terça-feira, 19 de novembro de 2013

'Local' na Vila Capanema, Fla se livra de palco onde é freguês histórico

Fechada por obras para Copa, Arena da Baixada é estádio onde cariocas têm pior aproveitamento entre principais do país. No Durival Britto, time tem só uma derrota

Por Curitiba

A atmosfera prevista para o Flamengo na Vila Capanema, quarta-feira, para final da Copa do Brasil não é das melhores. Com os ingressos esgotados, cerca 16 mil torcedores prometem transformar o estádio Durival Britto em um verdadeiro caldeirão para apoiar o Atlético-PR.

Ainda assim, os rubro-negros cariocas têm o que comemorar. Afinal, poderia ser pior. Poderia ser na Arena da Baixada. As obras para Copa do Mundo de 2014 afastaram o Furacão de sua casa e, de quebra, impediram que o time do Rio de Janeiro começasse a decidir o título no palco onde tem pior aproveitamento entre os principais do Brasil.


Obras na Arena da Baixada, estádio do Atlético-PR (Foto: Fernando Freire) 
Arena da Baixada passa por obras para ser palco da 
Copa do Mundo de 2014 (Foto: Fernando Freire)

Desde que o estádio foi inaugurado, em junho de 1999, o Flamengo entrou em campo 13 vezes, e o aproveitamento é trágico: 15,3%. Para se ter ideia do baixo rendimento, no Beira-Rio e no Olímpico, que vêm em seguida no ranking, a equipe conquistou 24,6% e 27,6% dos pontos, respectivamente. Na Arena da Baixada, são nove derrotas, três empates e somente uma vitória, justamente na última vez em que o Rubro-Negro jogou por lá: 1 a 0, pela Copa Sul-Americana de 2011, gol de Ronaldinho Gaúcho.


 Fla na Arena da Baixada:
1 vitória
3 empates
9 derrotas
15,3% de aproveitamento

 Se levadas em conta partidas no antigo estádio Baixada da Água Verde, os cariocas ainda somam mais duas vitórias. Nenhuma delas, porém, diante do Atlético-PR: 7 a 1 sobre o Internacional do Paraná e 9 a 1 diante de uma seleção local, ambas no longínquo ano de 1914. Contra o Furacão, o único encontro antes da criação da Arena aconteceu em 1994, com derrota por 1 a 0. Para André Santos, porém, a troca de casa não diminui a força dos paranaenses em seus domínios.

- O Atlético-PR não vai estar jogando em casa, mas fez com que o Durival Britto fosse sua casa na maioria dos jogos esse ano. São detalhes que não vão pesar numa final, serão dois jogos difíceis. O Atlético está acostumado com a Vila Capanema, a torcida deles vai para lá incentivá-los. O Flamengo tem que se apegar em fazer o que vem fazendo, pregar humildade e fazer o melhor para  buscar o resultado lá em Curitiba.

E o lateral-esquerdo do Flamengo tem razão. Na temporada atual, o Atlético-PR disputou 20 partidas no Durival Britto e o retrospecto é de respeito: 14 vitórias, cinco empates e somente uma derrota - 5 a 3 para o Vitória, pelo Brasileirão. Ao todo, são 32 gols marcados, 14 sofridos e um aproveitamento de 78,3% dos pontos. O diferencial em relação a arena, porém, está nos números do Flamengo. Freguês na Baixada, o time carioca costuma aprontar para cima de times do Paraná na Vila Capanema.

 Fla na Vila Capanema
9 vitórias
6 empates
1 derrota
68,7% de aproveitamento


Nos últimos 60 anos, o Fla entrou em campo no estádio em 16 oportunidades - mesmo número se somadas as duas construções na Baixada - e o rendimento é digno de mandante: nove vitórias, seis empates e somente uma derrota. O revés, por sua vez, aconteceu justamente para o Furacão: 3 a 2 em amistoso realizado em 1962. De lá para cá, a invencibilidade é de 10 partidas, com quatro vitórias nas últimas visitas - todas sobre o Paraná.

As estatísticas, favoráveis ou não, são ignoradas por André Santos. Em sua quarta decisão de Copa do Brasil como titular (disputou uma pelo Figueirense e duas pelo Corinthians), o lateral sabe que o retrospecto não entra em campo e prefere se apegar a somente um número: 1.700, quantidade de torcedores do Flamengo prevista para decisão em Curitiba.

- É sempre difícil jogar fora de casa, longe do torcedor, mas o Flamengo tem torcedores em todos os lugares. Tenho certeza que a área destinada para a torcida do Flamengo vai estar cheia. O campo realmente é pequeno, mas trata-se de uma final. Não podemos nos deixar levar por nenhum detalhe. Estamos totalmente focados em ir para lá e fazer o nosso melhor.

Flamengo e Atlético-PR começam a decidir a Copa do Brasil às 21h50m (de Brasília), desta quarta-feira, no Durival Britto, em Curitiba. E se a previsão é de equilíbrio, os cariocas, supersticiosos ou não, entram em campo com uma boa notícia: pelo menos, não é na Baixada. 

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/11/local-na-vila-capanema-fla-se-livra-de-palco-onde-e-fregues-historico.html

Nenhum comentário: