sábado, 18 de janeiro de 2014

Palmeiras abre centenário com virada sobre o Linense no Pacaembu

De volta após passagem pelo futebol japonês, Mazinho conduz um Verdão ainda cheio de desfalques em vitória sobre o time de Lins

A CRÔNICA 
 
por Felipe Zito
 
O centenário começou bem para o Palmeiras - com vitória de virada por 2 a 1 sobre o Linense, neste sábado, no Pacaembu, pela primeira rodada do Campeonato Paulista. O meia-atacante Mazinho, de volta ao Verdão após passagem pelo futebol japonês, foi o destaque, com um belo gol e uma assistência.

Mazinho gol Palmeiras x Linense (Foto: Luis Moura / Agência Estado) 
Mazinho comemora com Wesley gol do 
Palmeiras sobre o Linense (Foto: 
Luis Moura / Agência Estado)
 
Apesar da superioridade no primeiro tempo, uma falha de Fernando Prass colocou o time do interior em vantagem, com gol de Anselmo. O atacante do Linense, aliás, tem um passado no Verdão: ele é formado pelas categorias de base do clube e um dos maiores artilheiros da história do Palmeiras B.


saiba mais

Ainda sem poder escalar peças importantes como Lúcio, Valdivia e Leandro, coube ao técnico Gilson Kleina apostar em um velho conhecido da torcida: Mazinho. E deu certo. O meia marcou um belo gol e deu assistência para Alan Kardec marcar.

Na próxima rodada, o Palmeiras viaja até Ribeirão Preto para encarar o Comercial, em partida que será disputada na quinta-feira, às 21h, estádio Palma Travassos. Dois dias antes, na terça, o Linense recebe em casa o Rio Claro, às 19h30.

Wesley e Thiago Palmeiras x Linense (Foto: Leandro Martins / Futura Press) 
Wesley, do Palmeiras, disputa com Thiago, do 
Linense (Foto: Leandro Martins / Futura Press)
 
Linense sai na frente
Ainda sem poder contar com peças importantes como Valdivia, Leandro e Lúcio, o técnico Gilson Kleina mandou a campo a equipe que treinou como titular durante grande parte da pré-temporada, realizada em Itu (SP). A novidade foi a constante alternância do esquema tático. Com os volantes Marcelo Oliveira e Renatinho fazendo função também de terceiro zagueiro, a ideia era apostar na velocidade dos alas e dos meio-campistas. Mazinho era um desses homens de frente. De volta ao time após uma temporada no futebol japonês, o meia foi o principal nome do setor ofensivo na primeira etapa.

Depois de levar perigo em duas finalizações, ele criou iniciou a jogada da melhor chance alviverde. Aos 30, Mazinho passou de calcanhar para Marcelo Oliveira, que avançou pela esquerda e passou para Juninho. O lateral recebeu dentro da grande área e bateu rasteiro, para defesa de Anderson.

O Linense levou perigo nos contra-ataques. E saiu na frente do marcador após uma sequência de infelicidades de Fernando Prass. Depois de sair mal do gol em cobrança de escanteio da direita, o goleiro repetiu o erro em cruzamento da esquerda e, caído no gramado, só viu Anselmo empurrar para a rede e deixar os visitantes em vantagem antes do intervalo.

Alan Kardec gol Palmeiras (Foto: Wagner Meier / Agência Estado) 
Alan Kardec comemora o gol da virada do 
Palmeiras (Foto: Wagner Meier /
Agência Estado)
 
Virada no segundo tempo
Com Felipe Menezes no lugar de Tiago Alves, que saiu machucado no fim da primeira etapa, o Palmeiras voltou para o segundo tempo mais nervoso, contagiado pela impaciência da torcida. Sem encontrar espaços na retranca do Linense, os jogadores do Verdão ouviram as primeiras vaias da temporada.

O momento de paz veio aos 14 minutos. E em grande estilo. Principal opção do setor ofensivo, Mazinho aproveitou cruzamento da direita, dominou dentro da grande área, passou pelo marcador e soltou um chute forte, no ângulo e sem chances para Anderson.

A virada veio novamente pela esquerda, e mais uma vez com Mazinho. O meia fez jogada individual e cruzou rasteiro para Alan Kardec. O atacante dominou dentro da grande área, avançou e, com frieza, desviou do goleiro Anderson.

Em vantagem, o Palmeiras passou a se resguardar mais. Com França no lugar de Wesley, Gilson Kleina fortaleceu o sistema defensivo e segurou o resultado. Aos 30 minutos,  Mazinho foi substituído e deixou o gramado sob aplausos da torcida. Na temporada do centenário, o meia foi o primeiro protagonista do Verdão em 2014. Estreia palmeirense com o pé direito no Campeonato Paulista.

 
FONTE:
 

Nenhum comentário: