sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Ex-Corinthians curte titularidade no Genoa e churrascaria ao lado de casa

Natural de Porto Alegre, Edenílson aproveita comida da cidade italiana, comemora adaptação ao futebol europeu após início complicado e projeta futuro no continente


Por
Rio de Janeiro

 
Edenílson Churrascaria Genoa (Foto: Arquivo Pessoal)Gaúcho Edenílson aproveita churrascaria ao lado de casa, em Genoa (Foto: Arquivo Pessoal)


Qual a melhor maneira de um gaúcho se adaptar ao modo de vida europeu? Quem tem a resposta é Edenílson. Natural de Porto Alegre, o ex-jogador do Corinthians trocou o futebol brasileiro pelos campos italianos, mas não deixou uma antiga tradição de lado: o churrasco. Emprestado pelo Udinese ao Genoa, o jogador comemora a vida ao lado da família e o momento na carreira, mas também abre o sorriso por morar bem perto de uma churrascaria. 

- A primeira coisa que os brasileiros fazem é procurar um lugar parecido com o que estavam no Brasil. Aqui não é igual a São Paulo, são 600 mil habitantes. Mas perto de Udine a diferença é grande, lá são cerca de 100 mil. Ainda tem uma churrascaria aqui pertinho de casa. Sou gaúcho, então no mínimo uma vez na semana estou lá. Eu ainda não tive problema de peso, então está tranquilo (risos) - afirmou com muito bom-humor, em entrevista por telefone ao GloboEsporte.com.

Mas para quem acha que a vida na Itália foi tranquila desde a chegada no início de 2014, a história é bem diferente. Ao sair do Corinthians e acertar com o Udinese, o jogador de 25 anos ficou fora de partidas oficiais até a abertura da janela de transferências. A dificuldade encontrada chegou a fazer o meia se arrepender da escolha de deixar o Brasil, mas o empréstimo e a sequência com a camisa do Genoa resgataram a confiança e a alegria de Edenílson.

Edenílson Genoa (Foto: Getty Images)
Edenílson em ação pelo Genoa contra a 
Fiorentina (Foto: Getty Images)


- Passou pela minha cabeça muita coisa. Cheguei a me perguntar se tinha sido um bom negócio, a ponto de me arrepender, não sabia se tinha feito a coisa certa. A maioria dos jogadores tem o sonho de vir para a Europa, comigo não era diferente. Mas eu pensei ter feito uma escolha errada quando fiquei naquele período de treinamento, sem jogar, talvez teria sido melhor ficar no Corinthians. Mas agora vai tudo se encaixando. Até foi bom o meu período de treinamento. O Udinese, como é um clube empresa, tem muitos jogadores de base, muitos estrangeiros, tem um professor de italiano. Isso fez com que eu estudasse três meses de italiano. Quando cheguei por aqui também não tive tanto problema com a língua.

E na cabeça do brasileiro o próximo desafio já está definido. Após dar o primeiro passo e jogar em clube europeu, o sonho é defender uma grande camisa e brigar pelos principais títulos do continente, como a Liga dos Campeões. 


- Meu próximo passo é ir para um time grande. O Genoa tem muita história, mas não é um time que briga por Liga dos Campeões, Campeonato Italiano. Todos por aqui sabem que a gente vem para clubes menores pensando em um trampolim, buscando fazer o trabalho bem feito e no aguardo de um espaço em um clube maior. Eu optei pelo Udinese que, assim como o Genoa, é um trampolim. 


*Por Igor Rodrigues, estagiário


FONTE:

Nenhum comentário: