quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Luxemburgo critica juiz, mas não o culpa pela derrota para o Cruzeiro

Treinador diz que árbitros 'estão donos absolutos' em campo, questiona algumas situações do jogo e elogia atuação do adversário no Mineirão

Por Belo Horizonte, MG

Não foram só os jogadores do Fluminense que questionaram a arbitragem de Paulo Henrique de Godoy Bezerra (SC) na noite desta quarta-feira. O técnico Vanderlei Luxemburgo também deixou clara a sua insatisfação com algumas marcações, como o cartão amarelo aplicado após reclamação de Rafael Sobis, que foi expulso no segundo tempo depois de uma falta cometida em Dagoberto. Apesar do descontentamento, o técnico fez questão de elogiar o Cruzeiro pela vitória por 1 a 0, no Mineirão, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

- Acho que o Cruzeiro jogou melhor e fez o gol. Mas depois nós dominamos, tivemos um volume de jogo muito bom. A arbitragem enervou todo mundo. O cara veio chamar minha atenção porque abri o braço em uma falta. Não pode? Acho que tem uma série de coisas ficando meio complicadas. Depois ele deu cartão para o Sobis porque ele sofreu uma falta e foi falar sem ofensas. E ele deu cartão amarelo. Quer dizer, não se pode falar com o árbitro, eles estão donos absolutos. Se todos os jogadores foram falar com ele, é porque alguma coisa aconteceu - explicou Luxemburgo.

Durante a partida, o atacante Rhayner, assim como Sobis, recebeu um cartão amarelo por reclamação e está suspenso para a próxima partida. No fim  do jogo, os atletas pressionaram o árbitro ainda no gramado, reclamaram e sobrou para o meia Felipe, que levou o vermelho (veja no vídeo acima). Mas Luxemburgo faz questão de tirar um pouco do peso da arbitragem quando fala do resultado.

- Acho que ele (árbitro) não foi fundamental porque o mérito é do Cruzeiro. Foi um resultado considerado normal, o Cruzeiro é o líder da competição, mas acho que os erros trouxeram um prejuízo. Mas não perdemos por causa do árbitro, perdemos porque o Cruzeiro é uma grande equipe, e perdemos três gols debaixo da baliza. Esse não era o jogo do Fluminense. Poderíamos, pela grandeza, ter um bom resultado aqui. Nossos jogos são outros jogos. O resultado aqui foi normal, mas nosso jogos são outros.

Com a derrota, o Fluminense segue com 35 pontos, em 15º, a três da zona de rebaixamento. O próximo jogo é sábado, contra a Ponte Preta, no Maracanã, às 16h (horário de Brasília).

Confira a entrevista coletiva de Luxemburgo:


Jogos decisivos
- São cinco clássicos seguidos. Sem respirar. Não sei se os outros clubes tiveram. É uma coisa que preocupa. E jogando sempre aos sábados. Vamos jogar sábado de novo, quatro da tarde, com pouco tempo. Precisa ser revisto pelas pessoas que estão aí. Esse negócio do bom senso do jogador, acho que tem que ter mais senso de algumas coisas aí: de técnico, de jogador, de imprensa, dirigente e televisão para que faça alguma coisa.

Próximo jogo
- O Fluminense está brigando outro campeonato. Mas se você pegar do Vitória, que está com 40 pontos, para cá, está muito igual. São só cinco pontos de diferença. Os matemáticos falando de 47 pontos para sair da confusão. Desde que eu cheguei aqui, a gente tentou alguma coisa nos jogos decisivos e não conseguimos caminhar. Tem que entender que este não é o ano do Fluminense para buscar alguma coisa. Infelizmente temos só que sair da confusão e ver se se prepara para o ano que vem, se vou ficar ou não, quem vai ficar, quem não vai ficar. Uma análise. Mas é importante saber que esse jogo de hoje era na casa do adversário e um confronto direto.

Ganhamos em casa, na minha estreia, e perdemos aqui. Está dentro da normalidade. Agora tem outros jogos que não. Por isso temos que convocar o torcedor. O tricolor está com orgulho do que viu hoje. O time jogou, tentou, com menos um jogador foi em cima dos caras. Acho que sábado é comparecer em grande número e o torcedor caminha junto com a gente.

Desfalques
- Desde que cheguei aqui está assim. Lesão, cartão... Fazer o quê? Faz parte. Hoje chegamos aqui e ninguém imaginava que nós iríamos jogar um grande jogo. Jogamos, mesmo com as mudanças. O Rafinha, no intervalo, falei que queria arriscar um pouquinho mais, ia colocar ele de lateral-esquerdo. Mas já estava com cartão amarelo. Pensei: vou deixar todo mundo zerado, pois vou arriscar um pouquinho mais. Não podia deixar um jogador exposto. Aí o time foi para cima, criou oportunidades, o Cruzeiro também criou, no contra-golpe. Mas conseguimos também. É convidar o torcedor para ir no jogo de sábado, porque aí sim é jogo decisivo para nós, e vamos ter que enfrentar a Ponte Preta e sair com um grande resultado.

Volta de Diego Cavalieri
- Com fuso ou sem fuso, ele está escalado (contra a Ponte Preta). É jogador de seleção. O menino teve uma boa estreia, o Kléver. Agora vamos jogar contra a Ponte Preta, depois vamos ter uma semana, depois mais uma semana. Os jogadores estão pedindo o bom senso, o que eu falei lá atrás era que adiasse os jogos. Ninguém quer prejudicar a seleção brasileira. Mas os clubes também não podem ser prejudicados. Ninguém quer perder jogador em reta decisiva de competição. Foi isso que falei naquela época. Aí o Parreira: 'Mas quem tem bom senso com a Seleção?' O brasileiro. Nós queremos que a seleção ganhe. Mas precisa entender que quando tem jogo decidivo não pode perder jogador. Quantos jogos já foram adiados para os time excursionar? Por que não pegou agora? Tínhamos 13 ou 14 jogos quando o Diego foi. Perder o Diego por quatro jogos é duro. Todos torcemos e temos respeito pela Seleção, mas tem que pensar também nos clubes.

Gol perdido por Samuel
- Está escalado (para o próximo jogo). Tomara que os gols que ele perdeu hoje, faça em jogos decisivos. É assim mesmo. Quanto atacantes já vimos perder gols? Faz parte. Hoje ele não foi feliz. E a gente treina bastante finalização com ele. Tem que colocar ele para jogar. Teve um jogo que ele fez dois gols e ajudou a gente. Então, isso eu não fico muito preocupado. Tem que continuar trabalhando e dar moral para ele. O Sóbis já não vai poder jogar, e ele está escalado. O torcedor tem que entender que ele pode dar a vitória pra gente.

FONTE;
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2013/10/luxemburgo-critica-juiz-mas-nao-o-culpa-pela-derrota-para-o-cruzeiro.html

Nenhum comentário: