domingo, 28 de julho de 2013

Hamilton alcança 'milagre' na Hungria e conquista 1ª vitória com Mercedes

Após danificar bico em toque com Rosberg na primeira volta, Felipe Massa faz corrida discreta e chega em oitavo. Raikkonen e Vettel completam pódio

Por GLOBOESPORTE.COM Budapeste, Hungria

Logo depois de cravar a pole position para o GP da Hungria, no treino classificatório de sábado, Lewis Hamilton foi “pé no chão” e afirmou que um triunfo neste domingo seria muito difícil: “Temos uma colina íngreme para escalar por causa dos pneus e se ganharmos será um milagre. Sinto que a vitória ainda está um pouco distante”, disse. Milagre pedido, milagre feito.  Com uma atuação impecável, o campeão mundial de 2008 conseguiu imprimir um bom ritmo  e administrar o desgaste dos pneus na quente tarde de Budapeste para, enfim, alcançar sua primeira vitória pela equipe Mercedes, que passou a defender nesta temporada, após anos na McLaren. Kimi Raikkonen (Lotus) segurou Sebastian Vettel (RBR) nas voltas finais e os dois fecharam o pódio. Felipe Massa ficou em oitavo.

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Hamilton GP Hungria (Foto: Reuters) 
Hamilton vence o GP da Hungria (Foto: Reuters)
 
Massa e Rosberg se tocam
Hamilton largou bem e manteve a ponta. Vettel se arriscou e espremeu Grosjean na esquerda para segurar a segunda posição. O francês da Lotus ainda teve que suportar  a pressão de Alonso, que havia superado o Rosberg. Massa foi outro que começou bem. Partindo em 7º, ganhou a posição de Raikkonen. Ao tentar atacar Rosberg, acabou tocando no pneu traseiro direito do alemão, e danificou um pequeno pedaço do bico de sua Ferrari. Com o incidente, Nico caiu para a 12ª posição e o brasileiro subiu para quinto.

O britânico da Mercedes conseguiu administrar uma vantagem confortável para Vettel nas primeiras voltas. O alemão da RBR era seguido de perto por Grosjean. Um pouco mais atrás vinha Alonso. Com a asa dianteira danificada, Massa tinha dificuldades para acompanhar o ritmo do companheiro de Ferrari e admitiu à equipe pelo rádio que o carro estava saindo de frente.
Hamilton foi o primeiro dos ponteiros a parar nos boxes, na volta 10, retornando à pista em oitavo, logo atrás de Button. Vettel assumiu a liderança provisória até fazer seu pit stop duas passagens depois. O tricampeão também voltou depois de Button, mas a essa altura, Hamilton já havia passado o inglês da McLaren e estava mais à frente. Grosjean se manteve um pouco mais de tempo na pista, liderando por algumas voltas.

Vettel chega a tocar em Button
Por não ter anotado tempo no treino classificatório, Webber largou em décimo com pneus médios – contra macios dos rivais que começaram na frente. Com compostos mais resistentes, o australiano apostava em uma estratégia diferente, seguindo na pista e assumindo a ponta. Button, em terceiro, era mais um com pneus médios a retardar a parada nos boxes. O britânico passou então a segurar as investidas de Vettel. Os dois chegaram a se tocar e o alemão perdeu parte do bico. Grosjean e Alonso acompanhavam de camarote.

Aconselhado pela equipe, Vettel reduziu o ritmo e deixou Button se afastar, para evitar desgaste de pneus. No entanto, o alemão começou a sofrer pressão de Grosjean e precisou fechar a porta em um belo duelo. Enquanto isso, mais atrás, ao tentar tomar a oitava colocação de Sutil, Massa perdeu um pouco de tração na manobra e acabou perdendo a posição para Raikkonen.
E foi Sutil o primeiro a abandonar a prova (volta 21), justamente na corrida que marcava sua 100ª participação na Fórmula 1. Segundo a Force India, o carro do alemão teve um problema hidráulico. Ao parar nos boxes, ele ainda teve problemas na fixação de uma das rodas e o bólido foi recolhido para a garagem.

Hamilton volta à ponta
Na volta 24, Webber enfim fez seu primeiro pit stop. Com isso, Hamilton reassumiu a ponta. Vettel finalmente conseguiu deixar Button para trás e subiu para segundo. Com pneus desgastados, o britânico “abriu a porteira”. Viu Grosjean ao seu lado, tentou fechar a porta e chegou a tocar no francês. Na sequência, perdeu também a posição para Alonso, indo para os boxes logo depois.

Após o toque com Button, a Lotus identificou uma suspeita de furo em um dos pneus de Grosjean e antecipou sua segunda parada. Pelo menos, o francês retornou em sétimo à frente do inglês, evitando um possível novo duelo. Em seguida, deu o botei em cima de Massa e subiu para sexto. O brasileiro também perdeu a posição para Button. O mexicano Esteban Gutiérrez foi o segundo a abandonar a corrida, com problemas mecânicos.

Na volta 30, Hamilton liderava tranquilamente, com uma vantagem de mais de 10s para Vettel. Mas após perder muito tempo com Button, o alemão da RBR forçava o ritmo e ia descontando, aos poucos a desvantagem para o piloto da Mercedes.

Uma passagem depois, Hamilton fez seu segundo pit stop e retornou em quarto. Vettel assumiu a ponta, seguido por Alonso e Webber. A essa altura, Massa – que também já havia visitado os boxes duas vezes – ultrapassava Hulkenberg e subia para nono. Hamilton rapidamente deixou Webber para trás. Com os pit stops de Vettel e Alonso, o britânico novamente passou para a liderança, seguido pelo australiano da RBR e por Raikkonen, esses dois com uma parada a menos.

Grosjean é punido por manobra sobre Massa
Por ter passado por fora da pista para ganhar a posição de Massa, Grosjean foi punido com um drive-through (passagem direta pelos boxes) e acabou saindo da briga pelo pódio. A direção de prova interpretou que o francês ganhou vantagem com a manobra. Pelo rádio, o piloto mostrou surpresa com a penalidade: “Por quê???”, gritou.

Completadas 40 das 70 voltas, Hamilton liderava com 2s5 de vantagem sobre Webber. Cinco segundos depois aparecia Raikkonen. Bem mais atrás estava Vettel, com boa vantagem sobre Alonso. Massa era oitavo.

Com táticas diferentes dos demais, Webber e Raikkonen foram para os boxes para o segundo pit stop, voltando, respectivamente, em terceiro e quarto. O líder Hamilton fez o terceiro pit stop na 51ª volta e retornou logo atrás do australiano da RBR. Mas o britânico, com pneus mais novos e faca nos dentes, deixou Webber para trás, evitando perder segundos preciosos. Com uma parada a menos que Hamilton, Vettel era o novo líder.

Hamilton lidera
Na 56ª volta, Vettel, enfim, foi para os boxes pela primeira vez, retornando em quarto, atrás de Webber e Raikkonen. O alemão então tinha 14 voltas para tirar a desvantagem do companheiro de RBR e de seu possível parceiro de time em 2014 para chegar, pelo menos em segundo. Enquanto isso, Hamilton voltava para a ponta, com pista livre para sua primeira vitória pela Mercedes.

Depois de usar três jogos de pneus médios, Webber foi para os boxes, pôs pneus macios e foi para a pista em quarto, para tentar uma arrancada final. Com isso, Raikkonen subiu para segundo e Vettel para terceiro. Dez segundos atrás do companheiro de time, o australiano virava 1s5 mais veloz.

Vettel tenta bote em Kimi
Em um fim de semana complicado, Rosberg pressionava Massa na luta pela oitava posição. Mas para alívio do brasileiro, não era dia do alemão da Mercedes. Na passagem de nº 65, seu motor estourou. O carro ainda teve um princípio de incêndio e Nico precisou abandonar.
A três voltas do fim, Vettel tentou o bote em Raikkonen. Mas o finlandês fez jogo duro e segurou a segunda posição.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2013/07/hamilton-alcanca-milagre-na-hungria-e-conquista-1-vitoria-com-mercedes.html

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