quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Fulminante no começo, Portuguesa vence e mantém o Criciúma no Z-4

Lusa constrói vantagem em 13 minutos, segura pressão do Tigre e do Heriberto Hülse na etapa final e se distancia da zona de rebaixamento
 
A CRÔNICA 
 
por João Lucas Cardoso

Quem está na parte de baixo da tabela do Campeonato Brasileiro tem que estar ligado a todo momento. E foi o que fez a Portuguesa na noite desta quarta-feira, no Heriberto Hülse: entrou a mil e em apenas 13 minutos abriu caminho para a vitória por 3 a 1 sobre o Criciúma. Com o 2 a 0 construído logo no início, soube segurar a pressão do Tigre e da torcida tricolor, que compareceu em bom número (11.633 presentes) no dia do aniversário do seu estádio. O reencontro com o triunfo após duas partidas significou à Lusa o distanciamento da zona de rebaixamento, de onde o time catarinense ansiava sair com um terceiro resultado positivo  seguido.

A Portuguesa, que manteve o tabu de jamais ter perdido para o rival no Brasileirão, chegou aos 37 pontos e ao 11º lugar, ganhando mais fôlego na luta contra o rebaixamento. No próximo domingo, a equipe recebe o Vitória no Canindé, às 18h30m (de Brasília).

Na 17ª posição, com 32 pontos, o Criciúma perdeu grande chance de sair do Z-4, uma vez que o Coritiba foi derrotado pela Ponte Preta – o Tigre ainda pode cair uma colocação caso o Vasco derrote o Goiás nesta quinta-feira, em São Januário. A equipe volta a campo no próximo sábado, quando enfrenta o Corinthians no Pacaembu, às 21h30m (de Brasília).

Comemoração da Portuguesa contra o Criciúma  (Foto: Fernando Ribeiro / Agência estado) 
Jogadores da Portuguesa comemoram um dos gols da vitória
(Foto: Fernando Ribeiro / Agência estado)
 
Lusa a mil
Fulminante, a Portuguesa deixou o jogo a seu favor em menos de 15 minutos. Com a marcação adiantada, encurralou o anfitrião e abriu o placar aos nove. Após cobrança de escanteio, Gilberto arriscou, a bola desviou e enganou o goleiro Galatto traído. Quatro minutos depois, Matheus Ferraz se atrapalhou e perdeu o lance para o artilheiro da Lusa, que achou Bergson para fazer 2 a 0.

Confortável no campo e no placar, a Lusa passou a dar combate a partir de sua metade do gramado. No entanto, ainda levava perigo nas bolas paradas, como quando Souza carimbou o travessão. No Tigre, o meia Ricardinho deu lugar ao atacante Fabinho, e Daniel Carvalho entrou na vaga de Morais. A tentativa de deixar o time mais ofensivo até permitiu aos catarinenses alguma aproximação à área adversária, mas o goleiro Lauro impediu o primeiro gol dos donos da casa.


Segura a pressão
A Portuguesa voltou para a etapa final com a mesma proposta do fim do primeiro tempo, e o Criciúma tirava proveito, chegando a ter quase o time inteiro no campo de ataque. Mas a equipe tricolor errava na armação das jogadas, e o primeiro bom lance surgiu na base da persistência. Tumulto dentro da área, e Matheus Ferraz tentou se redimir da falha no segundo gol dos visitantes. Parou na trave. O técnico Guto Ferreira lançou mão do ataque ao lançar o meia Wanderson na vaga de Bergson. A ambição que faltava à Lusa encheu Tigre de fôlego.

Na persistência, o Criciúma chegou ao seu gol. Matheus Ferraz, enfim, ficou quite com a bobeira na etapa inicial ao aparecer antes do goleiro Lauro na bola alçada à área: 2 a 1 no placar, aos 25 minutos. Os torcedores se encheram de esperança, mas a Lusa se manteve segura e ainda aproveitou a desorganização tática do Tigre para, nos acréscimos, ratificar a vitória. Na entrada da área, Henrique girou e mandou no canto direito de Galatto.


 
FONTE

Nenhum comentário: