segunda-feira, 29 de julho de 2013

Em tarde festiva, Grêmio afunda Fluminense no Z-4 e vence por 2 a 0

Gaúchos se reabilitam com gols do estreante Riveros e de Kleber. Cariocas chegam à quinta derrota seguida e aumentam pressão sobre Abel Braga



A CRÔNICA 
 
por GLOBOESPORTE.COM

A festa foi completa para o torcedor do Grêmio. Em domingo de homenagens na Arena Grêmio por causa dos 30 anos da conquista da Taça Libertadores de 1983, a equipe gaúcha nem precisou ser brilhante como aquela geração para deixar o campo com os três pontos. Diante de um frágil Fluminense, venceu por 2 a 0, subiu para o quinto lugar do Brasileiro e ampliou o calvário dos cariocas, que conheceram sua quinta derrota consecutiva e entraram na zona do rebaixamento.
O volante Riveros, estreante da tarde, e Kleber marcaram os gols, ambos no segundo tempo, pela nona rodada.

- Podíamos ter ganho do Criciúma, fomos lá para vencer, mas tivemos duas expulsões. Precisávamos vencer de qualquer maneira hoje (domingo). Está todo mundo de parabéns, a gente sobe na tabela e fica perto do Inter. Agora temos um jogo dificílimo contra o Corinthians - disse o atacante Kleber, referindo-se ao confronto da próxima quarta-feira, às 21h50m, no Pacaembu.

O Grêmio soma agora 15 pontos, está em sétimo e fica a três do grande rival, que perdeu a liderança ao ser derrotado pelo Náutico por 3 a 0. Já o Fluminense olha para a parte de baixo da tabela. Com nove pontos, a equipe tricolor entra na zona do rebaixamento pela primeira vez, em 17º lugar.

A situação faz aumentar a pressão sobre o técnico Abel Braga, que viu um time com atuação muito ruim, sem poder de reação e que igualou uma sequência de derrotas de quatro anos atrás. Na última semana, após a derrota para o Vasco, a diretoria tricolor se reuniu e estudou nomes de possíveis substitutos. Na quarta-feira, o Fluminense volta ao Maracanã para tentar a reabilitação diante do Cruzeiro, às 19h30m.

- É dificil falar, futebol tem esses momentos. Não estamos conseguindo marcar os gols, e os outros times fazem nas horas decisivas. Temos de continuar trabalhando, não tem outro jeito - resignou-se o meia Deco.


Antes de a bola rolar, os campeões da Libertadores de 1983 foram homenageados e subiram ao gramado com o troféu, para delírio da torcida. Renato Gaúcho, um dos protagonistas daquela conquista, não pôde participar da homenagem, mas foi o mais festejado pelos torcedores ao pisar no gramado com o elenco atual. Em campo, seu time demonstrou organização e aplicação defensiva.

Jogadores do Grêmio comemoram gol contra o Fluminense (Foto: Lucas Uebel/Divulgação, Grêmio) 
Jogadores do Grêmio comemoram o gol de Riveros (Foto: Lucas Uebel/Divulgação, Grêmio)
 
Grêmio esbarra na trave
Mal o Flu deu a saída de bola, Kleber entrou de sola em Jean. No lance seguinte, Adriano acusou Rafael Sobis de acertá-lo com o cotovelo. O clima esquentou, com empurrões de ambos os lados, mas o ambiente quente parou por aí. Em todos os sentidos. O primeiro tempo foi bastante morno na Arena Grêmio, com dois times pouquíssimo inspirados e perdendo bolas fáceis na hora de armar o ataque. Time que mais faz gol de cabeça no Brasileiro, o Fluminense ameaçou apenas duas vezes desta forma, com Carlinhos e Samuel, mas Dida, bem colocado, apareceu bem na primeira e apenas acompanhou a bola sair na segunda tentativa.

Apesar de ter tido menos posse de bola nos 45 minutos iniciais (43% contra 57%), o Grêmio foi mais efetivo e acertou a trave carioca duas vezes. Primeiro, aos 11, em cobrança de falta de Elano. Depois, aos 37, em desvio de cabeça de Barcos. Elano também assustou aos 40 em chute muito bem colocado, no ângulo esquerdo de Cavalieri, que apareceu bem para salvar o Fluminense. Foi pouco para uma equipe que entrou em campo incendiada pela torcida, que minutos antes saudou os campeões de 1983.

grêmio cesar libertadores 1983 30 anos especial arena taça mazaropi baidek (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA) 
Campeões da Libertadores de 1983 participam de homenagem (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
 
Paraguaio estreante mostra oportunismo

Os visitantes voltaram para o segundo tempo sem Wellington Silva, que saiu machucado, e com Diguinho em seu lugar. Jean, então, foi deslocado para a lateral direita. Foi justamente em cima dele que o Grêmio chegou ao seu gol. Aos cinco minutos, Alex Telles levantou na pequena área, e o paraguaio Riveros, livre entre Edinho e Leandro Euzébio, desviou de cabeça. O Flu, com o golpe, não demonstrou reação. Deco, completamente apagado e errando muitos passes, só foi notado ao discutir com Kleber e esfregar a bola no rosto do gremista.


Aos 30, Wagner desperdiçou a única chance do Flu na etapa complementar e acertou a trave de Dida. Nove minutos depois, Kleber apareceu na cara de Diego Cavalieri, após ótimo passe de Ramiro, e liquidou a partida. A essa altura, Abel Braga já tinha até promovido a estreia do jovem Kennedy, de 17 anos, mas que mal pegou na bola. Administrando o jogo, o bem postado time do Grêmio tocou a bola em seu campo de ataque e fez a festa completa de sua torcida neste 28 de julho.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/brasileirao2013/28-07-2013/gremio-fluminense.html
 

Nenhum comentário: