sábado, 24 de agosto de 2013

Aproveitamento de 95% no Mineirinho motiva Sapo contra Troeng no UFC

Tetracampeão mineiro no jiu-jítsu, peso-médio brasileiro espera que vitória o coloque perto do top 10 e admite que erro lhe custou vitória em sua melhor luta

Por Rio de Janeiro

Lutar no Brasil é o sonho de todos os lutadores brasileiros do UFC, mas, para Rafael Natal, o "Sapo", o UFC Fight Night Combate: Glover x Bader será ainda mais especial: marcará seu retorno ao Mineirinho, cenário de algumas de suas maiores conquistas no esporte. O atleta belo-horizontino volta ao ginásio cinco anos após sua última luta lá, onde foi tetracampeão estadual defendendo a equipe Gracie Fusion. Ele espera recolher a energia positiva do local para derrotar o sueco Tor Troeng no próximo dia 4 de setembro.

Rafael Natal, UFC (Foto: Agência Getty Images) 
Rafael Natal volta ao Mineirinho cinco anos depois de sua última luta de jiu-jítsu no local (Foto: Getty Images)
 
- No Mineirinho, fui muito feliz em campeonatos de jiu-jítsu. Tudo o que conquistei lá no Mineirinho me projetou para essa carreira internacional no MMA. Tem uns cinco anos que não vou lá e agora tenho essa chance. Vai toda a família, maus amigos, meus alunos, e espero ser feliz no MMA assim como fui no jiu-jítsu. Minha margem de vitória foi de 95%, e meus alunos continuam me dando alegria por lá - disse Natal ao Combate.com nesta sexta-feira, por telefone.

O mineiro busca contra Troeng sua terceira vitória seguida e quinta nas últimas seis lutas, o que, acredita, o colocaria em rota de colisão com um top 10 da categoria. Curiosamente, Sapo considera que sua melhor atuação nesta sequência foi justamente na única derrota do período, um nocaute sofrido contra o americano Andrew Craig em julho do ano passado. Natal dominava aquela luta e começou a fazer fintas e brincar no segundo round, até que deixou a guarda aberta e levou um chute na cabeça. Desde então, venceu dois combates, lutando de forma segura, mas não esqueceu o revés.


- Minha melhor atuação nessas oito lutas (no UFC) foi uma derrota, em que eu estava bem, cheguei muito bem na luta, subestimei um pouco e, numa bobeira, acabei sendo derrotado.
 Quando você perde, aprende bem mais. Eu sentei com meus treinadores, tive reunião, foi um dos piores momentos da minha carreira. Amadureci muito com aquilo. Para chegar no top 10, tem que aprender muito. Cometi um erro muito grande e espero não cometer mais. Tem que ser mais prevenido, a luta não termina antes do árbitro encerrar. Amadureci muito depois daquela luta - afirmou.


Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA

Rafael Natal  Sapo  com a camisa do Cruzeiro (Foto: Arquivo Pessoal) 
Sapo com sua camisa autografada do Cruzeiro(Foto: Arquivo Pessoal)
 
Apesar de estar de volta a Minas Gerais, Sapo não pretende usar a camisa do Cruzeiro, seu time de coração, para entrar na luta ou convocar os torcedores. O peso-médio já fez campanha para ser patrocinado pelo clube celeste, mas nunca recebeu resposta positiva.

- Já fiz isso, cheguei a entrar na pesagem e na luta com banner com o escudo, mas o Cruzeiro não teve interesse. Eles mesmo disseram para eu tirar, pois não estavam me dando nada mesmo. Não tive retorno nehum, então infelizmente não vou entrar com o escudo ou a camisa. Mas o pessoal vai estar ciente que vai ter um cruzeirense ali dentro, representando, independente da camisa - explicou Natal, que quer aproveitar e ir ao Mineirão ver um jogo. Em maio, quando venceu João Zeferino em Jaraguá do Sul, ele foi a uma partida da equipe em Sete Lagoas e posou com torcedores.

No mesmo dia de sua luta, o Cruzeiro joga fora de casa contra o Bahia, e o Atlético-MG recebe o Fluminense no Independência. Apesar disso, Rafael Natal tem esperanças de ver o ginásio lotado quando entrar no octógono.

- Acho que tem público para todo mundo. Com certeza o Atlético vai encher o Independência, e o Cruzeiro sempre leva torcida onde quer que jogue, mas os fãs de MMA vão estar presentes no Mineirinho. Tem tudo para ser uma grande quarta-feira de festa tanto no futebol quanto no MMA - concluiu Sapo.

UFC Fight Night Combate: Glover x Bader
4 de setembro de 2013, em Belo Horizonte (MG)


CARD PRINCIPAL
Glover Teixeira x Ryan Bader
Yushin Okami x Ronaldo Jacaré
Joseph Benavidez x Jussier Formiga
Francisco Massaranduba x Piotr Hallmann
Rafael Sapo x Tor Troeng
Marcos Vina x Ali Bagautinov


CARD PRELIMINAR
Hugo Wolverine x Wilson Reis
Lucas Mineiro x Ramiro Hernandez
Ivan Batman x Keith Wisniewski
Yuri Villefort x Sean Spencer
Felipe Sertanejo x Kevin Souza
João Zeferino x Elias Silvério


Banner Combate (Foto: Combate) 

Nenhum comentário: