segunda-feira, 29 de julho de 2013

Com atuação surpreendente, Náutico atropela o Internacional na Arena PE

Timbu aproveita apagão do Colorado e faz três gols nos 20 minutos finais. Resultado tira lanterna do time pernambucano e liderança do Inter


A CRÔNICA
 
por GLOBOESPORTE.COM

O abismo da classificação desmoronou quando a bola rolou. Então lanterna do Campeonato Brasileiro, o Náutico atropelou o Internacional, que era líder, em apenas 20 minutos. Três gols marcados a partir dos 27 do segundo tempo garantiram o primeiro triunfo do Timbu na Arena Pernambuco, apenas o segundo no Brasileirão. Foi a segunda derrota do Colorado, que vinha embalado por quatro vitórias, enquanto o Náutico havia perdido seus quatro últimos jogos.

O jogo, válido pela nona rodada da competição, deixou em transe os quase 20 mil alvirrubros presentes na nova casa do Timbu. Com o resultado, o Náutico chegou aos 7 pontos e deixou a lanterna - agora é 19º. O Internacional caiu para o segundo lugar com os mesmos 18 pontos do Cruzeiro, novo líder da competição. O próximo compromisso dos pernambucanos é apenas no dia 7 de agosto, contra o Goiás, no Serra Dourada. O Colorado tem o clássico com o Grêmio, dia 4, na Arena do Grêmio.

Antes de a bola rolar, Dominguinhos foi homenageado na Arena Pernambuco. Os jogadores do Náutico entraram com uma faixa em alusão à memória do compositor pernambucano, que morreu na última terça-feira. Pouco antes, o sanfoneiro Dudu do Acordéon cantou para todo o estádio algumas das belas canções do artista, torcedor do rival Sport. 

Equilibrado e morno
Num primeiro tempo de poucos lances, prevaleceu o equilíbrio e o ambiente morno dentro de campo. Os goleiros Ricardo Berna e Muriel pouco trabalharam. Porque os atacantes, obviamente, quase nada produziram. Certamente nenhum dos times desceu para o intervalo satisfeito. Ao menos, o Náutico, razoável, apagou a péssima impressão deixada nas últimas rodadas.

Jogadores Do Náutico comemoram  (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press) 
Estreantes, Maikon Leite e Tiago Real comemoram gol do atacante (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
 
Reforçado pelos novos contratados - Maikon Leite, Peña e Tiago Real - o Timbu conseguiu segurar a bola no pé - algo raro nos últimos jogos - e foi melhor que o adversário em alguns momentos. A “evolução”, porém, teve muito a ver com a postura do Inter, precavido demais. O time de Dunga passava a impressão de conformismo.

Os poucos lampejos de criatividade saíram dos pés de Fórlan. Aos 32, o uruguaio recebeu um belo passe de Alan Patrick e chegou a driblar Ricardo Berna dentro da área alvirrubra, mas acabou travado na hora do chute. Dez minutos depois, um lance equivalente poderia ter resultado em gol do Náutico. Maikon Leite invadiu a área colorada, mas antes de definir acabou interceptado na 'hora H' por Ronaldo Alves.

Uma cabeçada de Juan, defendida por Berna, e o chute de Derley da entrada da área do Inter, também foram jogadas dignas de registro em um primeiro tempo fraco tecnicamente.

A avalanche do Náutico
A inércia do Internacional obrigou Dunga a mexer duas vezes aos 16 minutos. Saíram Alan Patrik e Rafael Moura para as entradas de Dátolo e Caio, respectivamente. Uma opção clara do técnico de tentar dar mais velocidade a um time estático. Antes de sair, Rafael Moura ainda teve uma chance, por acaso. Uma bola despretensiosa sobrou limpa para o atacante, dentro da área. Atento, William Alves voou em cima da bola e impediu o gol do Inter.
  
No minuto seguinte, o Náutico respondeu em cobrança de escanteio. Muriel falhou, Luiz Eduardo cabeceou certeiro e Edniei salvou em cima da linha. A emoção estava reservada para o fim. Aos 27 minutos, Derley abriu o placar com um golaço da entrada da área, indefensável para Muriel: 1 a 0 para os donos da casa.
 

Maikon Leite comemora gol  (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press) 
Estreante do dia, Maikon Leite festeja o segundo gol alvirrubro  (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
 
Se o Inter, aparentemente, havia melhorado com as substituições, o time pernambucano cresceu muito a partir da entrada de Rogério. O atacante, titular da equipe, começou no banco por conta de uma lesão às vésperas da partida. Quando entrou, porém, mostrou por que merece jogar. Ao lado de Maikon Leite, que estreou inspirado, deu um novo ritmo ao ataque timbu.

Apreensivos, os alvirurrubros só lavaram a alma aos 44 do segundo tempo. Maikon Leite marcou o segundo do Náutico após receber de Rogério. Já estava completa a festa quando o mesmo Rogério foi retibuído por Maikon Leite e marcou o terceiro, fechando a conta.

 
FONTE:

Nenhum comentário: