terça-feira, 19 de novembro de 2013

Suecos preparam armadilha gelada em estádio com jeito de biblioteca

Teto retrátil aberto da Friends Arena para baixar temperatura em cerca de 10º C é trunfo nórdico, mas lusos preferem frio a ecos da torcida local em jogo decisivo

Por Estocolmo, Suécia

Cristiano Ronaldo treino Portugal (Foto: Agência AP )Cristiano Ronaldo e companheiros de Portugal treinam agasalhados na Friends Arena: previsãoé de 0º C na hora do jogo (Foto: Agência AP)


Mesmo muito longe de parecer um alçapão, a Friends Arena pode se transformar em trunfo para a Suécia no jogo decisivo contra Portugal, nesta terça-feira, às 17h45m (de Brasília), pela repescagem das eliminatórias europeias da Copa do Mundo de 2014 - o SporTV transmite ao vivo, e o GloboEsporte.com faz a cobertura em Tempo Real. Inaugurado há pouco mais de um ano, em 14 de novembro de 2012, um dos estádios mais modernos do mundo provavelmente vai usar a versatilidade de sua cobertura retrátil a favor dos anfitriões. A tática é deixar o teto aberto para baixar a temperatura em cerca de 10º C, deixando o termômetro perto do 0º C, como previsto pela meteorologia, e tentando afetar os adversários com o frio. Segunda a imprensa local, a federação de futebol do país vai pressionar a FIFA para deixar a partida ao ar livre.
- Todos nós preferíamos que o jogo fosse com a cobertura fechada, a diferença pode ser até 10 graus centígrados. Seria mais cômodo para torcedores e jornalistas. Acho que para os jogadores suecos seria indiferente, mas os portugueses devem sofrer mais com o teto aberto - disse Malin Jonson, correspondente do jornal sueco "Goteborgs-Posten", um dos que revelou a intenção da Federação Sueca de Futebol de manter a cobertura aberta.


Friend Arena  (Foto: Claudia Garcia ) 
Detalhe do teto retrátil da Friends Arena: cobertura 
aberta pode ser aliada da seleção sueca (Foto: 
Claudia Garcia)

A posição portuguesa ainda não é conhecida, mas, a princípio, haverá um consenso ente as duas partes para que o teto fique aberto. Até porque os lusos acreditam que a variação de temperatura não seja significativa. E a seleção visitante teme que, com a cobertura fechada, o eco da torcida local seja maior, e isso possa ser mais desfavorável.


- O frio não me preocupa porque os nossos jogadores estão habituados a jogar em qualquer tipo de estádio ou cidade. Vamos ser competitivos e jogar um futebol ofensivo. A cobertura do estádio não vai interferir minimamente - afirmou o técnico Paulo Bento durante a entrevista coletiva na véspera do confronto.

A decisão será tomada pela FIFA em conjunto com as duas federações. Mas, seguindo a lógica das últimas partidas realizadas na Friends Arena, a cobertura deveria ser fechada. No último jogo das eliminatórias, contra a Alemanha, em 15 de outubro, o teto foi acionado, mas o eco a qualquer ruído fez os jornalistas reclamarem de um ambiente pouco adequado para uma partida de futebol.


ESTÁDIO MODERNO, MAS 'FRIO'

A Friends Arena é um estádio multiuso, com capacidade para 65 mil pessoas, mas o limite é de 50 mil para jogos de futebol. A arena de Estocolmo custou 170 milhões de euros (cerca de R$ 500 milhões), menos da metade do preço do Mané Garrincha, de Brasília, que também é um estádio capaz de receber outros tipos de eventos.


A versatilidade da Friends Arena, que neste ano acolheu partidas de hóquei no gelo, exibições de patinação artística, corridas de motos e cavalos, shows e jogos de futebol, fez com que o palco sueco se transformasse num modelo para toda a Europa. Porém, a moderna arena tem pouco a ver com um estádio de futebol e é mais parecido a um ginásio de NBA. As arquibancadas muito alinhadas e as formas quadradas deram um ar frio e sóbrio ao local.
O jogo inaugural foi entre Suécia e Inglaterra, em novembro do ano passado, quando Ibrahimovic fez um golaço acrobático, dando uma bicicleta fora da área, lance que concorre ao Prêmio Puskas, de mais bonito do ano, pela FIFA (assista no vídeo ao lado em reportagem do programa Globo Esporte de 2012). Depois da partida, a imprensa britânica criticou o estádio, comparando-o a uma biblioteca.

- Os ingleses e irlandeses foram os primeiros times a jogarem aqui e criticaram muito esse novo estádio, mas acho que a culpa foi dos torcedores da seleção, que não são muito animados. A Suécia não tem tradição de ter uma grande torcida nos jogos da seleção. Mas quando jogam os clubes, o ambiente é diferente - explicou Malin Jonson.


Friend Arena  (Foto: Claudia Garcia ) 
Arquibancadas têm junção quase quadrada: para ingleses, 
estádio é como uma biblioteca (Foto: Claudia Garcia)

A Friends Arena também é a a casa do AIK Solna, o clube da cidade onde foi construído o estádio, que fica na periferia de Estocolmo. Com o Campeonato Sueco parado no período de inverno europeu, a arena será agora palco dos concertos do Black Sabbath e de Elton John no mês de dezembro e tem vários shows agendados para 2014.

Considerado mais uma lição da eficiência nórdica ao resto do mundo, estádio também foi preparado para receber pequenos eventos, com cerca de sete mil pessoas, como meetings, gravações televisivas, casamentos ou festas de empresas. O piso pode ser rapidamente alterado. Em março do ano passado, a superfície passou em menos de duas semanas do gelo para a grama, para acolher uma partida de hóquei e em seguida um jogo de futebol da seleção sueca.


Friend Arena  (Foto: Claudia Garcia ) 
Pedaço retrátil da arquibancada da Friends Arena: 
lição de eficiência nórdica para o mundo (Foto: 
Claudia Garcia )

FONTE
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/eliminatorias-europa/noticia/2013/11/suecos-preparam-armadilha-gelada-em-estadio-com-jeito-de-biblioteca.html

Nenhum comentário: