segunda-feira, 29 de julho de 2013

Grêmio abre Arena a heróis de 1983: 'Página mais rica da história', diz Koff

Ex-jogadores foram ao novo estádio em homenagem do clube aos 30 anos do primeiro título da Libertadores

Por Lucas Rizzatti e Rafael Cavalieri Porto Alegre
 
O moderno salão contíguo à tribuna de honra da Arena abriu as suas portas neste domingo ao passado. Passado? Da forma espontânea e fraternal com que trocam apelidos e conversam, os campeões da Libertadores de 1983 parecem ter conquistado neste 28 de julho o torneio continental, na épica vitória sobre o Peñarol. Mas eles não entraram em campo. Longe disso. Cinquentões, sessentões, alguns enfiados em elegantes ternos, os heróis de ontem viveram horas de nostalgia e reconhecimento. Que partiu, em primeiro lugar, da voz rouca de Fábio Koff, presidente há 30 anos, presidente hoje. Valorizou o fato de a o Grêmio ter sido o primeiro gaúcho a ter levantado o troféu.

- Todos sabemos o nome do primeiro astronauta que pisou na Lua. Poucos saberão o segundo. O Grêmio foi o precursor. Os outros vieram depois.

- Bem depois... - emendou China, volante em 83 em provocação aberta ao Inter, campeão  pela primeira vez da Libertadores em 2006.


grêmio cesar libertadores 1983 30 anos especial arena taça mazaropi baidek (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA) 
Jogadores foram a campo com a taça (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
 
Mas Koff não estava preocupado em alfinetar o maior rival. Queria simplesmente agradecer aqueles mais de 20 ex-atletas. Muitos o presidente viu meninos, saindo da base, cometendo os erros de qualquer jovem louco para brilhar no futebol. Osvaldo, contratado da Ponte Preta e que se tornou o artilheiro da equipe, marejou os olhos. Baidek, zagueiro da confiança de Koff e hoje um renomado empresário, olhava fixamente para o seu “segundo pai”.

- Não gosto de falar em público. Padeço de um problema de voz. E também porque sempre fico tomado de uma emoção muito forte - justificou Koff, 82 anos, aos microfones. - Mas venho aqui agradecer a todos vocês. Vocês escreveram a página mais rica da história do Grêmio. São percursores. E Deus me deu esse privilégio de viver esse momento com vocês.

O discurso durou cerca de 15 minutos, logo após o ornamentado almoço servido pelo clube aos campeões. Depois de Koff, foi a vez de Tarciso falar. Jogador mais velho daquele grupo e atleta com maior número de jogos com a camisa do Grêmio, foi o incumbido de receber uma placa em homenagem aos demais - cada um receberia ao final da cerimônia.

Jogadores do Grêmio campeões da Libertadores de 1983 (Foto: Lucas Uebel/Divulgação, Grêmio) 
Jogadores do Grêmio campeões da Libertadores de 1983 (Foto: Lucas Uebel/Divulgação, Grêmio)
 
- Quero agradecer ao César. Ele sabe o motivo - brincou Tarciso, apontando para  autor do gol do título, que deu ao ex-camisa 16 o alívio já que foi Tarciso que cometera a falta do  empate uruguaio.

César entrou na brincadeira. Fingiu se esconder atrás de Osvaldo. Depois, voltou a aparecer, com um sorriso que dimensiona o prazer do reconhecimento. Mesmo que seja num dia, num almoço, numa sala contígua à tribuna de honra da moderna Arena. Sempre é tempo de se lembrar dos capítulos vitoriosos do passado.


Vocês escreveram a página mais rica da história do Grêmio. São percursores"
Fábio Koff
 
Mas não basta lembrar, tem que sentir. E nada melhor do que pisar no gramado novo em folha da nova casa. Assim foram todos, passando a taça de mão em mão, alguns girando uma camiseta tricolor comemorativa. A Arena em peso a aplaudir. Pausa para uma foto e o encerramento triunfal: a chegada de Renato Gaúcho, que, técnico do Grêmio, estava concentrado para o jogo contra o Fluminense das 16h.

- Mas quando é que o Renato concentrou na vida? - brincou o amigo César, que recebeu um forte abraço.

- Nosso torcedor merece a comemoração - disse Renato, sério, após os cumprimentos.
Abraço, aliás, não faltou. Foi a tarde de dar carinho a quem, há 30 anos, presenterou o Grêmio com o primeiro título da América.
  •  
grêmio libertadores 1983 30 anos arena (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA) 
Caio e Tita em sessão de autógrafos (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
 
FONTE: 

Nenhum comentário: