quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Em jogaço, Halep quebra tabu contra Azarenka e encara italiana na semi

Número 2 do mundo consegue superar dores mais uma vez e vence a rival pela primeira vez na carreira; próxima adversária será Flávia Pennetta, que venceu Kvitova



Por
Nova York, EUA


Simona Halep comemora ponto contra Victoria Azarenka no US Open (Foto: Getty Images)Simona Halep comemora ponto contra Victoria Azarenka no US Open (Foto: Getty Images)


Se Serena Williams é, sem sombra de dúvidas a número 1 do mundo, Simona Halep vai conquistando de vez seu espaço como segunda melhor jogadora da atualidade. Depois de alcançar as quartas de final, que garantiu a melhor campanha de sua carreira no US Open, a romena quebrou mais um tabu nesta quarta-feira ao derrotar a experiente Victoria Azarenka (20ª no ranking), contra quem tinha jogado duas vezes e perdido ambas. Com 2 sets a 1, parciais de 6/3, 4/6 e 6/4 em 2h40, ela se garante na semifinal e mantém o sonho de conquistar seu primeiro título em um torneio de Grand Slam.

Na próxima fase, Halep terá pela frente Flavia Pennetta (26ª). A experiente italiana conseguiu, nesta quarta-feira, uma bela virada sobre a cabeça de chave número 4, Petra Kvitova, vencendo por 2 sets a 1, parciais de 4/6, 6/4 e 6/2 em 2h23 de partida. Pennetta repete a campanha de 2013, quando também chegou à semifinal e foi derrotada por Azarenka, vice-líder do ranking à época.


Confira a chave feminina do US Open


SporTV transmite ao vivo o US Open pelo SporTV 2. Assinantes também podem assistir ao Grand Slam americano pelo SporTV Play na internet.


O jogo

Depois de enfrentar Azarenka por duas vezes e sofrer duas derrotas, Halep pareceu adotar uma nova estratégia para enfrentar a rival. Menos agressiva, a romena apostou nas trocas no fundo de quadra, esperando o erro da adversária. Depois de levar uma quebra no primeiro game, a tática passou a surtir efeito e, vendo Azarenka cometer muito mais erros não forçados (foram 14 a 8 no set), a número 2 do mundo anotou quatro games consecutivos, abrindo 4/1 com uma quebra de vantagem. A partir daí, foi só administrar. Preocupada também com sua lesão na coxa esquerda, Halep manteve seus saques e anotou 6/3 em 42 minutos.

Victoria Azarenka contra Simona Halep no US Open (Foto: Getty Images)
Victoria Azarenka atuou em bom nível, mas 
acabou derrotada pela número 2 do mundo 
(Foto: Getty Images)


Em time que está ganhando não se mexe e Halep manteve a estratégia de jogar mais no fundo da quadra. Porém, Azarenka passou a errar menos e, assim, dominar os pontos diante da romena. Com uma quebra no segundo game, a atleta de Belarus abriu 3/0. Halep manteve o estilo e chegou a se recuperar da quebra, diminuindo para 3/2, mas foi novamente quebrada logo em seguida. O jogo ganhou muito em nível técnico, com excelentes ralis. Com 5/3 de vantagem, Azarenka chegou a sacar para o set, viu a rival conseguir o break, mas com mais um game de pura técnica nas devoluções, empatou a disputa com 6/4.

O equilíbrio era claro e ficou ainda mais evidente depois dos 10 minutos de primeiro game, vencido por Azarenka depois de salvar dois break points. Em seguida, ela abriu 2/0 ao quebrar Halep, que devolveu logo na sequência. O jogo, então, foi paralisado por conta da chuva em Nova York. Depois de cerca de uma hora de paralisação, a romena empatou a disputa ao confirmar seu saque. Halep seguia errando pouco e, num longo rali, conseguiu mais uma quebra no sétimo game contando com uma bola fora de Azarenka e abriu, ao confirmar o seu saque, 5/3, pressionando demais a rival. A ex-número 1 manteve o serviço e jogou a pressão para o outro lado. E, na tônica do jogo, Halep sacou bem e contou com uma bola fora de Azarenka para finalizar o confronto.

Funcionários ajudam a secar a quadra após a chuva em Nova York (Foto: Reuters)
Funcionários ajudam a secar a quadra após 
a chuva em Nova York (Foto: Reuters)


FONTE:

Nenhum comentário: