terça-feira, 19 de novembro de 2013

Teliana Pereira se garante na elite na Austrália e encerra jejum brasileiro

Pernambucana atinge feito ao terminar ano dentro do Top 100. Última tenista do país a jogar chave principal de um Grand Slam foi Andrea Vieira, no US Open de 1993

Por Rio de Janeiro

Após mais de 20 anos de espera, o tênis feminino brasileiro voltará a ter uma representante em um Grand Slam. A número 1 do Brasil, Teliana Pereira, fechou a temporada em 97º lugar do ranking mundial e garantiu presença na chave principal do Aberto da Austrália. O primeiro Grand Slam de 2014, que começa em janeiro, utiliza o ranking da WTA como critério para definir as 108 tenistas que recebem vaga direta na elite do torneio.

- Agora, sim, confirmada na chave principal do meu primeiro Grand Slam. Muito feliz e treinando duro para chegar bem preparada na Austrália - comemorou a pernambucana nas redes sociais.
Com a oportunidade de jogar a chave principal de um Grand Slam pela primeira vez, Teliana coloca seu nome na história do tênis nacional. A última vez que uma tenista brasileira esteve na elite de um dos quatro maiores torneios do circuito profissional foi em 1993, com a paulista Andrea Vieira no US Open.

tênis teliana pereira sevilla (Foto: Brasil Tennis Cup / Cristiano Andujar) 
Teliana jogará a chave principal do Aberto da Austrália, 
em janeiro (Foto: Brasil Tennis Cup / Cristiano Andujar)
 
<b>Jejum quase foi quebrado em 2013</b>
A pernambucana chegou ao US Open na condição de número 105 do mundo. Ela precisava da desistência de duas tenistas antes de o Grand Slam começar para entrar direto na chave principal em Nova York. A campeã de Wimbledon, Marion Bartoli, ajudou quando anunciou a aposentadoria. Faltava mais uma. Porém, passaram-se os dias e ninguém abandonou. A brasileira então teve que tentar a vaga no qualifying, mas caiu logo na primeira rodada do classificatório.

Em Roland Garros, o cenário foi praticamente o mesmo. Ela perdeu na última rodada do qualifying e foi sorteada como a primeira "lucky-loser" (reserva) em Paris. Se alguém abandonasse antes de estrear na primeira rodada da chave principal, seria substituída pela brasileira, o que não aconteceu.

O posto de número 97 do mundo não é o mais alto de Teliana neste ano. A melhor tenista do país chegou a ser a 84ª colocada em outubro. Ele encerrou a temporada com cinco títulos, todos de nível ITF (menores que os da WTA): os Challengers de Perigueux, Denain, Mont-de-Marsan, Saint Malo - todos na França - e Sevilha, na Espanha.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/11/teliana-pereira-se-garante-na-elite-na-australia-e-encerra-jejum-brasileiro.html

Nenhum comentário: