sábado, 24 de agosto de 2013

Técnico elege Rússia, Geórgia, Japão e Coreia como rivais no Mundial

Luiz Shinohara, treinador da seleção brasileira masculina de judô, destaca personalidade forte como diferencial dos atletas campeões

Por SporTV.com Rio de Janeiro

A partir da próxima segunda-feira, a seleção brasileira de judô terá um grande desafio pela frente. Os judocas sobem nos tatames para encarar os melhores atletas do mundo no Mundial de Judô, que acontece no Rio de Janeiro de 26 de agosto a 1º de setembro. Para o treinador da equipe masculina, Luiz Shinohara, o Brasil precisa tomar cuidado com a Rússia, Geórgia, Japão e Coreia do Sul no evento que dá uma amostra das possíveis disputas das Olimpíadas de 2016 (assista ao vídeo).

- Lógico que varia de categoria para categoria, mas a gente pode dizer que a Rússia é um país com atletas fortes em todas elas. A Geórgia. O Japão lógico, nem se fala. A Coreia - destacou Shinohara.

E o alerta ajuda nos treinamentos. Segundo Shinohara, os atletas intensificam a preparação específica para os adversários que irão encarar algumas semanas antes da competição. Somente depois dos sorteios das chaves, eles começam a focar nos rivais diretos, para evitarem surpresas durante a luta.

Luiz Shinohara, técnico, judô (Foto: Reprodução SporTV) 
Luiz Shinohara destaca personalidade forte dos campeões (Foto: Reprodução SporTV)
 
- A maioria dos atletas prefere fazer isso nessa época que antecede a competição para não ficar tempo de mais pensando no adversário. Cada um já estudou alguns adversários, os defeitos que cada um tem para tentar corrigir. Mas, estrategicamente, a gente usa isso nas vésperas da competição tentando automatizar os movimentos para que não ocorram surpresas.

Dos 783 judocas que lutarão o Mundial, poucos sairão com medalhas no peito. Para isso, o treinador revela que é preciso ter personalidade forte.

- A diferença está exatamente aí. Um atleta tem um desempenho melhor quando ele consegue imprimir sua personalidade. Normalmente, os campeões têm esse diferencial.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2013/08/tecnico-elege-russia-como-maior-rival-do-brasil-no-mundial-de-judo-do-rio.html

Nenhum comentário: