sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Após votação, Duda vive expectativa por prêmio de melhor do mundo

Armadora da seleção brasileira agradece por votos e se diz ansiosa por resultado da eleição de melhor jogadora de handebol de 2014: "Vai ser um sonho"


Por
São Paulo

 

Os dias de tratamento em uma clínica de São Paulo ganharam uma animação extra para Eduarda Amorim. A armadora da seleção brasileira, que se recupera de uma cirurgia no joelho esquerdo, entrou para a lista das cinco candidatas ao prêmio de melhor jogadora de handebol do mundo em 2014. Foi um início de uma forte campanha nas redes sociais por votos para mais uma conquista de Duda, eleita a MVP do Mundial da Sérvia, em 2013 (Jogadora Mais Valiosa). Ao fim da votação nesta sexta-feira, a campeã mundial vive a expectativa pela divulgação do resultado pela IHF (Federação Internacional de Handebol).

- Foi uma loucura esta semana. Foi uma campanha legal. Todo mundo ajudou: fãs, família, amigos... Todo mundo compartilhou: “Eu peguei o e-mail do meu amigo, eu peguei o e-mail do meu papagaio” (risos). Eu pedi bastante para as pessoas votarem. Todo mundo foi muito solidário. Foi uma semana bem feliz. Fizemos uma luta de votação. Se vier esse primeiro lugar, vai ser um sonho. Falaram que o resultado sai em alguns dias. Esse final de semana eu vou viajar com a minha mãe, vai ser “light”, mas fico ansiosa, aguardando o resultado. Mas tem que aguentar, ficar na expectativa - disse Duda.

Duda Amorim faz tratamento do joelho em São Paulo (Foto: Marcos Guerra)Duda Amorim faz tratamento em São Paulo e abraça campanha de votos (
Foto: Marcos Guerra)


A armadora já estava acostumada com títulos coletivos e pessoais. Além das conquistas à frente da seleção em 2013, ela se tornou bicampeã da Liga dos Campeões da Europa no ano passado, defendendo o húngaro Gyõri. Duda entrou para a seleção do campeonato continental de clubes na última temporada e foi indicada ao prêmio do melhor do mundo de 2014 de um site francês especializado em handebol. Ainda assim, a armadora conta que se surpreendeu por entrar na lista da IHF.

- Por mais que eu sempre tenha trabalhado para isso, é uma surpresa ter o meu nome entre as melhores do mundo. Foi muito agradável. Recebi a notícia quando estava assistindo ao Aberto do Brasil de tênis, no Ibirapuera. Uma amiga me falou lá: “Eduarda, você está entre as melhores do mundo, vem aqui me dá um abraço”. Abracei todo mundo e começamos a brincar. “Como a gente vai conseguir votos? Vamos pegar o e-mail de todo mundo aqui no Ibirapuera” (risos).  Agora é esperar o resultado - contou Duda.

A armadora brasileira concorreu com outras quatro atletas, todas eleitas por votação de um júri especializado. São elas: a sueca Isabelle Gulldén, a espanhola Marta Mangué, a romena Cristina Neagu e a norueguesa Heidi Loke. As duas última já têm o prêmio no currículo - o Brasil também já venceu em 2012, com a ponta Alexandra Nascimento.

- A Neagu é a candidata mais forte, porque ela já foi a melhor do mundo. Ela apareceu mais vezes nessa disputa. As outras tiveram um Campeonato Europeu muito bom, por isso estão lá. Não dá para saber. Fica com a esperança, porque muita gente votou. Não dá para ficar confiante, depois fica decepcionada se perder. Mas já é uma conquista está na votação, o que vier é lucro - disse a brasileira.

duda amorim gyori liga dos campeões de handebol (Foto: Reuters)
Duda coleciona conquistas pela seleção e 
pelo Gyõri, da Hungria (Foto: Reuters)


A favor de Duda está a torcida brasileira e de muitos fãs mundo afora. A armadora abraçou a campanha por votos e diz que chegou até a incomodar algumas pessoas de tanto que pediu apoio.

- Eu pedi votos primeiramente aos amigos mais próximos. Hoje em dia tem as redes sociais para nos ajudar. Depois uns amigos pediram para pessoas mais famosas entrarem na campanha. Pedi a ícones do handebol. Pedi até para gente com que eu não falava há muito tempo, acabei incomodando algumas pessoas, mas foi por uma boa causa. Todo mundo me parabenizou, deu carinho. Teve amiga que me falou: “Desde 2005 eu falei que isso iria acontecer”. Todas as mensagens foram especiais. Eu sempre acreditei nisso. Significa que estou no caminho certo. Se não vier agora, vou lutar até o fim da minha carreira para um dia vir.

Duda Amorim faz tratamento do joelho em São Paulo (Foto: Marcos Guerra)Mãe Olivia ajuda na recuperação e na campanha de votos de Duda (Foto: 
Marcos Guerra)


Duda sofreu uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo durante uma partida da seleção brasileira contra a Tunísia, em um torneio amistoso, no fim de novembro. Ela passou por uma cirurgia na Hungria há dois meses e meio e se mudou para São Paulo para fazer o tratamento com a fisioterapeuta da seleção, Marina Calister, na clínica Reactive.

- Uma indicação assim é motivadora para a minha recuperação. Mostra que eu estou no caminho certo. É um incentivo muito grande. Eu e meu marido sempre acreditamos nisso. Significa que estou no caminho certo. Se não vier agora, vou lutar até o fim da minha carreira para um dia vir. Se eu ganhar, vou comemorar. Vai ter uma churrascada. Tem que ter um pouquinho de festa.

Duda ainda tem cerca de cinco meses de tratamento antes de voltar às quadras. O técnico Morten Soubak não conta com a armadora para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho, mas a jogadora tem grandes chances de estar no grupo que busca o bi mundial na Dinamarca, em dezembro.


FONTE:
http://glo.bo/1DBrHVu

Nenhum comentário: