terça-feira, 19 de novembro de 2013

Com um a menos, Croácia domina a Islândia e disputará a sua quarta Copa

Mandzukic abre o placar, é expulso, mas nórdicos não conseguem reagir na etapa final

Por GLOBOESPORTE.COMZagreb, Croácia

A zebra gelada não fez maiores estragos, e a Croácia estará no Brasil para disputar sua quarta Copa do Mundo. Após o empate sem gols da última sexta-feira, Mandzukic, Modric e companhia levaram a melhor nesta terça, em Zagreb, com a vitória sobre a Islândia por 2 a 0 em duelo válido pelas repescagens europeias. O atacante do Bayern de Munique, inclusive, foi o grande nome do confronto (tanto para o bem quanto para o mal) ao marcar o primeiro gol do jogo e, em seguida, ser expulso ainda na etapa inicial - Srna completou o marcador na volta do intervalo.
 
Mandzukic comemora gol da Croácia contra a Islândia (Foto: Agência Reuters) 
Mandzukic faz gol, é expulso, e vem ao Brasil com a Croácia 
para disputar a Copa do Mundo (Foto: Agência Reuters)

A Croácia volta ao Mundial após não ter se classificado para a África do Sul. A melhor participação da equipe foi justamente na sua estreia em 1998, na França. Após perder nas semifinais para os anfitriões, que seriam campeões mundiais naquele ano, a seleção liderada pelo atacante Suker terminou a disputa na terceira posição.

Além de Mandzukic e Srna, os anfitriões contaram com força máxima e tiveram ainda na equipe nomes como Modric (que teve boa atuação) e Olic – o brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva ficou no banco de reservas. Já a Islândia contou com o veterano Gudjohnsen, ex-Chelsea e Barcelona, que pouco fez em campo.

Com cerca de 300 mil habitantes, o equivalente a uma cidade brasileira de médio porte, a Islândia tentava se tornar a menor nação da história a disputar uma Copa do Mundo. O país menos populoso que já disputou a competição foi Trinidad e Tobago, em 2006, quando abrigava 1,2 milhão de pessoas.

Mandzukic: herói e vilão
 Darijo Srna comemora, Croácia x Islandia (Foto: Reuters) Srna marca na etapa final e garante a classificação croata (Foto: Reuters)
 
Pelo que apresentou nos primeiros minutos, a Islândia até deu a impressão de que poderia bater de frente com os croatas. Puro engano. Com o passar do tempo, os anfitriões fizeram jus ao favoritismo, dominaram os rivais, criaram as melhores chances e o gol foi apenas uma questão de tempo.
 
Aos 27, após a quinta cobrança de escanteio da Croácia no jogo, Rakitic mandou para a área, Perisic desviou no meio do caminho, e a bola sobrou para o artilheiro Mandzukic empurrar para o fundo do gol. O atacante do Bayern teve outra boa chance aos 36, mas não aproveitou e foi expulso no minuto seguinte, quando deixou a perna em Gudmundsson.

Croácia decide com um a menos
Com isso, a Islândia, que só tinha chutado uma vez até então, em um gol bem anulado de Finnbogason, abandonou a retranca e tentou ir, sem sucesso, para o ataque. Mas também deu mais espaço na defesa. Então, no primeiro minuto da etapa final, Kovacic fez uma jogada brilhante pelo meio e abriu na direita para Srna ampliar após belo chute de primeira.
 
Com um jogador a mais e pouca criatividade, a Islândia tentava assustar na base das bolas aéreas, sem muito sucesso. Perigo de verdade levava a Croácia. Além dos contra-ataques, Olic só não fez um golaço, ao tentar de voleio, porque parou no travessão. Depois, foi administrar o resultado e comemorar a chance de jogar o quarto mundial de sua história.

Info_PAISES-CLASSIFICADOS_Copa-2014_6 (Foto: Infoesporte)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/eliminatorias-europa/noticia/2013/11/com-um-menos-croacia-domina-islandia-e-disputara-sua-quarta-copa.html

Nenhum comentário: