preparado para uma nova batalha.


Confira a chave masculina do US Open


- Mesmo se eu jogar cinco sets, isso não importa. Acredito que fiz uma ótima preparação em Cincinnati e aqui agora estou jogando muito bem, sem perder sets. Claramente me sinto muito bem acerca das minhas chances para as quartas - afirmou o suíço, que já está classificado, ao lado de Novak Djokovic e de Andy Murray, para o ATP Finals, torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada, em novembro, em Londres.


campanha, Roger Federer, US Open (Foto: Site oficial do US Open)

O estilo de devolução que Federer está pondo em prática desde a campanha do título em Cincinnati traduz o quanto o suíço está buscando resolver os pontos mais rapidamente nesta temporada. É o SABR, ou Sneaky Attack by Roger (Ataque Sorrateiro por Roger, em português), como ele próprio nomeou. Ele se antecipa ao saque do adversário e já devolve praticamente sobre a linha de serviço. A tática faz parte da estratégia de se aproximar cada vez mais da rede.

Ao contrário de Federer, Gasquet trabalhou demais para vencer suas partidas no US Open. Ganhou apenas uma em sets diretos (6/4, 6/3 e 6/1 sobre o australiano Bernard Tomic na terceira rodada) e já teve um duelo de cinco sets, logo a estreia, interrompido pelas câimbras do australiano Thanasi Kokkinakis, de 19 anos. A rotina suada em Nova York não é motivo de preocupação para o francês, que passou 9h24 em quadra, contra as 6h49 de Federer.

Richard Gasquet, US Open (Foto: AFP)Gasquet esteve em quadra duas horas e meia a mais que Federer neste US Open (Foto: AFP)


- Está tudo OK, estou me sentindo bem. É claro que estou um pouco cansado, mas em dois estarei renovado, sem problemas - declarou o francês, logo após a vitória nas oitavas de final sobre o tcheco Tomas Berdych.

O suíço Stan Wawrinka (5º do ranking) e o sul-africano Kevin Anderson (14º) se enfrentam no outro jogo de quartas de final do dia. O atual campeão de Roland Garros e o algoz de Andy Murray se enfrentam por volta de 15h (de Brasília).

SporTV transmite ao vivo o US Open pelo SporTV 2. Assinantes também podem assistir ao Grand Slam americano pelo SporTV Play na internet.
programação do us open


Terça, dia 8
Jo-Wilfried Tsonga (FRA) x Marin Cilic (CRO)
Novak Djokovic (SER) x Feliciano López (ESP)

Quarta, dia 9
Por volta de 15h - Stan Wawrinka (SUI) x Kevin Anderson (AFS)
21h - Richard Gasquet (FRA) x Roger Federer (SUI)

Sexta, dia 11
A partir de 13h - Semifinais

Domingo, dia 13
A partir de 13h - Final


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2015/09/com-energia-de-um-garoto-federer-enfrenta-gasquet-sem-temer-cinco-sets.html

Nenhum comentário: