sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Feijão luta, sofre virada no final do 3º set e é eliminado nas quartas no Rio

Haider-Maurer vence duelo de 2h20 e avança às semifinais para enfrentar Ferrer


Por
Rio de Janeiro

 
João Souza, o Feijão, esteve perto de se classificar para as semifinais do Aberto do Rio, mas a vaga na próxima fase do torneio carioca escapou. Depois de mais de duas horas de jogo válido pelas quartas de final, nesta sexta-feira, o atual número 2 do Brasil e 88º do ranking da ATP, que estava à frente do terceiro set até a metade da última parcial, acabou sendo derrotado pelo austríaco Andreas Haider-Maurer. O 74º do ranking superou o tenista brasileiro por 2 sets a 1, parciais de 7/6(4), 1/6 e 6/4, em 2h20 de partida.

Feijão Rio Open Tênis (Foto: Marcelo Sayão / EFE)
Na metade do terceiro set, Feijão tinha uma 
quebra de vantagem, mas acabou sendo 
eliminado (Foto: Marcelo Sayão / EFE)


saiba mais

- O jogo não foi só falta de sorte. Ele jogou bem, lutou, e eu não consegui definir algumas bolas. Tênis é assim mesmo, há jogos que a gente ganha e outros que a gente perde. Saio bastante chateado, porque era um jogo que eu poderia ter ganho em dois sets - afirmou Feijão.

Se tivesse vencido e se classificado para as semifinais, Feijão ultrapassaria Thomaz Bellucci e se tornaria o novo número 1 do Brasil. Mesmo assim, o paulista de Mogi das Cruzes tem motivos para comemorar a campanha no Aberto do Rio. Com o resultado no Rio de Janeiro, ele entrará no top 80 na próxima segunda-feira e terá o melhor ranking da carreira. A antiga marca foi o 84º lugar, em setembro de 2011.

O espanhol David Ferrer, que assim como no ano passado também chega às semifinais no Rio, será o adversário de Haider-Maurer na busca por uma vaga na decisão. Ele avançou depois de eliminar o argentino Juan Mónaco, também nesta sexta, por 2 sets a 1, parciais de 6/3, 4/6 e 6/2. O duelo entre Haider-Maurer e Ferrer será realizado neste sábado, em horário ainda a ser divulgado pela organização do evento carioca.

- Feijão veio muito confiante, mas consegui reverter a vantagem dele no terceiro set. Conheço o Ferrer, é um grande jogador e acredito que não vou ter moleza nessa semifinal - disse Haider-Maurer.

O SporTV transmite ao vivo o Aberto do Rio, a partir das 13h (de Brasília), pelo SporTV2. Os assinantes do Canal Campeão também podem acompanhar o torneio pelo SporTV Play na internet.


O jogo

A potência no saque fez com que tanto Feijão quanto Haider-Maurer confirmassem com certa tranquilidade seus serviços. Tanto que foram quatro games nos dez primeiros minutos de jogo. 
O brasileiro, porém, ainda tinha um pouco mais de dificuldade para executar a devolução e precisava bater bola com o oponente nas vezes em que estava sacando. O número 2 do país permitiu que Haider-Maurer chegasse ao triplo break point no sexto game. Salvou um subindo à rede, mas tomou a passada ao repetir a estratégia no ponto seguinte.

Andreas Haider-Maurer Aberto do Rio (Foto: Getty Images)Haider-Maurer deu trabalho a Feijão e saiu na frente no confronto entre os dois (Foto: Getty Images)


Atrás por 4/2, Feijão reagiu rapidamente. No game seguinte à quebra sofrida, superou o oponente no segundo break point que teve, depois de um erro do austríaco. Nesse game, já mostrando menos eficiência no primeiro serviço, Haider-Maurer chegou a ser vaiado depois de conferir um saque cuja marcação foi de bola fora. Na troca de lados, foi ver a marca de novo e reclamou, recebendo novos apupos da torcida.

Mais inteiro no jogo, Feijão mais uma vez passou por um momento de pressão. Após cometer dupla falta e ficar atrás por 15-40, forçou o saque para salvar o duplo break point e empatar o set em 4/4. A disputa foi para o tie-break, e Feijão foi vítima do início ruim no game de desempate. Com duas miniquebras de desvantagem, se viu perdendo por 5 a 2. Devolveu uma das miniquebras após um erro do austríaco, que aplicou um ace no ponto seguinte, alcançando o triplo set point. O brasileiro só pontuou uma vez mais e em seguida atacou para fora (7 a 4), dando o primeiro set para o rival.

O público se abateu um pouco com a derrota parcial de Feijão, mas o tenista da casa tratou logo de incendiar a quadra central. Quebrou o primeiro game de serviço do austríaco, que jogou a raquete no chão com raiva dos próprios erros e levou as sonoras vaias dos torcedores como resposta. No game seguinte, o brasileiro ficou atrás por 0-30, mas encaixou uma bela sequência de jogadas para confirmar o saque e fazer 3/0: bate-pronto, paralela de direita, ace e deixadinha vencedora.  O momento era tão bom que até contra-atacar um drop shot do oponente com uma cruzada rente à rede o número 2 do Brasil conseguiu. O lance foi no sexto game, em que Feijão de novo obteve a quebra. Então foi só confirmar o serviço no game seguinte, decretar o 6/1 e levar o confronto para o terceiro set.

Com o brasileiro em alta, Haider-Maurer deu mais motivos para o tenista da casa ganhar confiança. Após reclamar dos torcedores, que se manifestaram no final de um ponto, começou o último set sendo quebrado ao cometer uma dupla falta. O austríaco precisou correr atrás da quebra, e teve a grande oportunidade com um triplo break no sexto game. Feijão se esforçou e forçou a igualdade, mas acabou perdendo o game ao atacar na rede (3/3).

Haider-Maurer cresceu no jogo ao equiparar o placar. A eficiência no serviço voltou, e Feijão tinha dificuldade para retornar os saques do adversário. Quando o austríaco estava a um game da vitória (5/4), o brasileiro chegou a ter uma dupla falta, erro que deixou Haider-Maurer a dois pontos da classificação. No ponto seguinte, o austríaco acelerou a direita e alcançou o match point. Após troca de bolas, Feijão perdeu a partida ao atacar na rede.


FONTE:

Nenhum comentário: